A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é ensinar história?. O que não é ensinar história? Apresentação da sequência linear de datas e acontecimentos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é ensinar história?. O que não é ensinar história? Apresentação da sequência linear de datas e acontecimentos."— Transcrição da apresentação:

1 O que é ensinar história?

2 O que não é ensinar história? Apresentação da sequência linear de datas e acontecimentos.

3 Elementos do ensino de história em sala de aula 1.A possibilidade do aluno identificar as relações sociais do seu grupo, região ou país, assim como as manifestações históricas estabelecidas nos tempos e espaços. 2.Permitir localizar e situar acontecimentos históricos em muitos diferentes tempos. 3.O desejo de levar o aluno a perceber a história nos assuntos de outras disciplinas, construindo um conhecimento relacional.

4 -Conhecendo a história de seu modo de vida, perceba e respeito o modo de vida de diferentes grupos em diversos espaços e tempos; -Questionar sobre a constituição e origem de sua própria realidade, identificando os problemas de seu grupo social e procurem soluções a partir do conhecimento de outras formas de organização político-institucionais. -Dominar procedimentos da pesquisa escolar e de produções de textos históricos, aprendendo a observar criteriosamente e colher informações de diversas fontes.

5 -Valorização do patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade social sempre considerando critério éticos; -A intenção de que os alunos percebam e apliquem o direito de cidadania dos indivíduos, dos grupos e dos povos como condição de fortalecimento da liberdade de opinião e plena democracia, respeitando as diferenças e lutas contra as desigualdades.

6 Por que ensinar história? -O bom ensino de história não é apenas situar acontecimentos históricos e localizá-los na multiplicidade de tempos; -A HISTÓRIA: Compreender que as histórias pessoais são partes integrantes de histórias coletivas e que conhecer os modos de vida diferentes nos diversos tempos e espaço, reconhecer semelhanças e diferenças é a melhor maneira de respeitá-los.

7 -O ensino de história deve levar a um questionamento da realidade, identificando os seus problemas e descobrindo novas formas políticos institucionais que possam ajudar a resolvê-los. -O ensino de história auxilia na valorização do patrimônio sociocultural e o direito de cidadania como condição de fortalecimento da liberdade de expressão e da democracia;

8 Como aprender história? -Aprender história é construir a possibilidade de transformar-se. -A aprendizagem histórica é um processo que começa com o confronto entre a realidade que sabemos e algo novo que descobrimos ou mesmo uma nova maneira de se encara a realidade, passando a um conceito novo, consciente e crítico.

9 -O saber histórico é construído a partir da possibilidade de fundamentar alternativas para que o aluno se valorize como sujeito ativo em sua aprendizagem sobre as realidade no tempo e espaço, e percebendo-se como construtor de um conhecimento que não está fragmentado, mas faz parte de um conhecimento oriundo da coletividade. -O Professor de história deve levar aos alunos novas informações históricas que os ajudará a aplicá-los em sua vida ou na maneira de olhar a realidade: este é um dos elementos de transformação do aluno no mundo.

10 - O professor de história deve mostrar em cada aula que sua disciplina é campo de pesquisa e produção de saber em permanente debate e que muito do que mostra e sugere está longe de apontar para um consenso universal.

11 -Toda a aula de história deve representar uma ferramenta que ajude o aluno em sua aprendizagem. -É importante que os alunos leiam, pensem, falem, exponham ideias e aprendam o debater (sobre o conteúdo); -Outra característica deste aluno de história: Ajudar o aluno a construir a competência de expressar, com seu vocabulário próprio, as ideias expostas pelo professor, caracterizando a apreensão dos conteúdos trabalhados e a construção de domínio intelectuais dos alunos.

12 -O relato mecânico de personagens e datas, a exposição de históricos frios e distantes raramente educam pois são apenas informações que não se transformam em conhecimento, habilidade e atitudes. -O saber histórico é analisado e contextualizado pelo professor capacitando o aluno a entender e transferí-la, quando possível a sua realidade cotidiana.

13 Enfim, -O ensino de história é um processo de que deve ser organizado primeiramente pelo professor, para que possa construir na relação com seus alunos; -O saber histórico não é apenas uma transferência simples de dados, acontecimentos e fatos no tempo e espaço, mas a possibilidade de apropriação de sua história pessoal e coletiva da realidade; -O professor deve motivar ao debate. A leitura é para a construção de um novo espaço de realidade onde o aluno pode se organizar e buscar novos espaço democráticos de cidadania.


Carregar ppt "O que é ensinar história?. O que não é ensinar história? Apresentação da sequência linear de datas e acontecimentos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google