A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unificação Alemã.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unificação Alemã."— Transcrição da apresentação:

1 Unificação Alemã

2 Introdução Antiguidade: Invasões bárbaras  Reino Franco. Idade Média:
 No século VIII, o Reino Franco anexou varias regiões, dando origem ao Império Carolíngio, que foi desmembrado após a morte de Carlos Magno em 843 d.C. Na divisão, Luís, neto de Carlos Magno, recebeu a Germânia (França Oriental).  Em 936, Oto I, se aliou a Igreja, expandiu suas fronteiras e foi coroado pelo papa João XII, Imperador do Sacro Império Romano-Germânico (SIRG) - I REICH

3 Introdução Século XIX:
 Em 1806, o SIRG foi invadido por Napoleão Bonaparte e, em seu lugar, foi criado a Confederação do Reno.  No Congresso de Viena a Áustria aproveitou o momento para estender seu domínio sobre regiões vizinhas, anexando parte da Alemanha e Itália. A Confederação do Reno foi transformada em Confederação Germânica, composta por 39 Estados presididos pela Áustria enquanto a vice-presidência ficou com a Prússia, Estado poderoso da Confederação. Guilherme Frederico I, Rei da Prússia e futuro Imperador (Kaiser) da Alemanha Unificada.

4 Revolução de 1830 Em 1834, aproveitando as Revoluções liberais que eclodiram iniciaram na Europa, os Estados alemães estabeleceram o zollverein. A Prússia, por contar com grandes reservas de matérias prima e uma extensa malha ferroviária, foi privilegiada com o acordo. União aduaneira entre os Estados confederados, com exceção da Áustria, que eliminava as taxas alfandegárias entre os Estados. ÁUSTRIA

5 Revolução de 1848 Em 1848, aproveitando os novos movimentos liberais, que agora possuíam ideais socialistas, a classe operária europeia se revolta contra a exploração da burguesia industrial  Primavera dos Povos. Rapidamente sufocadas por forças conservadoras, a burguesia industrial sairá triunfante ao final das Revoluções. Revolta de 19 de Maio de 1848 em Berlim. Nesse ano, as safras ruins e o aumento dos preços dos alimentos, fizeram a classe operária se revoltar.

6 “A Unificação só será possível a ferro e fogo!”
O processo de Unificação política foi liderado pela PRU$$IA, o Estado mais industrializado e desenvolvido da Confederação. Guilherme I, nomeou Otto Von Bismarck com seu primeiro ministro. Grande político e estrategista, Bismarck calculou três jogadas precisas que levariam à unificação alemã: Uniu a burguesia industrial à agrária (junkers). Modernizou e ampliou o exército. Ampliou a malha ferroviária, agradando a burguesia que lucrava cada vez mais.

7 Guerras de Unificação:
Jogada 1: Guerra Contra a Dinamarca (1864): Também conhecida como Guerra dos Ducados porque a Dinamarca controlava os ducados de Schleswig e Holstein desde o Congresso de Viena. Para recuperar esse ducados Bismarck, além de incentivar o nacionalismo dos príncipes, aliou-se a Áustria e, em pouco tempo o exercito austro-prussiano liquidou o dinamarquês. Schleswig: passou ao controle prussiano. Holstein: passou ao controle austríaco.

8 Guerras de Unificação:
Jogada 2: Guerra Contra a Áustria (1866): Bismarck acusou a Áustria de “má administração” do ducado de Holstein. Aproveitando que Áustria e Itália estavam em guerra por Veneza, invadiu e anexou o ducado de Holstein. Após uma vitória fulminante, Bismarck cria a Confederação dos Estados Germânicos do Norte.

9 Guerras de Unificação:
Jogada 3: Guerra Contra a França ( ): Bismarck passou a incentivar o nacionalismo germânico e a xenofobia aos franceses, denunciando as pretensões imperialistas de Napoleão III sob a região.  Objetivo: Provocar uma guerra contra a França para que pudesse unificar o Sul ao Norte e ainda, incorporar a região da Alsácia-Lorena, rica em carvão e ferro, necessários para o desenvolvimento industrial.

10 Guerras de Unificação:
Pretexto: O trono espanhol havia ficado vago e a Prússia lançou a candidatura de Leopoldo, primo de Guilherme I ao trono. Napoleão, sentindo-se ameaçado, exigiu que a Prússia retirasse a candidatura, pois não desejava ficar entre “as duas Alemanhas” iniciando uma troca de telegramas entre os reis da França e Alemanha. Bismarck aproveitou o momento e adulterou um telegrama do rei da Prússia à Napoleão III a fim de provocar os franceses. Como havia previsto, o conteúdo irritou o Rei francês que declarou guerra à Prússia.

11 Guerras de Unificação:
Derrota francesa: O exercito prussiano realizou uma campanha fulminante contra a França e, em setembro de 1870 Napoleão III foi aprisionado após a derrota na Batalha de Sedan. Em janeiro de 1871, tropas alemãs cercaram Paris, e a França reconheceu a derrota, sendo obrigada a indenizar a Alemanha e entregar a Alsácia-Lorena. Criação do II Reich. Xeque Mate!


Carregar ppt "Unificação Alemã."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google