A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Idalberto Chiavenato INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

2 SUMÁRIO RESUMIDO PARTE 1: INTRODUÇÃO À TGA
PARTE 2: OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO PARTE 3: ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO PARTE 4: ABORDAGEM HUMANÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO PARTE 5: ABORDAGEM NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

3 ABORDAGEM HUMANÍSTICA
PARTE QUATRO ABORDAGEM HUMANÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO

4 Teoria das Relações Humanas
Capítulo 5 Teoria das Relações Humanas (Humanizando a Empresa) ( ) ( ) As origens da Teoria das Relações Humanas A civilização industrializada e o homem ( )

5 EXERCÍCIO ENTREVISTA REVERSA
NOME: EMPRESA EMPREGO / CARGO / ATIVIDADE (TEMPO NA FUNÇÃO): EXPLIQUE SUA OPÇÃO PELA GRADUAÇÃO EM ADM OU LOG: EXPECTATIVAS SOBRE A DISCIPLINA “TGA”: EXPECTATIVAS SOBRE OS CONHECIMENTOS ACADÊMICOS DA PROFA.: CITE TRÊS COISAS QUE VOCÊ GOSTA MUITO: CITE TRÊS COISAS QUE VOCÊ NÃO GOSTA:

6 Experiência de Hawthorne
1ª Fase - Teste da Iluminação Comprovou-se que a eficiência dos operários é afetada por condições psicológicas; 2ª Fase - Sala de experiência de montagem de relés Comprovou-se o início do espírito de equipe e o desenvolvimento de liderança e objetivos comuns; 3ª Fase - Programa de entrevistas Comprovou-se a existência de uma organização informal; 4ª Fase - Entrevistas com observação Estudou-se a relação entre a org. formal da fábrica e a org. informal dos empregados;

7 Conclusões da experiência de Hawthorne
Nível de produção é resultante da integração social; Comportamento social dos empregados; As recompensas e sanções sociais: o homem social; Grupos Informais; A importância do conteúdo do cargo; Ênfase nos aspectos emocionais.

8 A Experiência de Hawthorne
1a. Fase: Grupo de observação e grupo de controle para conhecer o efeito da iluminação na produtividade. 2a. Fase: Grupo experimental e grupo de controle para conhecer os efeitos de mudanças nas condições de trabalho: 1. Estabelecer a capacidade de produção em condições normais; 2. Isolamento do grupo experimental na sala de provas; 3. Separação do pagamento por tarefas do grupo experimental; 4. Intervalos de 5 minutos na manhã e na tarde; 5. Aumento dos intervalos de descanso para 10 minutos; 6. Três intervalos de 5 minutos pela manhã e o mesmo pela tarde.

9 A Experiência de Hawthorne
7. Retorno a dois intervalos de 10 minutos (manhã + tarde); 8. Saída do trabalho às 16:30hs. e não mais às 17hs; 9. Saída do trabalho às 16hs; 10. Retorno à saída às 17hs; 11. Semana de 5 dias com sábado livre; 12. Retorno às condições do 3o. Período. 3a. Fase: Início do Programa de Entrevistas. 4a. Fase: Experiência: Análise da organização informal do grupo.

10 Conclusões da Experiência de Hawthorne
O nível de produção é resultante da integração social; Comportamento social dos empregados; Recompensas e sanções sociais; Grupos informais; Relações humanas; Importância do conteúdo do cargo; Ênfase nos aspectos emocionais.

11 A Civilização Industrializada e o Homem
O trabalho é uma atividade tipicamente grupal; O operário não reage como indivíduo isolado, mas como membro de um grupo social; A tarefa básica da Administração é formar uma elite de administradores capaz de de compreender as pessoas e de comunicar através de chefes democráticos, persuasivos e simpáticos; 4. Passamos de uma sociedade estável para uma sociedade; 5. O ser humano é motivado pela necessidade de “estar junto”, de ser reconhecido e de receber adequada comunicação.

12 As funções básicas da organização
Função econômica: Equilíbrio Produzir bens ou serviços externo Organização Industrial Função social: Equilíbrio Dar satisfações aos interno seus participantes

13 Comparação entre a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas
Trata a organização como máquina. Enfatiza as tarefas ou a tecnologia. Inspirada em sistemas de engenharia. Autoridade centralizada. Linhas claras de autoridade. Especialização e competência técnica. Acentuada divisão do trabalho. Confiança nas regras e regulamentos. Clara separação entre linha e staff. Trata a organização como grupos humanos. Enfatiza as pessoas e grupos sociais. Inspirada em sistemas de psicologia. Delegação de autoridade. Autonomia dos empregados. Confiança e abertura. Ênfase nas relações entre pessoas. Confiança nas pessoas. Dinâmica grupal e interpessoal.

14 A percepção do ambiente de trabalho
O Families and Work Institute fez um Estudo Nacional do Ambiente Mutável de Trabalho e localizou as razões mais importantes na decisão das pessoas em assumir seus cargos na organização (em % das respostas): * Comunicações abertas * Trabalho estimulante * Efeito sobre a família e vida pessoal 60 * Políticas que apóiam a família * Natureza agradável do trabalho * Benefícios sociais * Qualidade da Administração * Controle da programação * Atitude do supervisor * Oportunidades de progresso * Controle constante sobre o trabalho 55 * Salários ou ganhos * Aquisição de novas habilidades * Acesso à tomada de decisões * Segurança no trabalho * Aspectos singulares da empresa 32 * Qualidade dos colegas * Oportunidades cargos gerenciais 26 Local de trabalho * Tamanho da organização


Carregar ppt "INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google