A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mesa Redonda: 09/04/2014 Adoção de Novas Tecnologias da Informação e Comunicação em TD&E: Possiblidades e Desafios Apresentação 2 O Uso de Tecnologias.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mesa Redonda: 09/04/2014 Adoção de Novas Tecnologias da Informação e Comunicação em TD&E: Possiblidades e Desafios Apresentação 2 O Uso de Tecnologias."— Transcrição da apresentação:

1 Mesa Redonda: 09/04/2014 Adoção de Novas Tecnologias da Informação e Comunicação em TD&E: Possiblidades e Desafios Apresentação 2 O Uso de Tecnologias Inovadoras no Desenho Instrucional de Treinamentos: Desafios e Oportunidades Andreia Araujo Lima Torres VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho

2 Tecnologia ✦ Conjunto de técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos de um ou mais domínio da atividade humana. (Dahlberg, 2004) 2/23

3 Tecnologia (Smith, & Greenwood, 2012; Cook et al., 2013) 3 3/23

4 Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) ❖ Tecnologias utilizadas para acessar, reunir, manipular, apresentar ou comunicar informações. ❖ Incluem hardware, software e conectividade, incluindo acesso à internet, infra-estrutura de rede e videoconferência (Toomey, 2001) 4/23

5 TICs como Job aids ❖ Aumento de produtividade ❖ Redução de erros ❖ Lembretes ❖ Compartilhamento de informações ❖ Redução de custos ❖ Gestão do conhecimento 5/23

6 TICs em TD&E ✦ Utilização de bases de dados e informações: internet, intranet, livros multimídia ✦ Comunicação e interação no processo de ensinar: jogos, simuladores virtuais, e-mail, salas de bate-papo, grupos e comunidades virtuais, fóruns de discussão, mensagens instantâneas, videoconferências, relacionamentos na rede ✦ Construção e distribuição de conteúdo: planilhas e páginas eletrônicas, construção colaborativa (wikis), enciclopédias, softwares com funções específicas. ✦ Administração de cursos ✦ Avaliação (Carvalho & Ivanoff, 2009; Smith, & Greenwood, 2012) 6/23

7 7/23

8 8/23 SATISFAÇÃO APRENDIZAGEM

9 TICs, aprendizagem e transferência 9/23 Park, Son, & Kim, 2012

10 Como se aprende no trabalho? Colaboração (86%) Busca de informações – Google (70%) Cursos presenciais (64%) Checklists / manuais (55%) Cursos não presenciais (51%) Podcasts, Wikis, Blogs, Portfólios eletrônicos. Mídias sociais (Towards Maturity, 2013) 10/23

11 + de 60 meta- análises com o tema Impacto das Tecnologias Informáticas na aprendizagem foram produzidas entre os anos 1985 e 2011. 11/23

12 Desenho de Situações de Aprendizagem 12/23

13 Planejar para que todos aprendam (Meo, 2008; Caudill, 2013) 13/23

14 Proporcionar múltiplas formas de apresentação (CAST, 2011; Noe, Clarck, & Klein, 2014) Escolher estratégias de ensino adequados à natureza, complexidade e ao perfil do público-alvo Escolher recursos, como texto, vídeo, áudio, imagens estáticas, simulações, jogos adequados aos objetivos traçados Esclarecer terminologias, símbolos, sintaxe, estrutura, notações matemáticas, traduzir para as línguas necessárias, revisar pré- requisitos Ilustrar com diferentes exemplos, evidenciar pontos essenciais, ideias principais e conexões 14/23

15 Proporcionar múltiplas opções para ação e expressão Diversificar as formas de comunicação Proporcionar interações de alta qualidade Utilizar instrumentos múltiplos para a construção do conhecimento Fornecer apoio à prática e ao desempenho Formas adequadas para monitorar a aprendizagem e a transferência (CAST, 2011; Noe, Clarck, & Klein, 2014) 15/23

16 Proporcionar múltiplas formas de envolvimento (CAST, 2011; Noe, Clarck, & Klein, 2014) Incentivar o interesse (relevância das metas e objetivos, valor, autenticidade) Minimizar insegurança e ansiedade Facilitar a superação de dificuldades Personalizar as situações de ensino e aprendizagem Reforçar o saber adquirido Proporcionar situações autoavaliativas e reflexivas 16/23

17 AVA (88%) (Towards Maturity, 2013) 17 17/23

18 Computação em nuvem – 30% ❖ Possibilidade de acessar arquivos e executar diferentes tarefas pela internet ❖ Exemplos: box, skydrive, dropbox, sugar sync, google drive, ubuntu one, amazon cloud drive, icloud, cubby, evernote ❖ Vantagem: baixo custo ❖ Possibilidade de visualização e compartilhamento de arquivos em diversos dispositivos (Towards Maturity, 2013) 18/23

19 MOOCs – Massive Online Open Courses – 15% (Towards Maturity, 2013) 19/23

20 Dificuldades no Trabalho ❖ Falta de equipamentos ou softwares ❖ Difusão deficientes ❖ Cursos de baixa qualidade ❖ Escasso conhecimento acerca das possibilidades existentes ❖ Formação deficitária no uso das TICs ❖ Custo de desenvolvimento e manutenção ❖ Relutância de gerentes ❖ Falta de prioridade 20/23

21 Recomendações ❖ Formação de parcerias para a elaboração de materiais e a integração de diferentes tecnologias para disponibilização de oportunidades de aprendizagem contínua para um número crescente de pessoas. ❖ Treinamento da equipe de TD&E ❖ Avaliações periódicas (reações, aprendizagem, transferência) 21/23

22 Agenda de pesquisa Desenvolvimento de competências a partir de tecnologias emergentes (MOOCs, fóruns, redes sociais, livros multimídia, mobile learning)? Características do aprendiz (autoeficácia, aceitação das TICs) que influenciam a aprendizagem nos novos ambientes/contextos Fatores favorecedores da aprendizagem a partir de NTICs Papel da equipe de TD&E nestes novos cenários Influência de tecnologias (jogos, simulações, redes sociais) no que é aprendido, na velocidade do aprendido e na transferência para contextos autênticos Validação de novos construtos para a compreensão do desenvolvimento de profissionais com as TICs. 22/23

23 Obrigada! Andreia Torres andreiat@gmail.com 23/23


Carregar ppt "Mesa Redonda: 09/04/2014 Adoção de Novas Tecnologias da Informação e Comunicação em TD&E: Possiblidades e Desafios Apresentação 2 O Uso de Tecnologias."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google