A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DOCUMENTO DE ENRIQUECIMENTO ÁREAS PROTEGIDAS EM PORTUGAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DOCUMENTO DE ENRIQUECIMENTO ÁREAS PROTEGIDAS EM PORTUGAL."— Transcrição da apresentação:

1 DOCUMENTO DE ENRIQUECIMENTO ÁREAS PROTEGIDAS EM PORTUGAL

2 PARQUE NACIONAL PENEDA-GERÊS Localiza-se no Alto Noroeste de Portugal e inclui as serras do Gerês, Soajo, Amarela e Peneda e os planaltos da Mourela e de Castro Laboreiro. É atravessado por muitas linhas de água, de entre as quais se destacam os rios Cávado, Lima e Homem. Foi a primeira área protegida a ser criada no nosso País (1971 ), sendo também a única a possuir o estatuto de Parque Nacional.

3 Flora e Fauna do Parque Nacional Peneda-Gerês O carvalhal de carvalho-alvarinho ou de carvalho-negral tem aqui a expressão máxima no território português. Também aqui podemos encontrar espécies emblemáticas da flora, como o azevinho e a orquídea, e da fauna, como o corço, emblema do parque, e o esquilo-vermelho. A vegetação ribeirinha inclui o freixo o amieiro ou o teixo servindo de abrigo a espécies de fauna, como a truta-do-rio, o lagarto-de-água, a toupeira-de-água e a lontra.São ainda de salientar os matos, que ocupam antigas áreas de carvalhal, e por onde anda o lobo-ibérico, espécie considerada em perigo de extinção em Portugal.

4 PARQUE NATURAL DAS SERRAS DE AIRES E CANDEEIROS –O Parque ocupa mais de dois terços da mais importante zona calcária do País. Abrange as duas serras que lhe dão o nome e ainda o planalto de Santo António e o planalto de São Mamede, estendendo- se pelos distritos de Leiria e Santarém.

5 FLORA E FAUNA DO PARQUE NATURAL DAS SERRAS DE AIRES E CANDEEIROS Pequenas manchas de carvalho-cerquinho, zonas de carvalho- negral e zonas limitadas de azinheira, de sobreiro, de ulmeiro e de castanheiro dominam a flora, juntamente com matagais onde se encontram orquídias, narciso, o alecrim e a pimenteira. Apresenta uma grande riqueza faunística, entre os quais se encontram o gato- bravo, a geneta, a raposa, a doninha, o texugo, a cobra-de-penas, a víbora e a salamandra. Algumas espécies de aves são importantes como o bufo-real ou a gralha-de-bico-vermelho. As numerosas grutas abrigam cerca de 10 espécies de morcegos. É também possível observar um grande número de insectos. Como por exemplo a rara borboleta-branca-portuguesa.

6 PARQUE NATURAL DO SUDOESTE ALENTEJANO E COSTA VICENTINA –O Parque localiza-se no litoral sudoeste de Portugal, numa faixa estreita da costa sudoeste, entre S. Torpes e Burgau, próximo de Lagos.

7 Flora e Fauna do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina Existe neste Parque uma mistura de vegetação mediterrânica, norte- atlântica e africana. Muitas espécies são consideradas vulneráveis em Portugal, ou protegidas na Europa, como o samouco ou a sorveira ( uma árvore ). As principais espécies de árvores na área são o sobreiro, o carvalho-cerquinho e o medronheiro. Os pinheiros-bravos e os eucaliptos também se encontram presentes. O Parque é uma área de passagem para as aves nas suas deslocações entre África, onde passam o Inverno, e a Europa, onde nidificam. Neste parque ocorre a nidificação do falcão- peregrino e a gralha-de-bico-vermelho. É o único local do mundo em que a cegonha-branca faz ninho nas arribas. Mamíferos como a fuínha, a raposa ou o texugo usam estas zonas dunares e as falésias. A lontra, é conhecida por se deslocar ao oceano para se alimentar. Também podemos observar comunidades de morcegos.

8 RESERVA NATURAL DA LAGOA DO FOGO Esta Reserva ocupa a enorme caldeira de um vulcão, no centro da ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores.

9 Flora e Fauna da Reserva Natural da Lagoa do Fogo Esta Reserva é rodeada por uma densa e exuberante vegetação endémica, onde se destacam algumas espécies como o cedro-do- mato, o louro, o sanguinho, o trovisco-macho, a malfurada e a urze. O priolo uma pequena ave, foi redescoberta no seu habitat natural dos Açores, a serra da Tronqueira, e é hoje uma das espécies mais arduamente protegidas. O milhafre, a águia-de-asa-redonda, a cagarra, o garajau e a gainina-rosada são, entre outras, algumas das aves que se podem observar na ilha de São Miguel. Outros animais, como a doninha, o ouriço-cacheiro ou o coelho-bravo também fazem parte da fauna assim como espécies de peixes como a truta, o fario e a carpa.

10 PARQUE NATURAL DA MADEIRA Este Parque engloba dois terços da ilha e inclui diversas áreas, das quais se destacam a Floresta Laurissilva, toda a zona do Maciço Montanhoso com a designação de Reserva Geológica e de Vegetação de Altitude e a Ponte de São Lourenço.

11 Flora e Fauna do Parque Natural da Madeira Na Floresta Laurissilva è possível encontrar espécies de árvores como o loureiro, o til, o vinhático e o barbusano. Existem outras espécies arbustivas e herbáceas, como a godiera da madeira (orquídea ), que é extremamente rara. A fauna é muito rica, existindo um grande número de moluscos terrestres únicos nesta região: os insectos, também são pouco conhecidos. O destaque vai para os morcegos e para as aves. Podemos encontrar a freira- da-madeira e o pombo-torcaz.


Carregar ppt "DOCUMENTO DE ENRIQUECIMENTO ÁREAS PROTEGIDAS EM PORTUGAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google