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Lei de Destruição E Lei de Conservação

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Apresentação em tema: "Lei de Destruição E Lei de Conservação"— Transcrição da apresentação:

1 Lei de Destruição E Lei de Conservação
Ciclo II Gisa diniz /setembro/12

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3 Há duas formas de destruição no planeta: uma é benéfica a outra é abusiva
Benéfica – não passa de uma transformação Abusiva – não esta na Lei de Deus, resulta da imperfeição moral e intelectual do homem. Toda destruição que excede os limites da necessidade é uma violação da Lei de Deus.

4 Está no princípio inteligente que preexiste e sobrevive ao corpo
A destruição recíproca dos seres vivos é, dentre as leis da Natureza, uma das que, à primeira vista, menos parecem conciliar-se com a bondade de Deus. A verdadeira vida, tanto do animal quanto do homem, não está no invólucro corporal. Está no princípio inteligente que preexiste e sobrevive ao corpo

5 Por meio do incessante espetáculo da destruição, ensina Deus aos homens o pouco caso que devem fazer do envoltório material e lhes suscita a idéia da vida espiritual, fazendo que a desejem como uma compensação. Não podia Deus chegar ao mesmo resultado por outros meios, sem constranger os seres vivos a se entredestruírem ? Deus há de ser infinitamente justo e sábio. Procuremos, portanto, em tudo, a sua justiça e a sua sabedoria e curvemo-nos diante do que ultrapasse o nosso entendimento.

6 É necessária a luta para o desenvolvimento do espírito
A Lei de destruição é , por assim dizer, o complemento do processo evolutivo, Visto ser preciso morrer para renascer. Lei de Destruição  Lei de transformação A célebre anunciação de Lavoisier NA NATUREZA NADA SE CRIA, NADA SE PERDE, TUDO SE TRANSFORMA

7 A destruicão mútua existente entre os animais , mantida às custas da cadeia alimentar; atende à lei natural de preservação e diversidade biológica das espécies da natureza. No homem, hà um período de transição em que ele mal se distingue do bruto. Domina o instinto animal - satisfação das necessidades materiais. Mais tarde contrabalançam-se o instinto animal e o sentimento moral. Luta então o homen, para satisfazer à sua ambição , ao seu ogulho, à necessidade, que experimenta de dominar.

8 Para isso ainda é preciso destruir.
Mas , à medida que o senso moral prepondera, desenvolve-se a sensibilidade, diminui a necessidade de destruir. Porém a luta é sempre necessária ao desenvolvimento do espírito, pois , mesmo chegando a esse ponto, que parece culminante, ele ainda esta longe de ser perfeito. Só à custa de muita atividade adquire conhecimento, experiência e se despoja dos últimos vestígios da animalidade. Mas, nessa ocasião, a luta, de sangrenta e brutal que era, se torna puramente intelectual. O homen luta contra as dificuldades e não mais contra os seus semelhantes.

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10 Os Espíritos orientadores nos esclarecem que Deus permite ser a humanidade atingida por flagelos, para fazê-la progredir mais depressa. Na verdade o homem poderia evitar o sofrimento dos flagelos se fosse mais cuidadoso nas suas escolhas. Deus nos dá os meios de progredir pelo conhecimento do bem e do mal. Os flagelos são provas que dão ao homem ocasião de exercitar a sua inteligência, de demonstrar a sua paciência e resignacão ante a vontade de Deus e a oportunidade de manifestar seus sentimentos de abnegação, de desinteresse e de amor ao próximo.

11 Há dois tipos de Flagelos destruidores
Os naturais e os provocados pelo homem Naturais e independente do homem – pestes, fome, as inundações, os problemas fatais às produções da terra, terremotos, vendavais etc Nos instruem os mentores espirituais que são acidentes passageiros no destino da terra. Que haverão de cessar no futuro, quando a humanidade que a habite estiver vivendo o amor, dispensando assim os corretivos da dor.

12 Tendo o homem que progredir, os males a que se acha exposto são um estimulante para o exercício da sua inteligência, de todas as suas faculdades físicas e morais insitando-o a procurar meios de evitá-los. Inventando e descobrindo, maneiras de sanear regiões insalubres, fertilizar terras áridas, construir habitações mais sólidas para resistir aos ventos tão necessários a purificação da atmosfera. É assim que pouco a pouco, a necessidade lhe fez criar a ciência.

