A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

tecnologia e educação UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E PRÁTICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "tecnologia e educação UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E PRÁTICA"— Transcrição da apresentação:

1 tecnologia e educação UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E PRÁTICA
oliveira, Luiz Antonio de – UENP Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM, com graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1994) e Pedagogia pela Fundação Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras Cornélio Procópio (1993). Professor de Fundamentos da Educação na Rede Pública de Educação da Rede Pública de Educação do Paraná., e professor da UENP-Campus Cornélio Procópio. AVELAR, Lea de – SEED Professora de História da Rede Pública de Educação da Rede Pública de Educação do Paraná.

2 PALAVRAS-CHAVE Tecnologia na educação, Humanização; Ética;
Conteúdo curriculares.

3 ORIGEM DO TRABALHO  Resultado do Projeto de Extensão da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), denominado “Lendo e Aprendendo: construindo uma escola”, realizado no Colégio Estadual Cristo Rei, que no ano de 2008 trabalhou a obra “História das ideias pedagógicas no Brasil”, do professor Saviani.

4 O PROBLEMA  O capítulo XIV daquela obra inspirou a presente reflexão para pensar a presença das tecnologias no processo educativo escolar numa perspectiva pedagógica contra hegemônica. O constante surgimento de novas propostas de trabalho de orientação mercadológica tem ideologizado a função pedagógica das TICs, o que normalmente traduz-se numa relação superficializante, fruto de um pensamento hegemônico que é imposto, de opção pela secundarização do conteúdo.

5 OBJETIVOS Discutir a inserção da tecnologia midiática no processo educacional escolar. Analisar as tecnologias contemporâneas e entre elas as TIC como resultado do processo concentrador, explorador e excludente de produção, constituindo ferramenta a serviço de uma proposta de educação superficializada.

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS As tecnologias são fruto e contribuem com processo de acumulação acelerada de bens e riquezas físicas e culturais. A tecnologia não é só uma realidade presente e inerente ao nosso tempo. É uma realidade produtora e propagadora de culturas e valores. Particularmente nos países mais novos, ela é a forma de transmissão cultural mais atuante. As tecnologias são conhecimentos aplicados e o uso que delas se faz define a posição ética não só de usuários e consumidores, mas, sobretudo, aquelas impostas modelo social hegemônico.

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS Em se tratando do ensino escolar e da educação em geral é fundamental fazer a crítica à sociedade da tecnologia, sobretudo porque o homem pode ser vítima das intenções da imagem em sociedades que se construíram culturalmente mais sobre a imagem televisiva que sobre os livros. Pensar a educação em sua relação com a tecnologia é uma questão fundamentalmente ética e de posicionamento político.

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS A presença da linguagem, conteúdo e tecnologia midiática na escola não pode ser recusada e negada. Precisa ser assumida na esteira de um projeto de libertação e promoção coletiva. O projeto de uma sociedade mais justa e democrática exige que se garanta aos grupos sociais não-privilegiados o ensino e a aprendizagem de conteúdos filosóficos, científicos e culturais produzidos pela humanidade e que são fundamentais no processo de entendimento sócio-econômico e de inserção mais adequada à condição humana.

9 CONSIDERAÇÕES FINAIS  O uso de TIC na prática pedagógica deve funcionar como ferramenta pedagógica programada e planejada com compromisso assumido com o conteúdo e não com a sua negação ou superficialização. Mas não como substitutos da relação direta entre quem ensina e que aprende. Esta é uma condição definidora do próprio homem, da qual uma educação com potencial de contribuição no processo social de transformação não pode abrir mão.

10 CONSIDERAÇÕES FINAIS  Esse não é um discurso de condenação da tecnologia. É uma reflexão necessária para que de fato possamos fazer uso como instrumento realmente a serviço de um projeto de democratização do conhecimento, e, sobretudo, de melhores condições de vida para a humanidade em qualquer lugar.

11 REFERÊNCIAS ADORNO, T. W.; Televisão, consciência e Indústria Cultural. In: COHN, G. (Org.), Comunicação e indústria cultural. São Paulo: Companhia Editora Nacional e Editora da USP,1971. p BRAGA, José Luiz e CALAZANS, Regina. Comunicação e Educação. São Paulo: Hacker, 2001. CROCHIK, Leon José. Teoria e novas tecnologias da educação in PUCCI, Bruno (orgs) Tecnologia, cultura e formação... ainda Auschwitz. São Paulo: Cortez, 2000. COSCARELLI, C., RIBEIRO, A.E. Letramento Digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas – Belo Horizonte: Ceale, Autêntica, 2005. FERRÉS, Joan. Televisão e educação. Porto alegre: Editora Artes Médicas, 1996. _____________Vídeo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

12 REFERÊNCIAS FILHO, Ciro Marcondes. Televisão. São Paulo: editora Scipione, 1994. GENTILI, Pablo. Três teses sobre a relação trabalho e educação em tempos neoliberais in LOMBARDI, J.C. e outros (orgs). Capitalismo, trabalho e educação. Campinas: Autores Associados, 2002. GIROUX, Henry A. A cultura de massa e o surgimento do novo analfabetismo: implicações para a leitura in GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Trad. Daniel Bueno. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997, pgs MARTIN-BARBERO, Jésus. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.

13 REFERÊNCIAS MARTIN-BARBERO, Jésus. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997. POCHO, C.L et al. Tecnologia educacional : descubra suas possibilidades na sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. SBORQUIA, S.P. e GALLARDO, J.S.P. As danças na mídia e as danças na escola. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v.23, n. 2, p : jan.2002. TERUYA, Tereza Kazuko. Trabalho e educação na era mediática: um estudo sobre o mundo do trabalho na era da mídia e seus reflexos na educação. Maringá, Pr.: EDUEM, 2006.


Carregar ppt "tecnologia e educação UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E PRÁTICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google