A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fisionomia e papeis do JORNALISMO na nova Atualidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fisionomia e papeis do JORNALISMO na nova Atualidade"— Transcrição da apresentação:

1 Fisionomia e papeis do JORNALISMO na nova Atualidade
Capa Projeto REPÓRTER DO FUTURO Fisionomia e papeis do JORNALISMO na nova Atualidade Apresentador: Manuel Carlos Chaparro Mídia, Jornalismo e Atualidade

2 Projeto REPÓRTER DO FUTURO
Castells Projeto REPÓRTER DO FUTURO “Batalhas culturais são as lutas pelo poder na Era da Informação. São travadas basicamente dentro da mídia e por ela, mas os meios de comunicação não são os detentores do poder. O poder, como capacidade de impor comportamentos, reside nas redes de troca de informações e de manipulação de símbolos que estabelecem relações entre atores sociais, instituições e movimentos culturais por intermédio de ícones, porta-vozes e amplificadores intelectuais.” Manuel Castells Mídia, Jornalismo e Atualidade

3 Projeto REPÓRTER DO FUTURO
Mundo Novo I UM MUNDO NOVO: GLOBALIZADO por fluxos, redes e tecnologias de difusão instantânea e universal. INSTITUCIONALIZADO nas ações, nos interesses, nos discursos e nas identidades. Mídia, Jornalismo e Atualidade

4 Projeto REPÓRTER DO FUTURO
Mundo Novo II MUNDO FALANTE Os protagonistas da atualidade agem pelo que dizem, nas várias formas de dizer. MUNDO FALANTE Os protagonistas da atualidade dizem pelo que fazem, nas várias formas de agir. Mídia, Jornalismo e Atualidade

5 Olhar a História na perspectiva das Fontes
Viagem à História Projeto REPÓRTER DO FUTURO Olhar a História na perspectiva das Fontes Mídia, Jornalismo e Atualidade

6 Projeto REPÓRTER DO FUTURO
Pré História Projeto REPÓRTER DO FUTURO “Foi a chegada de César por todos os municípios e colônias acolhida com honras e afeições incríveis. Chegava ele então pela primeira vez depois de concluída aquela guerra da Gália inteira. Nada se omitia do que podia excogitar-se para ornamento das portas, dos caminhos, de todos os lugares, por onde tinha de passar. Saia-lhe ao encontro toda a multidão com os filhos, imolavam-se vítimas em todos os lugares, levantavam-se mesas nas praças e nos templos, de modo que podia ser por ele de ante-mão fruida a alegria do mais almejado triunfo. Tanta era a magnificência dos ricos, tamanho o desejo de comprazer-lhe os pobres.” Trecho dos “Comentários sobre a Guerra das Gálias”: Júlio César, o precursor, criou a primeira obra-prima da propaganda política. Mídia, Jornalismo e Atualidade

7 A Fonte na cultura jornalística
Projeto REPÓRTER DO FUTURO Fontes - Peucer A Fonte na cultura jornalística Tobias PEUCER: “Cabe ao intelecto o conhecimento das coisas que serão registradas nos relatos públicos. Estas são obtidas por inspeção própria, quando o sujeito é espectador dos acontecimentos, ou por transmissão, quando uns explicam aos outros os fatos que presenciaram”. Mídia, Jornalismo e Atualidade

8 “Se a Fonte é boa, a notícia será inevitavelmente boa.”
Projeto REPÓRTER DO FUTURO Fontes - Buckey A Fonte na cultura jornalística “Se a Fonte é boa, a notícia será inevitavelmente boa.” Samuel Buckley: Mídia, Jornalismo e Atualidade

9 O público que se dane! O medo da Notícia no Século XIX
Capitalismo selvagem Projeto REPÓRTER DO FUTURO O medo da Notícia no Século XIX O público que se dane! (“The public be damned”) Frase símbolo de um tempo em que a prioridade era não comunicar: (William Henry Vanderbilt, empresário de ferrovias ) Mídia, Jornalismo e Atualidade

10 História sustentada em quatro MARCOS
Projeto REPÓRTER DO FUTURO História sustentada em quatro MARCOS ! – Marco IVY LEE -1906/1929 2 – Marco ROOSEVELT – 3 – Marco da INTERNACIONALIZAÇÃO DO MODELO “RP” – 1945/1970 4 - Marco da GLOBALIZAÇÂO – Pós 1970 Mídia, Jornalismo e Atualidade

11 Projeto REPÓRTER DO FUTURO
Marco Ivy Lee Projeto REPÓRTER DO FUTURO Marco IVY LEE Mídia, Jornalismo e Atualidade

12 Projeto REPÓRTER DO FUTURO
Fontes - Ivy Lee 1906 – Criação das RPs e da A.I. Ivy Lee: “Este não é um serviço de imprensa secreto. Todo nosso trabalho é feito às claras. Nós pretendemos fazer a divulgação de notícias. Isto não é um agenciamento de anúncios. Se acharem que o nosso assunto ficaria melhor na seção comercial, não o usem. Nosso assunto é exato. Maiores detalhes sobre qualquer questão serão dados prontamente e qualquer diretor de jornal interessado será auxiliado, com o maior prazer, na verificação direta de qualquer declaração de fato. Em resumo, nosso plano é divulgar, prontamente, para o bem das empresas e das instituições públicas, com absoluta franqueza, à imprensa e ao público dos Estados Unidos, informações relativas a assuntos de valor e de interesse para o público.” Mídia, Jornalismo e Atualidade

