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Prof. Adm. Msc. NEUSERI STIEVEN

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Apresentação em tema: "Prof. Adm. Msc. NEUSERI STIEVEN"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Adm. Msc. NEUSERI STIEVEN
HABILIDADE E GESTÃO EMPREENDEDORA Prof. Adm. Msc. NEUSERI STIEVEN

2 EMPREENDEDORISMO Normalmente , a idéia de empreender é concretizada de quatro formas: Montagem de um empreendimento; Compra de um empreendimento; Sociedade num novo empreendimento; Franquia, quando não se conhece o ramo.

3 1.EMPREENDEDORISMO 1.1. PERFIL DO EMPREENDEDOR
As mudanças no mundo do trabalho apontam para a busca de alternativas contra o desemprego, busca de inovações e estímulo ao desenvolvimento na sociedade.

4 EMPREENDEDORISMO O EMPREENDEDORISMO surge da observação, da percepção e análise de atividades, tendências e desenvolvimentos, na cultura, na sociedade, nos hábitos sociais e de consumo, mas também mediante a especialização nos diversos ramos de atividades e habilidades pessoais

5 EMPREENDEDORISMO Exemplo de como pode surgir um empreendedor
O herdeiro, funcionário da empresa, técnicos, especialistas em determinado produto ou serviço,

6 EMPREENDEDORISMO Nesse sentido, o empreendedorismo assume um papel fundamental como agente de transformação no que se refere às relações entre o indivíduo e a comunidade, na economia , na instituição de serviço público, tanto quanto nas empresas privadas

7 EMPREENDEDORISMO O empreendedor, também, é descrito como um indivíduo com iniciativa; agressivo para negócios, criativo, dinâmico impulsionado para administrar seu próprio negócio, sendo dotado de muitas idéias, vocação para o risco e energia para continuar, mesmo diante de grandes obstáculos.

8 EMPREENDEDORISMO Outra característica do indivíduo empreendedor é a de auto – realização, ou seja, a necessidade de ampliar seu potencial; Isso pode surgir através da natureza da pessoa ou por meio de seu desenvolvimento

9 EMPREENDEDORISMO O empreendedorismo está ligado diretamente com o comportamento da pessoa: Aspectos técnicos relacionados ao negócio; Experiência adquirida na área comercial; Escolaridade Formação complementar Vivências com situação novas Influência familiar

10 Conceituando Empreendedorismo

11 “O Empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais”. Joseph Schumpeter (1949).

12 Conceituando Empreendedorismo
Para Dolabela, empreendedor é alguém que sonha e busca transformar o sonho em realidade, ou seja, é aquele que se dedica à geração de riqueza, seja na transformação de conhecimento em produtos do próprio conhecimento ou na inovação em áreas como marketing, produção e organização.

13 Conceituando Empreendedorismo
Segundo Drucker, o empreendedor sempre está buscando a mudança, reage a ela, à explora como sendo uma oportunidade. Luiz Bernardi, destaca como características básicas de personalidades empreendedoras o seguinte perfil:

14 Personalidade de um empreendedor
Senso de oportunidade;

15 Personalidade de um empreendedor
Dominância;

16 Personalidade de um empreendedor
Agressividade e energia para realizar;

17 Personalidade de um empreendedor
Autoconfiança;

18 Personalidade de um empreendedor
• Otimismo; Aquele que acredita sabe que pode acertar

19 Personalidade de um empreendedor
• Dinamismo;

20 Personalidade de um empreendedor
• Independência;

21 Personalidade de um empreendedor
Persistência;

22 Personalidade de um empreendedor
• Flexibilidade e resistência a frustração;

23 Personalidade de um empreendedor
• Criatividade;

24 Personalidade de um empreendedor
• Propensão ao risco;

25 Personalidade de um empreendedor
Liderança carismática;

26 Personalidade de um empreendedor
Habilidade de equilibrar “sonho” e realização;

27 Personalidade de um empreendedor
Habilidade de relacionamento

28 Conceituando Empreendedorismo
Para Kirzner (1973) o empreendedor é aquele que cria um equilíbrio, encontrando uma posição clara e positiva em um ambiente de caos e turbulência, ou seja, identifica oportunidades na ordem presente.

29 Conceituando Empreendedorismo
Para Dornelas o empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados.

30 Personalidade do Empreendedor
Necessidade de realização Competir com seus próprios critérios. Encontrar ou superar um padrão de excelência. Visar uma única realização. Usar feedback. Visar obter metas de negocio de longo prazo Formular planos para superar obstáculos pessoais ambientais e de negócios

31 Personalidade do Empreendedor
Necessidade de afiliação Estabelecer laços de amizade, ser aceito. Procurar fazer parte de grupos sociais. Sentir grande preocupação pelo rompimento de uma relação interpessoal positiva Possuir uma elevada preocupação com as pessoas na sua situação de trabalho.

32 Personalidade do Empreendedor
Necessidade de poder Executar ações poderosas Despertar fortes reações emocionais nas outras pessoas. Estar sempre preocupado com a reputação, status e posição social. Visar sempre superar os outros.

33 Dicas para você se tornar um empreendedor de sucesso
01 – Tenha iniciativa e curiosidade 02 – Seja persistente nas metas e flexível nas estratégias 03 – Calcule os riscos 04 – Persiga sempre a máxima eficiência 05 – Comprometa – se com seus projetos

34 Dicas para você se tornar um empreendedor de sucesso
06 – Estude o mercado 07 – Estabeleça metas 08 – Faça um plano de negócios 09 – Desenvolva seu espírito de liderança 10 – Acredite em você

35 Aspectos que dificultam o sucesso do empreendedor
01 – Senso de Invulnerabilidade 02 – Crença de que é o “Super – homem” 03 – Senso de anti – autoridade 04 – Impulsividade 05 – Falta de autoridade 06 – Perfeccionismo 07 – Excesso de autoconfiança 08 – Senso de independência

36 Algumas atribuições do Empreendedor

37 Atribuições do Empreendedor
Um dos principais atributos do empreendedor é identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo.

