A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física
Ensino Fundamental, 7° Ano Esporte: compreensão do fenômeno esporte, contextualizando e ampliando as generalizações

2 O que vemos nestas imagens?
EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: compreensão do fenômeno esporte, contextualizando e ampliando as generalizações O que vemos nestas imagens? Imagem: Early attempt on goal by Carvalho / Jason Bagley / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic license. Imagem: jóvenes jugando en un colegio / Albeiro Rodas / GNU General Public License).

3 O que vemos nestas imagens?
EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: compreensão do fenômeno esporte, contextualizando e ampliando as generalizações O que vemos nestas imagens? Imagem: UEFA Futsal Cup / Фальшивомонетчик / Domínio Público. Imagem: Indonesian High School Students / Chuckiefinster / GNU General Public License.

4 O que vemos nestas imagens?
EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: compreensão do fenômeno esporte, contextualizando e ampliando as generalizações O que vemos nestas imagens? Imagem: Zurich Marathon / Autoria de Chris Brown / disponibilizado por MadGeographer / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. Imagem: Machinist working out one treadmill / Foto por Mate Renfroe / Disponibilizado por BotMultichillT / Domínio Público.

5 Quais as diferenças observadas entre as práticas?
EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: compreensão do fenômeno esporte, contextualizando e ampliando as generalizações Quais as diferenças observadas entre as práticas? Imagem: Early attempt on goal by Carvalho / Jason Bagley / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic license. Imagem: jóvenes jugando en un colegio / Albeiro Rodas / GNU General Public License).

6 Quais as diferenças observadas entre as práticas?
EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: compreensão do fenômeno esporte, contextualizando e ampliando as generalizações Quais as diferenças observadas entre as práticas? Imagem: UEFA Futsal Cup / Фальшивомонетчик / Domínio Público. Imagem: Indonesian High School Students / Chuckiefinster / GNU General Public License.

7 Quais as diferenças observadas entre as práticas?
EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: compreensão do fenômeno esporte, contextualizando e ampliando as generalizações Quais as diferenças observadas entre as práticas? Imagem: Machinist working out one treadmill / Foto por Mate Renfroe / Disponibilizado por BotMultichillT / Domínio Público. Imagem: Zurich Marathon / Autoria de Chris Brown / disponibilizado por MadGeographer / Creative Commons Attribution 2.0 Generic.

8 Quem da turma pratica algum esporte?
EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: compreensão do fenômeno esporte, contextualizando e ampliando as generalizações Quem da turma pratica algum esporte? Meninos Meninas Onde podemos praticar esportes?

9 EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Esporte: compreensão do fenômeno esporte, contextualizando e ampliando as generalizações Afinal, o que é esporte? “Esporte é uma atividade competitiva institucionalizada que envolve esforço físico vigoroso e o uso de habilidades motoras relativamente complexas por indivíduos cuja participação é motivada por uma combinação de fatores intrínsecos e extrínsecos”. competitiva institucionalizada intrínsecos extrínsecos (BARBANTI, 2006)

10 Entendendo melhor alguns conceitos
EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: compreensão do fenômeno esporte, contextualizando e ampliando as generalizações Entendendo melhor alguns conceitos “1 Que está no interior de uma coisa e lhe é próprio ou essencial. (...) 3 Íntimo, inerente.” (Michaelis, 2009) “1 Ato ou efeito de instituir. 2 Instituto. 3 Coisa instituída ou estabelecida. 4 Regra, norma. 5 Nomeação de herdeiro. sf pl Leis fundamentais de uma sociedade política. I. social, Sociol: complexo integrado por idéias, padrões de comportamento, relações inter-humanas e, muitas vezes, um equipamento material, organizados em torno de um interesse socialmente reconhecido” (Michaelis, 2009) “1 Ato ou efeito de competir. 2 Disputa por algum prêmio ou vantagem; certame; concurso. 5 Sociol Forma de interação, universal e contínua, pela qual indivíduos procuram apoderar-se de recursos materiais e morais que somente existem em quantidade inferior à dos concorrentes. Na sua forma mais simples, é a luta pela existência, no sentido biológico”. (Michaelis, 2009) “1 Exterior. (...) 4 Anat Que se origina fora de uma parte ou órgão e age sobre esta parte ou órgão como um todo”. (Michaelis, 2009) competição competitiva instituição institucionalizada intrínsecos intrínseco extrínsecos extrínseco

11 Quando estamos disputando algum tipo de competição em nosso cotidiano?
EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: compreensão do fenômeno esporte, contextualizando e ampliando as generalizações Hora do debate! Quando estamos disputando algum tipo de competição em nosso cotidiano? Quais instituições reconhecemos dentro do esporte? Quais tipos de fatores intrínsecos nos motivam a praticar esportes? Quais fatores extrínsecos podem motivar a prática de esportes?

12 E agora, então, o que entendemos sobre o que é o esporte?
EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: compreensão do fenômeno esporte, contextualizando e ampliando as generalizações Hora do debate! E agora, então, o que entendemos sobre o que é o esporte? Vamos tentar formular nosso próprio conceito de esporte? Vamos relembrar alguns exemplos de esporte? Pensando sobre nossas atividades diárias, quando estamos praticando esporte?

