A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ESPANHA E AS NAVEGAÇÕES AULA: 38 Pág. 25

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ESPANHA E AS NAVEGAÇÕES AULA: 38 Pág. 25"— Transcrição da apresentação:

1 A ESPANHA E AS NAVEGAÇÕES AULA: 38 Pág. 25
PROFª Cleidivaine 7º ano

2 1 - INTRODUÇÃO Inicia-se 80 anos após Portugal – buscam caminho para Portugal. Dificuldades da Espanha relaciona-se com os mouros na guerra da reconquista. Formação da monarquia nacional demorou acontecer, lutas ocorria entre os reinos divididos entre: Castela, Aragão, Navarra e Leão.

3 A união de Fernando e Isabel, chamados de reis católicos, ocorre a unificação espanhola, completada em 1942, ocorre a expulsão dos mouros da Península Ibérica.

4 2 – COLOMBO UM JOVEM PERSEGUINDO UM SONHO
Crostóvão Colombo: genovês, leitor do livro “As viagens de Marco Polo”, aos 14 anos perseguiu o seu sonho: chegar ao Oriente terra onde Marco Polo teria ido. Teve acesso ao mapa de Toscanelli (estudioso florentino) descreve a rota ocidental – Europa via Ocidente, chegaria ao Oriente: terra fosse redonda.

5 Quanto a esfericidade estava correta, quanto a distância não sabiam – chegam a América.
“Se a terra é redonda, um navio que parta daqui e vá sempre na direção leste há de chegar lá.” (Cristóvão Colombo)

6 O NAVEGADOR COLOMBO Ver pág. 26

7 3 – A CAMINHO DA AMÉRICA Colombo não consegue apoio imediato: construção de navios e contratação de tripulação. O rei português e cartógrafos acreditavam que ele era um visionário. Após a expulsão dos mouros e insistir muito Colombo conseguiu apoio dos reis espanhóis.

8 Colombo era o comandante de aproximadamente 100 homens: muitos eram criminosos, 61 dias de viagem, com um perigoso motim – tripulação assustada com medo de não encontrar terra (degolar o comandante). 12/10/1492 atingiram a América (ilha de Guanaani – São Salvador).

9 Colombo não teve a dimensão que havia encontrado uma nova terra, desconhecida do europeu bem como o seu povo – denominou-se indígenas. O objetivo de chegar as Índias sós foi alcançado anos depois – Fernão de Magalhães (1519) – completada por Sebastião Elcano em 1522: conclui-se a terra é redonda.

10 Por que América e não Colômbia
Por que América e não Colômbia? Colombo não percebeu a dimensão continental – Américo Vespúcio corrigiu o erro.

11 NAVEGAÇÕES DA ESPANHA 1492 – Cristóvão Colombo chega a América
1504 – Américo Vespúcio chega a América e lança a tese da terra ser parte de um novo continente 1513 – Nunes Balboa confirma a tese de Vespúcio, atravessa por terra a América Central e chega ao Oceano Pacífico

12 1515 – João Dias de Sólis entra no estuário do Rio da Prata
1519 – Hernán Cortez conquista o México e Alonso de Piñeda faz o reconhecimento da Flórida – Viagem de circum-navegação de Vernão Magalhães, finalizada por Sebastião Elcano. – Francisco Pizarro conquista o Peru.

13

14 4 – A PARTILHA DO NOVO MUNDO
Portugal ameaça invadir as terras espanholas na América: antiga rivalidade dos países ibéricos. O Vaticano interfere estabelece tratados de divisão da terra: a) Bula Inter Coetera: 1493, papa Alexandre VI, a linha demarcatória era de 100 légua a oeste das ilhas de Cabo Verde – para a Espanha terras localizadas a oeste.

15 Para Portugal terras localizadas a leste, mas Portugal não assina este tratado, pois não teria direito a terras, ficando com parte oceânica. Tratado de Tordesilhas – em 1494, mediador foi o Papa Alexandre VI, a linha demarcatória seria a 370 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde.

16 Espanha terras localizada a oeste
Portugal- terras localizadas a leste: partes das terras do Brasil ficava com Portugal, o meridiano de Tordesilhas passaria por Belém, ao norte e Laguna, ao sul (litoral de Santa Catarina). Inglaterra, França e Holanda: ficaram fora da partilha não se conformara – vão fazer uso da pirataria.

17 BULA INTER COETERA

18 TRATADO DE TORDESILHAS


Carregar ppt "A ESPANHA E AS NAVEGAÇÕES AULA: 38 Pág. 25"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google