13 Os flagelos destruidores provocados pelo homem representam, ao contrário dos naturais, uma grave infração às leis de Deus. Os males mais numerosos que existem na terra são os que o homem cria pelos seus vícios, orgulho , egoísmo, ambição enfim seus excessos em tudo. Ai a causa das guerras, das calamidades, da opressão do fraco pelo forte, da maior parte das enfermidades.

14 Deus criou Leis de amor e sabedoria, tendo por objetivo o bem
Deus criou Leis de amor e sabedoria, tendo por objetivo o bem. Em si mesmo encontra o homem tudo que lhe é necessário para cumpri-las. A consciência lhe traça a rota. Que nos são lembradas atravéz de seus Messias e Profetas.

15 pôs o remédio ao lado do mal.
Deus todo bondade , pôs o remédio ao lado do mal.

16 De todos os flagelos destruidores, provocados pela incúria e imprevidência humana,
a GUERRA traduz-se, possivelmente, como sendo o mais doloroso. Contudo, à medida que o homem progride, menos frequente se torna a guerra, porque ele lhe evita as causas.

17 A guerra-monstro de mil faces que começa no egoísmo de cada um,
Que se corporifica na discórdia do lar, e se prolonga na intolerância da fé, na vaidade da inteligência e no orgulho das raças, alimentando-se de sangue e lágrimas, violência e desespero, ódio e rapina, tão cruel entre as nações supercivilizadas. Desaparecerá quando o evangelho de Jesus iluminar o coração humano, fazendo que os habitantes da Terra se amem como irmãos.

18 Instinto e inteligência

19 O instinto é a força oculta que solicita os seres orgânicos a atos espontâneos e involuntários. Tendo em vista a conservação deles. O instinto de conservação diz, específicamente, respeito à sobrevivência e à perpetuação das espécies. A inteligência se revela por atos voluntários, refletidos, premeditados, combinados, de acordo com a oportunidade das circunstâncias.

20 Nos atos instintivos não há reflexão, nem combinação, nem premeditação.
É assim que a planta procura o ar, se volta para a luz, dirige suas raízes para a água e para a terra nutriente ;que a flor se abre e se fecha alternativamente, conforme se lhe faz necessário. É pelo instinto que os animais são avisados do que lhes convém ou prejudica; Que buscam conforme a estação, os climas propícios; que os sexos se aproximam; que a mãe choca os filhos e que estes procuram o seio materno.

21 NOo homem,só em começo de vida o instinto domina com exclusividade;
É por instinto que a criança faz os primeiros movimentos, que grita para exprimir as suas necessidades Que imita o som da voz Que tenta falar e andar No próprio adulto, certos atos são instintivos, Movimentos espontâneos para evitar um risco, Para fugir de um perigo, Para manter o equilíbrio do corpo etc

22 O instinto de conservação existe nos animais e na espécie humana, porque todos tem que concorrer para cumprimento dos desígnios da Providência. Por isso foi que Deus lhes deu a necessidade de viver. Acrescente que a vida é necessária ao aperfeiçoamento dos seres. Eles o sentem instintivamente, sem disso se aperceberem.

23 O temor da morte – animais e homem pouco espiritualizado
Nas fases primárias, o instinto de conservação apresenta duas características : O temor da morte – animais e homem pouco espiritualizado reagem com agressividade, ferocidade, para defender sua existência. Suprimento das necessidades fisiológicas – luta pela necessidade material, alimentação. O temor da morte e o suprimento das necessidades fisiológicas representam, Um efeito da sabedoria da providência e uma consequência do instinto de conservação. Ele é necessário enquanto não se está esclarecido sobre as condições da vida futura ,como contrapeso a tendência que, sem esse FREIO, nos levaria a deixar prematuramente a vida e a negligenciar o trabalho terreno que deve servir ao nosso próprio adiantamento.

24 Inteligência Os espíritos superiores nos esclarecem: A inteligência é um atributo essencial do espírito, Mas sabemos que não é um atributo exclusivo da espécie humana. Os animais também possuem inteligência, uma inteligência rudimentar. Existe uma grande diferença entre a inteligência animal e a inteligência humana. Os animais só possuem a inteligência da vida material. No homem a inteligência proporciona a vida moral.

25 Instinto e Inteligência
Todo ato maquinal é instinto; o ato que denota reflexão, combinação, deliberação é inteligente Um é livre, o outro não é . O instinto , é guia seguro, que nunca se engana; a inteligência, pelo simples fato de ser livre , está sujeita a errar. É frequente a inteligência e o instinto se revelarem simultaneamente. Instintos – sensações – sentimentos

26 O SUPÉRFLUO E O NECESSÁRIO

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