13 Funções das RP – modelo Ivy Lee:
Modelo RP Projeto REPÓRTER DO FUTURO Funções das RP – modelo Ivy Lee: Manter o público interno informado; Identificar os vários grupos e garantir o entendimento entre eles e a administração; Comunicar com os meios de comunicação social; Realizar pesquisa de Relações Públicas; Dar apoio ao processo de decisão. Mídia, Jornalismo e Atualidade

14 Projeto REPÓRTER DO FUTURO
Teobaldo Projeto REPÓRTER DO FUTURO De Teobaldo de Andrade, sobre Ivy Lee: “ (...) Depois de Ivy Lee, surgiu a operação ’fecha-boca’, com a oferta de magníficos empregos aos jornalistas, para que não atacassem as empresas e, ao mesmo tempo, as defendessem”. ..... E as várias modalidades de jabaculê! Mídia, Jornalismo e Atualidade

15 X O público precisa ser (mal) informado O público que se dane
O público deve... Projeto REPÓRTER DO FUTURO X O público que se dane No modelo Ivy Lee:: O público precisa ser (mal) informado Mídia, Jornalismo e Atualidade

16 Projeto REPÓRTER DO FUTURO
Roosevelt Projeto REPÓRTER DO FUTURO Marco ROOSEVELT Mídia, Jornalismo e Atualidade

17 Roosevelt – O sorriso da persuasão
Sorriso de Roosevelt Projeto REPÓRTER DO FUTURO Roosevelt – O sorriso da persuasão Mídia, Jornalismo e Atualidade

18 O público deve ser informado
Projeto REPÓRTER DO FUTURO Tempo de um novo conceito: O público deve ser informado Mídia, Jornalismo e Atualidade

19 Projeto REPÓRTER DO FUTURO
Modelo RP II Projeto REPÓRTER DO FUTURO RP – campo disciplinar Relações Públicas é uma função da administração distinta, que ajuda a estabelecer e manter linhas mútuas de comunicação, entendimento, aceitação e cooperação entre a organização e os seus públicos; envolve a gestão de problemas ou temas importantes; ajuda a administração a manter-se informada sobre a opinião pública e pronta a responder perante ela; define e sublinha a responsabilidade da administração em servir o interesse do público; ajuda a administração a ficar a par de mudanças e a usá-las; serve como um mecanismo de aviso prévio para antecipar modas; usa a pesquisa e uma comunicação racional, sã e ética como ferramentas principais. Mídia, Jornalismo e Atualidade

20 Marco da INTERNACIONALIZAÇÃO DO MODELO “RP”
Intern. De RP Projeto REPÓRTER DO FUTURO Marco da INTERNACIONALIZAÇÃO DO MODELO “RP” Mídia, Jornalismo e Atualidade

21 do modelo americano de RP
Exportação do Modelo Projeto REPÓRTER DO FUTURO 1940 Canadá Exportação do modelo americano de RP 1946 França 1950: Holanda Inglaterra Noruega Itália Bélgica Suécia Finlândia Brasil E o modelo foi universalizado pelas multinacionais.. Mídia, Jornalismo e Atualidade

22 No Brasil, uma experiência jornalística de Assessoria de Imprensa
Caso brasileiro Projeto REPÓRTER DO FUTURO No Brasil, uma experiência jornalística de Assessoria de Imprensa Mídia, Jornalismo e Atualidade

23 Projeto REPÓRTER DO FUTURO
Globalização Projeto REPÓRTER DO FUTURO Marco da GLOBALIZAÇÃO Pós Mídia, Jornalismo e Atualidade

24 Cenários do Pós-Guerra
Projeto REPÓRTER DO FUTURO Eixos Cenários do Pós-Guerra EIXOS DA GLOBALIZAÇÃO O eixo político -ideológico * Consolidação dos modelos de Democracia representativa * Consensos supranacionais * Experiências organizadas de Democracia participativa * Direito à Informação O eixo econômico * A lógica dos mercados * Expansão urbana * Blocos regionais competitivos O eixo tecnológico * Avanços em todas as frentes da atividade humana. * Tecnologias de difusão, para o ”dizer” e o “saber” de uma nova sociedade. O eixo ético * Valorização do Homem Cidadão * Construção de uma cultura de valores. Paz, Democracia Solidariedade; Igualdade, Justiça, Liberdade; Democracia e Direito à informação; Dignidade da Pessoa Humana; Dignificação do Trabalho. Mídia, Jornalismo e Atualidade

25 JORNALISMO, PROCESSO COMPLEXO
Projeto REPÓRTER DO FUTURO Processo II Processo JORNALISMO, PROCESSO COMPLEXO Sociedade Princípios/Valores/ Ideários/Leis Atualidade Acontecimentos/ Fatos / Falas Difusão Transformadora Novos Comportamentos Novos Acontecimentos Verdades Éticas Razões e Intenções para a Ação Jornalística Discursos Interessados Conteúdos Discurso Asseverativo Relatos/Comentários=Confrontos discursivos

