A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instituto de Educação da Universidade de Lisboa Seminário de Integração Profissional V 3.º Ano/2.º Semestre Ano lectivo: 2012/2013 Projeto “Intervir em.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instituto de Educação da Universidade de Lisboa Seminário de Integração Profissional V 3.º Ano/2.º Semestre Ano lectivo: 2012/2013 Projeto “Intervir em."— Transcrição da apresentação:

1 Instituto de Educação da Universidade de Lisboa Seminário de Integração Profissional V 3.º Ano/2.º Semestre Ano lectivo: 2012/2013 Projeto “Intervir em Marvila” Docente: Dra. Ana Isabel Carvalho Discentes: Andreia Santos Mara Brochado “Paparazzi” Apresentação e Discussão dos Resultados

2 O Objetivos Gerais: Trabalhar de forma articulada Trabalhar de forma articulada com as técnicas do projeto. intencionalidade pedagógica. Planificar atividades com intencionalidade pedagógica. necessidades específicas do público-alvo. Criar atividades que vão ao encontro das necessidades específicas do público-alvo. O Objetivos Específicos: Criar o jornal online Criar o jornal online do Espaço Jovem com publicação mensal(plataforma ISSUU) e apoiar na criação da mascote do Espaço. leitura e da escrita Aproximar as crianças e os jovens da leitura e da escrita. atitude crítica face a essas e outras vivências. Desenvolver atividades que gerem nas crianças e jovens uma atitude crítica face a essas e outras vivências. temática da educação para a cidadania e da motivação para o futuro. Realizar atividades semanais dentro da temática da educação para a cidadania e da motivação para o futuro. (Áreas de Desporto, Saúde e Artes) Projeto “Intervir em Marvila” “Paparazzi” “Paparazzi”

3 “Paparazzi” “Paparazzi” DataSessãoConteúdos 7 de MarçoAtividade: Encontro com um desportista Vinda do desportista de boxe, Jorge Pina, ao Espaço Jovem 14 de MarçoAtividade: Visita ao Pavilhão dos Lóios Aula de Boxe 28 de MarçoAtividade: Ida à piscina Ida à piscina de Vale Fundão 2 de Abril Jornal do Espaço Jovem http://issuu.com/projetointervire mmarvila/docs/jimy_e_os_papa razi_jornal_mar_o Publicação do Jornal Planificação - Março

4 Projeto “Intervir em Marvila” “Paparazzi” “Paparazzi” DataSessãoConteúdos 4 de AbrilAtividade: Workshop sobre Alimentação Saudável Aprender a fazer uma alimentação saudável. Workshop com convidados da Danone. 11 de Abril Atividade: Workshop de primeiros socorros (socorrismo) Vinda de uma enfermeira da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa ao Espaço Jovem ( técnicas de suporte básico de vida) 9 de MaioAtividade: Sessão de iniciação ao Tai chi Desenvolver hábitos de vida saudável. Desenvolver a coesão do grupo. Parceria com a unidade de saúde da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa 2 de MaioJornal do Espaço Jovem Publicação do Jornal Planificação - Abril

5 DataSessãoConteúdos 2 de MaioAtividade: Atelier Dia da mãe Preparação de presentes para o dia da mãe. 9 de MaioAtividade: Teatro Sessão de animação da leitura. 16 de MaioAtividade: Dia da família: Workshop de hip hop Vinda ao Espaço Jovem da mãe de uma criança do Espaço para ensinar algumas técnicas de hip hop. 30 de MaioJornal do Espaço Jovem Publicação do Jornal. Planificação - Maio

6 Apresentação dos Resultados

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26 Discussão dos Resultados O Construção do conceito de “ator social”: Foi possível verificar que pelo desenrolar das atividades, os jovens gradualmente aumentaram a capacidade de interagir e participar na construção das atividades, construindo assim as suas próprias experiências e aprendizagens socias. O Desigualdade de género: Foi possível fornecer aos jovens um horizonte mais amplo do que aquele a que teriam acesso pela simples interação social. Evolução positiva das atitudes face aos papeis sociais (maior aceitação e respeito perante a presença de técnicos do sexo feminino).

27 Discussão dos Resultados O Educação não formal: Verificou-se que com o decorrer das atividades o trabalho colaborativo, quer com as técnicas do Projeto Intervir quer com e entre os jovens, evoluiu positivamente reforçando as características deste tipo de educação (aprender e ensinar através da interação e socialização com os participantes). O Projeto educativo local: Este projeto levou, progressivamente, mais jovens ao Espaço Jovem, o que pelo carácter das temáticas, pressupõe uma intervenção não só nestes jovens mas também ao nível da comunidade local.

28

29 Sugestões de continuidade Manter a existência de um planeamento de atividades semanais, preferencialmente num dia fixo. Articular o trabalho desenvolvido no Espaço Jovem com as atividades realizadas nas escolas no ensino básico e secundário, de forma a que as atividades do Espaço Jovem complementem as aprendizagens desenvolvidas no ambiente escolar. Contribuir para que as escolas despertem para a necessidade de criar espaços de educação para a cidadania, procurando desenvolver nos seus alunos outros saberes para além dos que estão definidos nos currículos (valores, atitudes e princípios).

30 Desporto

31 Saúde

32 Artes


Carregar ppt "Instituto de Educação da Universidade de Lisboa Seminário de Integração Profissional V 3.º Ano/2.º Semestre Ano lectivo: 2012/2013 Projeto “Intervir em."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google