13 Esta atividade pode ser considerada um esporte?
EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: compreensão do fenômeno esporte, contextualizando e ampliando as generalizações Esta atividade pode ser considerada um esporte? Imagem: Eine Szene aus einem Bundesligaspiel / Foto e disponibilização por Armin Kübelbeck / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

14 E quanto a esta? EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Esporte: compreensão do fenômeno esporte, contextualizando e ampliando as generalizações E quanto a esta? Imagem: Stephen Weninger throws a rugby ball while playing rugby with Tongan children / Foto capturada por Tech. Sgt. Tony Tolley / US Navy/ Domínio Público.

15 Será que esta pode ser considerada um esporte?
EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: compreensão do fenômeno esporte, contextualizando e ampliando as generalizações Será que esta pode ser considerada um esporte? Imagem: Volleyball defense / Foto capturada por Andrew Choy / Disponibilizada por Byj2000 / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic.

16 E esta, agora? EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Esporte: compreensão do fenômeno esporte, contextualizando e ampliando as generalizações E esta, agora? Imagem: Final do voleibol feminino - Rio 2007 / Autoria de Wilson Dias / Disponibilizada por Martin H. / Creative Commons Attribution 3.0 Brazil.

17 Alguém mudou de opinião? Quem da turma pratica algum esporte?
EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: compreensão do fenômeno esporte, contextualizando e ampliando as generalizações Alguém mudou de opinião? Quem da turma pratica algum esporte? Meninos Meninas Onde podemos praticar esportes?

18 EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Esporte: compreensão do fenômeno esporte, contextualizando e ampliando as generalizações Atividade!!! Contextualizando a situação do esporte em nosso cotidiano. Dentro dos grupos, vamos discutir sobre as práticas esportivas: Dividam-se em grupos!! na Comunidade. na Escola.

19 EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Esporte: compreensão do fenômeno esporte, contextualizando e ampliando as generalizações Atividade!!! Contextualizando a situação do esporte em nosso cotidiano. Vamos discutir! Quais as nossas primeiras conclusões?

20 EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Esporte: compreensão do fenômeno esporte, contextualizando e ampliando as generalizações Atividade!!! Contextualizando a situação do esporte em nosso cotidiano. Próximo passo!! Vamos produzir um texto contendo: Na Comunidade: os locais de prática esportiva; as modalidades encontradas; Na Escola: como elas são realizadas.

21 Atividade!!! Pesquisa EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Esporte: compreensão do fenômeno esporte, contextualizando e ampliando as generalizações Atividade!!! Que tal realizarmos uma pesquisa para confirmar e/ou ampliar nossas ideias sobre o assunto? Bem, identificamos de modo pessoal diversos aspectos do esporte no meio em que vivemos, não foi? Pesquisa Visita aos locais observados. Entrevista com os professores/treinadores atletas/praticantes. Obrigatório: identificar as modalidades; explicar como elas são realizadas. Outros aspectos interessantes: (Definido pelo grupo)

22 Atividade!!! Pesquisa: EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Esporte: compreensão do fenômeno esporte, contextualizando e ampliando as generalizações Atividade!!! Pesquisa: Passos: - organizar as perguntas da entrevista; - ir aos locais para fazer o contato com os possíveis entrevistados; - solicitar autorização para realizar as entrevistas; - fazer as entrevistas com os voluntários; elaborar um texto com os resultados (apresentação das questões importantes observadas pelo grupo); acrescentar ao texto as conclusões pessoais do grupo (resumo dos pontos mais importantes observados pelo grupo) + (sugestões do grupo para a melhoria do esporte nos espaços estudados); apresentação em sala dos resultados e conclusões.

23 Continuidade das pesquisas? Interação entre os grupos:
EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: compreensão do fenômeno esporte, contextualizando e ampliando as generalizações Pesquisa: Continuidade das pesquisas? Interação entre os grupos: Discussão / Sugestões Apresentações

24 REFERÊNCIAS EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Esporte: compreensão do fenômeno esporte, contextualizando e ampliando as generalizações REFERÊNCIAS BARBANTI, Valdir Jose . O que é esporte? Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v. 2, p , 2006. Michaelis. Moderno dicionário da lingua portuguesa. Disponível em: < Acesso em 09 de julho de Editora Melhoramentos Ltda UOL

25 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 2a, 5a Early attempt on goal by Carvalho / Jason Bagley / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic license. 27/08/2012 2b, 5b jóvenes jugando en un colegio / Albeiro Rodas / GNU General Public License). 3a, 6a Indonesian High School Students / Chuckiefinster / GNU General Public License. 3b, 6b UEFA Futsal Cup / Фальшивомонетчик / Domínio Público. 4, 7 Zurich Marathon / Autoria de Chris Brown / disponibilizado por MadGeographer / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. Imagem: Machinist working out one treadmill / Foto por Mate Renfroe / Disponibilizado por BotMultichillT / Domínio Público.

26 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 13 Eine Szene aus einem Bundesligaspiel / Foto e disponibilização por Armin Kübelbeck / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 28/08/2012 14 Stephen Weninger throws a rugby ball while playing rugby with Tongan children / Foto capturada por Tech. Sgt. Tony Tolley / US Navy / Domínio Público. 15 Volleyball defense / Foto capturada por Andrew Choy / Disponibilizada por Byj2000 / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic. 16 Final do voleibol feminino - Rio 2007 / Autoria de Wilson Dias / Disponibilizada por Martin H. / Creative Commons Attribution 3.0 Brazil.


Carregar ppt "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google