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"O poema de João Cabral sugere uma concepção leitura:

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1 "O poema de João Cabral sugere uma concepção leitura:
os galos que tecem a manhã evocam os leitores que tecem o significado dos textos com que deparam ao longo da vida. Tecendo a manhã conota artesanato, solidariedade e diálogo, construindo uma metáfora que sublinha aspectos relevantes para uma reflexão sobre o papel da leitura numa sociedade democrática ." Marisa Lajolo Do mundo da leitura para a leitura do mundo

2 Do mundo da leitura para
"Como a manhã , que no poema de João Cabral se perfazia pelo entrelaçamento do canto de muitos galos, também a leitura, principalmente a literária, parece constituir um tecido ao mesmo tempo individual e coletivo. Cada leitor na individualidade de sua vida , vai entrelaçando o significado pessoal de suas leituras com os vários significados que, ao longo da história de um texto, este foi acumulando. Leitor maduro é aquele que, em contato com o texto novo, faz convergir para o significado deste o significado de todos os textos que leu." Marisa Lajolo Do mundo da leitura para a leitura do mundo

3 Do mundo da leitura para
"É na posição de leitor que se encontram as credenciais mais fortes para quem quer discutir o perfil do indivíduo que, livro aberto nas mãos, no silêncio de sua leitura, pergunta ao escritor que não pode esquivar-se da resposta: trouxeste a chave? Com ou sem chave, leitor e escrito são faces da mesma moeda, não obstante as quedas de braço em que às vezes ambos se confrontam " Marisa Lajolo Do mundo da leitura para a leitura do mundo

4 Do mundo da leitura para
"Lê - se para entender o mundo, para viver melhor. Em nossa cultura, quanto mais abrangente a concepção de mundo e de vida, mais intensamente se lê, numa espiral quase sem fim, que pode e deve começar na escola, mas não pode "(nem costuma) encerrar-se nela." Marisa Lajolo Do mundo da leitura para a leitura do mundo

5 "Ler significa aproximar-se de algo que acaba de ganhar existência "
Italo Calvino

6 (...) Penetra surdamente no reino das palavras.
Procura da Poesia (...) Penetra surdamente no reino das palavras. Lá estão os poemas que esperam ser escritos. Estão paralisados, mas não há desespero, há calma e frescura na superfície intata. Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário. Convive com teus poemas antes de escrevê-los. Tem paciência ,se obscuros. Calma ,se te provocam. Espera que cada um se realize e consume com seu poder de palavra e seu poder de silêncio. Não force o poema a se desprender-se do limbo. Carlos Drummond de Andrade

7 Não colhas no chão o poema que se perdeu. Não adules o poema. Aceite-o
Como ele aceitará sua forma definitiva e concentrada No espaço. (...) Repara: ermas de melodia e conceito elas se refugiaram na noite, as palavras. Ainda úmidas e impregnadas de sono, rolam num rio difícil e se transformam em desprezo. (...) As palavras não nascem amarradas, elas saltam, se beijam, se dissolvem, no céu livre por vezes um desenho, são puras, largas, autênticas, indevassáveis. Carlos Drummond de Andrade

8 Quando um texto de caráter científico cita outros
textos, isso é feito de maneira explícita .O texto citado vem entre aspas e em nota indica-se o autor e o livro donde se extraiu a citação. Num texto literário, a citação de outros textos é implícita , ou seja, um poeta ou romancista não indica o autor e a obra donde retira as passagens citadas, pois pressupõe que o leitor compartilhe com ele um mesmo conjunto de informações a respeito das obras que compõem um determinado universo cultural. A essa citação de um texto por outro, a esse diálogo entre textos dá se o nome de intertextualidade. Para entender o texto- Leitura e Redação José Luiz Fiorin e Francisco Platão Savioli Ática-1992

9 “ Texto (do latim textus, tecido) é toda construção cultural que adquire um significado devido um sistema de códigos e convenções: um romance, uma carta, uma palestra, um quadro, uma foto, uma tabela são atualizações desses sistemas de significados, podendo ser interpretados como textos .” Angela B. Kleiman –Silvia Moraes Leitura e Interdisciplinaridade Tecendo redes nos projetos da escola Mercado das Letras/1999

10 ...a intertextualidade é um fenômeno cumulativo: quanto mais se lê, mais se detectam vestígios de outros textos naquele que se está lendo e mais fácil se torna perceber as suas relações com outros objetos culturais e, portanto, mais fácil de compreensão. Angela B. Kleiman –Silvia Moraes Leitura e Interdisciplinaridade Tecendo redes nos projetos da escola Mercado das Letras/1999

11 “ O conceito que nos permite entender por que a leitura desfaz as divisões entre as diferentes áreas do saber é o conceito de intertextualidade, considerada uma propriedade constitutiva do texto .” Angela B. Kleiman –Silvia Moraes Leitura e Interdisciplinaridade Tecendo redes nos projetos da escola Mercado das Letras/1999


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