A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pré – História Brasileira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pré – História Brasileira"— Transcrição da apresentação:

1 Pré – História Brasileira

2 1 – Caçadores e Coletores
Surgimento do ser humano na América ocorreu aproximadamente entre 12 mil e 20 mil anos 50 mil atrás. Comunidade composta por caçadores e coletores, abrigavam em grutas e tinham o domínio do fogo e sabiam confeccionar objetos de pedra lascada No século XIX, o dinamarquês Peter Wilhelm Lund encontrou, em Lagoa Santa (MG) fosseis de cerca de 30 crianças e adultos pré-histórico. Neste sítio arqueológico, calcula-se que a idade desses fosseis seja aproximadamente de 15 mil anos Estes indivíduos possuíam estatura baixa, cabeça alongada e abrigavam –se nas grutas da região, onde chegaram a fazer pinturas ruprestes representando figuras humanas e de animais .

3 Rotas realizada pelos seres humanos

4 Pintura rupestre

5 Entre 13 e 8 mil anos diversos povos pertencentes a várias culturas espalharam –se pelas terras do território brasileiro. Viviam da caça, coleta,não praticavam a agricultura, confeccionavam objetos e instrumentos de pedra lascada e ossos de animais(pontas de lança, agulhas, anzóis, raspadores, colares, etc.) Por volta de 8 mil anos antes do presente, parte do Litoral Brasileiro (de norte a sul) foi habitada por povos semi-nômades, que vivia da pesca e coleta de moluscos . Estas comunidades deixaram vestígios de sua presença na forma de SAMBAQUIS, que eram utilizados para enterrar seus mortos. Sambaquis - significa “amontoado de mariscos” ou seja, um monte artificial formado por conchas de moluscos.

6 Agricultores e Ceramistas
Por volta de 6 mil anos antes do presente, grupos indígenas que habitavam o território brasileiro, começaram a praticar a agricultura e a desenvolver uma cerâmica aprimorada embora nem todos fossem agricultores e ceramistas. Desenvolviam o cultivo do milho, feijão, mandioca, maracujá, abóbora, tabaco, etc. A necessidade de cozinhar e armazenar alimentos levou algumas populações a confeccionar utensílios de cerâmica Os portugueses quando chegaram aqui encontraram os povos tupi ao longo da faixa litorânea Esta cultura teve origem na região amazônica e espalhando pelo território brasileiro, eram pescadores, e praticavam a agricultura de subsistência, tinham uma certa unidade linguistica e cultural, mas não formavam uma sociedade única

7 Período Colonial Descoberta da América em 1492 pelos espanhóis Descoberta do Brasil em 1500 pelos portugueses O Tratado de Tordesilhas em 1494 onde as terras a leste pertenciam a Portugal e oeste a Espanha Em 22 de abril de 1500 “acharam” o Brasil e batizaram de Monte Pascoal. Mais tarde este novo território passou ser chamado de Ilha dos Papagaios, Ilha de Vera Cruz, Terra de Santa Cruz, e em 1503 – Brasil A primeira forma de exploração econômica do Brasil , foi pau –brasil Somente em 1530 a exploração foi de colonizar o Brasil através das CAPITANIAS HEREDITÁRIAS

8 Capitanias Hereditárias
Razões da Implantação : - necessidade de tomar posse da região, pois havia constantes incursões francesas; - falta de recursos da coroa, pois a colonização deveria ser levada a efeito com capital privado; - uma colonização rápida em função da queda dos lucros do comércio das especiarias. Características Do Sistema: - hereditariedade; - não poderiam ser vendidas ou transferidas. - poder descentralizado, já que cada donatário era senhor da sua Capitania.

9 Direitos e deveres dos donatários:
- doar sesmarias, receber taxas e impostos, escravizar índios, exercer funções administrativas e judiciárias. - fundar vilas, explorar a terra com seus próprios recursos, difundir a fé católica. Problemas com as capitanias: - grande distância entre as Capitanias e a Metrópole; - desinteresse de vários donatários por não possuírem recursos suficientes; - constante hostilidade dos grupos indígenas; - nem todas as capitanias possuíam solo propício ao cultivo da cana-de-açúcar; - ataques dos corsários franceses. Apesar dessas dificuldades, o sistema de capitanias lançou as bases da colonização, estimulando a formação dos primeiros núcleos de povoamento, como São Vicente (1532), Porto Seguro (1535), Ilhéus ( 1536), Olinda (1537) e Santos (1545).

10

11 Exercícios 1 - Escreva uma característica sobre o modo de vida do grupo humano que habitou Lagoa Santa. 2 – Complete as lacunas: Os primeiros grupos humanos que viviam no Brasil eram __________,________e coletores. 3 – Relacione cada palavra com a letra: A – Local em que se realiza a pesquisa e a descoberta de material arqueológico. B – Arte de fabricar objetos com argila. C – Depósitos artificiais de restos de alimentos acumulados. D – Pintura feita na rocha. ( ) Sambaquis ( ) Cerâmica ( ) Sítio arqueológico ( ) Pintura rupestre 4 – De onde partiram as expedições portuguesas? 5 – Qual foi a primeira atividade econômica do período colonial (1510) ? 6 – Qual Foi a principal atividade econômica a partir de 1530.


Carregar ppt "Pré – História Brasileira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google