Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER
Curso de Pós-graduação em Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação, na especificidade de Psicopedagogia
2
SANDRO RICARDO DOS SANTOS SABINO Telessala Manaus
UMA POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA INDISCIPLINA DE ALUNOS EM SALA DE AULA SANDRO RICARDO DOS SANTOS SABINO Telessala Manaus
3
Objetivo Geral Promover uma discussão sobre a problemática da indisciplina em sala de aula, a partir de uma reflexão crítica das hipóteses explicativas comumente usadas, as quais seriam a do 1- Aluno desrespeitador, 2- Aluno sem limites, 3- Aluno desinteressado
4
Objetivo Específico Sugerir possibilidades de intervenções psicopedagógicas para o problema da indisciplina através de ações diferenciadas.
5
Metodologia Utilizada
Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, bem como foram registrados comentários sobre fenômenos comumente observados na prática Educacional, com o objetivo de dar continuidade a uma discussão pertencente ao dia-a-dia das escolas e que está muito longe de ser encerrada. A pesquisa objetivou o levantamento de trabalhos realizados com temas pertinentes ao assunto da presente monografia, bem como a análise do conteúdo dos mesmos.
6
Três Hipóteses Explicativas para a Indisciplina Escolar
1- Aluno desrespeitador, 2- Aluno sem limites, 3- Aluno desinteressado
7
Aluno Desrespeitador A primeira hipótese de explicação da indisciplina seria a de que o aluno atual seria menos respeitador que o aluno de anos atrás.
8
Aluno sem Limites A segunda hipótese explicativa seria de que as crianças de hoje em dia não teriam limites, não respeitam as regras, e isso seria de responsabilidade dos pais que teriam se tornado muito permissivos.
9
Aluno desinteressado A terceira hipótese explicativa se refere ao fato de que as salas de aula não são atrativas o suficiente em comparação a outros meios de comunicação, e isso faria com que os alunos ficassem desinteressados e desestimulados a participarem das atividades.
10
Discutindo as Três Hipóteses
Tais idéias se apóiam em evidências equivocadas e falsos conceitos ; Essas hipóteses acabam isolando a indisciplina como um problema individual e anterior do aluno ; As três hipóteses esquivam-se de levar em consideração a sala de aula, a relação professor-aluno e as questões estritamente pedagógicas.
11
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NAS SITUAÇÕES DE INDISCIPLINA
A Disciplina Como Conteúdo a Ser Ensinado; A Indisciplina Como Aliada;
12
A Indisciplina Como Aliada
Construindo a autoridade em sala de aula; Bagunça ou inquietação? ; O Contrato pedagógico.
13
CONCLUSÃO
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.