38 Alguns Cuidados

39 O Empreendedor jamais deve cair na zona de conforto, ou seja, acomodado sem visão e nem iniciativa, estando sujeito a não alcançar os objetivos.

40 Entrar antes no mercado, com grande idéia, não é garantia de sucesso
Entrar antes no mercado, com grande idéia, não é garantia de sucesso. A primeira empresa sinaliza a existência de um mercado altamente convidativo, atraindo concorrentes que poderão dominá-lo. Precisa-se acima de tudo capacidade para levar adiante e obter o máximo de desempenho.

41 Comportamento do Empreendedor

42 São Passos de um legitimo empreendedor :

43 - ESTABELECIMENTO DE METAS;
- BUSCA DE INFORMAÇÕES; - PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO; - BUSCA DE OPORTUNIDADES E INICIATIVA;

44 - EXIGÊNCIA DE QUALIDADE E DE EFICIÊNCIA;
- CAPACIDADE DE CORRER RISCOS CALCULADOS; - PERSISTÊNCIA; - COMPROMETIMENTO;

45 - PERSUASÃO E REDE DE CONTATOS;
- INDEPENDÊNCIA E AUTO CONFIANÇA

46 AS METAS Que devem ser específicas –bem definida, mensuráveis – capazes de se estabelecer um levantamento de conquista, alcançável – algo que seja possível, relevante - que traga satisfação pessoal, temporal – a partir de um prazo preestabelecido.

47 A BUSCA DE INFORMAÇÕES Obtenção de informações de clientes, fornecedores e concorrentes. estudo de como fabricar um produto ou fornecer um serviço, consulta especializada para obter assessoria técnica ou comercial.

48 PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO SISTEMÁTICOS Refere-se ao Planejamento dividindo tarefas de grande porte em subtarefas com prazos definidos. Periodicamente fazer Revisão dos planos levando em conta os resultados obtidos e mudanças circunstanciais.

49 A BUSCA DE OPORTUNIDADES E INICIATIVA Fazer as coisas antes do solicitado ou forçado pelas circunstâncias. expandindo seus negócios, aproveitando oportunidades fora do comum.

50 A EXIGÊNCIA DE QUALIDADE E DE EFICIÊNCIA Significa Encontra maneiras de fazer as coisas melhor, mais rápido mais barato, agir de maneira a fazer coisas que satisfazem ou excedem padrões de excelência, desenvolvendo ou utilizando procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado a tempo e atenda os padrões de qualidade previamente combinados.

51 A CAPACIDADE DE CORRER RISCOS CALCULADOS Avalia alternativas e calcula riscos deliberadamente, age para reduzir os riscos ou controlar os resultados. desafios e riscos somente de caráter moderado

52 A PERSISTÊNCIA É agir diante de um obstáculo, repetindo ou mudando de estratégia a fim de enfrentar ou superá-lo. Assumindo responsabilidade pessoal em atingir as metas e objetivos. Jamais confundir Persistência e Teimosia – dentro de um estudo pode-se persistir em busca de objetivos, O teimoso mesmo com informações desfavoráveis continua a insistir em sua atitude imprudente.

53 COMPROMETIMENTO Fazer sacrifício para cumprir tarefa, esmerar-se em manter clientes satisfeitos.

54 PERSUASÃO E REDE DE CONTATOS Utiliza estratégia deliberadas para influenciar ou persuadir os outros, desenvolver e manter rede de contatos.

55 INDEPENDÊNCIA E AUTO CONFIANÇA Busca autonomia ,caminha com próprias pernas , mantém ponto de vista ,mesmo diante de resultados inicialmente desanimadores, acredita na própria capacidade. A Auto confiança em demasia gera pré-potência tornando-se prejudicial ao ato empreendedor.

56 Características do Empreendedor

57 Empreendedores são pessoas que perseguem o beneficio, trabalham individual e coletivamente. Podem ser definidos como indivíduos que inovam, identificam e criam oportunidades de negócios, montam e coordenam novas combinações de recursos (funções de produção), para extrair os melhores benefícios de suas inovações num meio incerto.

58 Neste sentido, as principais funções de um empreendedor em relação à sua empresa são:

59 - Procurar e descobrir oportunidades;
- Procurar e descobrir novas informações; - Traduzir estas informações em novos mercados, técnicas ou bens; - Procurar e descobrir oportunidades;

60 - Desenvolver cronogramas e metas;
- Avaliá-las; - Levantar recursos financeiros necessários para a empresa; - Desenvolver cronogramas e metas;

61 - Gerar liderança para o grupo de trabalho;
- Definir responsabilidades de administração; - Desenvolver o sistema motivacional da empresa; - Gerar liderança para o grupo de trabalho; - Definir incertezas ou riscos.

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63 A personalidade do empreendedor tem um impacto decisivo na nova firma
A personalidade do empreendedor tem um impacto decisivo na nova firma. Nas primeiras etapas de desenvolvimento, a debilidade e o vigor da empresa são também os do empreendedor. A personalidade do empreendedor configurará a imagem da empresa, os valores e o comportamento social da firma.

64 Em definitivo, o empreendedor é um ser humano e seu comportamento obedecerá necessariamente o processo comportamental descrito nas aulas anteriores. O que o torna deferente são as características peculiares da sua personalidade, além do fato de ter à sua disposição uma empresa (ou futura empresa) a ser usada para satisfazer as suas necessidades, como qualquer outro instrumento.

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