A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RELIGIÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RELIGIÃO."— Transcrição da apresentação:

1 RELIGIÃO

2 A RELIGIÃO Os egípcios são considerados os mais religiosos dos homens.
Eram politeístas (Acreditavam em muitos deuses) . Alguns deuses eram animais, outros humanos e alguns misturavam as formas humana e animal.

3 PRINCIPAIS DEUSES EGÍPCIOS
Ámon-Rá Deus-sol. Era venerado em todo o Egipto. Ísis Protectora das crianças e da fecundidade. Mulher de Osíris Anúbis Deus dos mortos e rei dos embalsamadores Osíris Deus das Terras e das Sementeiras. É perante ele que os mortos se apresentam na esperança de vida eterna.

4 PRINCIPAIS DEUSES EGÍPCIOS
Bes Protege os egípcios na sua vida quotidiana. Hathor Deusa da música, da alegria e do amor Tot Deus da sabedoria e da escrita Hórus Filho de Osíris e Ísis. Deus da sorte e da ressurreição

5 A VIDA ETERNA Os egípcios acreditavam na imortalidade da alma e na
reencarnação. Como Acreditavam na vida para além da morte, era necessário preparar os corpos devidamente para poderem viver na outra vida. Essa crença obrigou-os a aperfeiçoar a técnica de embalsamento dos mortos.

6 A PREPARAÇÃO DO CORPO 1.CARPIDEIRAS Membros da família rodeiam a
cama do morto. Embora a família esteja presente, são contratadas também carpideiras profissionais para seguirem o cortejo, a fim de mostrar respeito da família pelo seu parente falecido. 2. EMBALSAMAMENTO Os embalsamadores retiram o cérebro e os orgãos internos do morto e colocam-nos de lado. Depois cobrem o corpo com um sal chamado matro, para secar o corpo e preservá-lo para a vida após a morte.

7 A PREPARAÇÃO DO CORPO 3. MUMIFICAÇÃO Depois enrolam o corpo em muitos
metros de linho. À medida que vão enrolando o corpo com as várias camadas, põem jóias e amuletos entre as faixas e rezam pela alma do morto. 4. MÁSCARA DOS DEUSES Na múmia colocam uma máscara que é um retrato do homem morto. Todo este processo demora setenta dias e, durante este tempo, os embalsa- madores usam máscaras de animais e fazem o papel de Deuses.

8 A PREPARAÇÃO DO CORPO 5. O CORTEJO
No dia do funeral, um cortejo de parentes e criados, carregando os bens do morto, vai desde sua casa até à oficina do embalsamador. Aí juntam-se ao sacerdote e às carpideiras. A múmia está agora dentro do seu caixão, em cima de um trenó, e atrás vem o vaso canópico, que contém os orgãos internos.

9 A PREPARAÇÃO DO CORPO 6. APAGAR AS PÉGADAS Levam o sarcófago, que tem a forma de um corpo, para a pirâmide e colocam-no numa urna rectangular e selam a tampa da urna. Um sacerdote varre a câmara onde fica a urna e afasta qualquer traço de vida humana e, assim, mantém o mal afastado do túmulo.

10 O QUE ACONTECIA AOS MAIS POBRES?
Os pobres eram enterrados num buraco na areia e cobertos por uma esteira. O corpo do defunto é deitado de lado, como se estivesse a dormir. O local é depois protegido por grandes pedras, para evitar que os chacais desenterrem o corpo, perturbando o seu sono eterno.

11 O JULGAMENTO DE OSÍRIS A alma do morto irá ser julgada. Anúbis conduz a alma ao local do Julgamento, presidido por Osíris. O coração do morto é colocado numa balança, em comparação com uma pena de Avestruz. Ele teve uma vida exemplar e, por isso, o coração foi mais leve e a sua recompensa é uma vida eterna cheia de paz. Amit, monstro do Nilo, devora os mortos cujo coração pese mais do que a pena de avestruz por terem sido maus em vida.

12 BIBLIOGRAFIA Alves,Eliseu - História 7 -Porto Editora
Cantanhede, Francisco - História 7 –Texto Editora No Tempo dos Antigos Egípcios – Plátano Editora Conti,Flávio - Os Antigos Egípcios -Círculo de Leitores Egipto e Grécia Antiga – Col. História da Humanidade-Larousse Egipto- Um tesouro da Humanidade-Planeta DeAgostini Nas margens do Nilo, no tempo dos faraós- Civilização/Círculo de Leitores Andreu,Guillemette - Abcedário do Antigo Egipto-Público Como viviam os Povos – Círculo de Leitores.


Carregar ppt "RELIGIÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google