A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Serra de Sintra - Portugal História Fauna Flora Valor natural Ana Rita, Cátia Florindo 9ºD Escola E.B. 2,3 de D.Pedro IV- Queluz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Serra de Sintra - Portugal História Fauna Flora Valor natural Ana Rita, Cátia Florindo 9ºD Escola E.B. 2,3 de D.Pedro IV- Queluz."— Transcrição da apresentação:

1 Serra de Sintra - Portugal História Fauna Flora Valor natural Ana Rita, Cátia Florindo 9ºD Escola E.B. 2,3 de D.Pedro IV- Queluz

2 História A palavra Sintra veio da palavra Cynthia, que era um símbolo da lua na mitologia céltica. Os romanos chamavam-lhe o monte da lua. Onde agora temos o parque natural Sintra Cascais (Serra de Sintra) temos vestígios dos primeiros homens do paleolítico. Antes esta área era povoada por povos de diferentes culturas que viviam tanto no alto da serra como perto do oceano, algumas das suas construções ainda são visíveis tais como o casal saloio, os sistemas de captação de água, fontes e fontanários. A sociedade rural ocupou os solos mais férteis e planos, e mais tarde a nobreza descobriu os encantos deste território, sobretudo a partir do séc. XIX, passando os terrenos agrícolas a serem ocupados por palácios e quintas residenciais nobres que ainda hoje se mantêm.

3 Fauna A Serra de Sintra tem muitas espécies de animais, muitas delas são raras e que só se encontram neste local. Esta são algumas espécies em vias de extinção: Morcego-pequeno-de-ferradura Esta espécie está em extinção devido a perturbação e destruição do seu habitat. Morcego-de-ferradura-mediterrânico Esta espécie também está em extinção devido a perturbação e ao uso de pesticidas.

4 Toirão, furão (forma domesticada) Esta espécie está ameaçada devido ao atropelamento e poluição do meio aquático. Bufo-real ( Muito raro no Parque) Esta ave está ameaçada devido a perturbação e perseguição humana. Lagarto-de-água (raro no Parque) Este lagarto raro está em extinção devido ao isolamento populacional e destruição do seu habitat.

5 As mais importantes aves são: as aves de rapina, a coruja-do-mato, o açor, o gavião, entre outros. Na Serra de Sintra também existem aves marinhas como por exemplo: a pardela-sombria e o corvo-marinho-de- faces-brancas. Aves de rapinaCoruja-do-mato açor gavião Pardela-sombria Corvo-marinho-de-faces-brancas

6 Flora A flora dominante na Serra de Sintra é na sua maioria, constituida por espécies mediterrânicas. Podem agrupar-se em vários grupos: Carvalhos- existem várias espécies, o carvalho-cerguinho é a espécie mais comum em toda a área. Pinhais- os pinhais que existem na Serra são na maioria de fruto e o pinheiro-bravo é o que existe em maior número. Em zonas de solos calcários também existe o pinhal na Quinta da Marinha. Espécies tradicionais da região de Sintra- aqui inclui-se o cravo-romano que se encontra muito no Cabo da Roca, o cravo-de-sintra e o miosótis-das-praias que são muito raros e estão ameaçados.

7 Valor Natural A Serra de Sintra e a sua parte marítima são de grande interesse ecológico e cultural devido à paisagem, à forma da terra e à sua flora. Na sua forma geológica podemos ver as pegadas dos dinossáurios, na flora as espécies mediterrânicas e na paisagem temos três tipos diferentes: a rural de planalto, a serrana de vegetação e a natural, também temos uma arriba donde se destaca as arribas do cabo da Roca. Cabo da Roca


Carregar ppt "Serra de Sintra - Portugal História Fauna Flora Valor natural Ana Rita, Cátia Florindo 9ºD Escola E.B. 2,3 de D.Pedro IV- Queluz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google