26 O novo mundo nos jornais de hoje
Leitura de Jornais Projeto REPÓRTER DO FUTURO O novo mundo nos jornais de hoje Mídia, Jornalismo e Atualidade

27 ...o CONFLITO decide as maneiras de dizer, pensar, escolher e agir.
Projeto REPÓRTER DO FUTURO Conflito NESTE MUNDO FALANTE... ...em que os protagonistas da atualidade agem pelo que dizem, nas várias formas de dizer, e e dizem pelo que fazem, nas várias formas de agir... ...o CONFLITO decide as maneiras de dizer, pensar, escolher e agir. Mídia, Jornalismo e Atualidade

28 Projeto REPÓRTER DO FUTURO
Fontes I Revolução das Fontes Acabou o intervalo entre o acontecimento e a notícia.. A Notícia passou a ser a forma mais eficaz de os sujeitos sociais agirem e interagirem no mundo. Mídia, Jornalismo e Atualidade

29 Projeto REPÓRTER DO FUTURO
Fontes II Revolução das Fontes A sociedade institucionalizou-se. E os sujeitos institucionalizados constituem um mundo falante. Competentemente falante. O mundo institucionalizado fala e age pelos conteúdos e acontecimentos noticiáveis que produz e controla. Mídia, Jornalismo e Atualidade

30 Projeto REPÓRTER DO FUTURO
Fontes III Projeto REPÓRTER DO FUTURO Revolução das Fontes Jornalismo transformou-se em espaço público dos conflitos discursivos. Noticiamos e comentamos o que os outros fazem e dizem, em cenários de confronto. Mídia, Jornalismo e Atualidade

31 Fontes - Novo conceito I
Projeto REPÓRTER DO FUTURO Fontes - Novo conceito I Novo conceito de FONTE - I No mundo informacional FONTES são: Sujeitos sociais organizados, produtores de acontecimentos e/ou detentores de conhecimentos com irrecusáveis atributos de noticiabilidade. Mídia, Jornalismo e Atualidade

32 Fontes - Novo Conceito II
Projeto REPÓRTER DO FUTURO Fontes - Novo Conceito II Novo conceito de FONTE - I I No mundo informacional FONTES são: Sujeitos sociais dotados de saber estratégico para agir e interagir nos espaços vivos da atualidade. Com lugar próprio nos cenários dos conflitos discursivos, onde continuamente se reelaboram as relações sociais. Mídia, Jornalismo e Atualidade

33 Fontes - Novo Conceito III
Projeto REPÓRTER DO FUTURO Fontes - Novo Conceito III Novo conceito de FONTE - III No mundo informacional FONTES são: Sujeitos sociais competentes no uso pragmático da linguagem. Mídia, Jornalismo e Atualidade

34 Projeto REPÓRTER DO FUTURO
Ideias Finais - I Ideias Finais 1 O jornalismo tem cada vez mais o dever de oferecer à Sociedade, e aos novos tempos, UM DISCURSO ASSEVERATIVO Mídia, Jornalismo e Atualidade

35 Projeto REPÓRTER DO FUTURO
Ideias Finais – II Ideias Finais 2 Este é um mundo melhor que o de antigamente... ...Porque um mundo onde todos podem gerar e socializar conteúdos. Mídia, Jornalismo e Atualidade

36 Projeto REPÓRTER DO FUTURO
Ideias Finais – III Ideias Finais 3 Este é um jornalismo mais importante que o de antigamente... ...Porque é espaço público para o qual convergem os conflitos decisivos que interessam à sociedade. Mídia, Jornalismo e Atualidade

37 Projeto REPÓRTER DO FUTURO
Discussão Projeto REPÓRTER DO FUTURO Questões essenciais: 1 – Onde está o Jornalismo? 2 – Notícia deve ter tratamento jornalístico desde a origem? 3 – Que missão ainda cabe às redações tradicionais Mídia, Jornalismo e Atualidade

38 Projeto REPÓRTER DO FUTURO
Ideias Final Ideia Final! Só nas razões da ÉTICA o JORNALISMO encontrará suas próprias razões de ser! 4 Qualquer que seja o lugar onde o jornalista trabalhe! Mídia, Jornalismo e Atualidade

39 Razões de ser do JORNALISMO
Projeto REPÓRTER DO FUTURO Ética - Constituição Razões de ser do JORNALISMO (Para leitura silenciosa e reflexão individual) Mídia, Jornalismo e Atualidade

40 Projeto REPÓRTER DO FUTURO
Constituição I A Constituição do Brasil estabelece: Artigo 1o: (...) O Estado Democrático de Direito tem como fundamentos: I) A Soberania; II) A Cidadania; III) A dignidade da Pessoa Humana; IV) Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V) O pluralismo político Artigo 3o: (...) São objetivos fundamentais da República: I) Construir uma sociedade livre, justa e solidária; II) Garantir o desenvolvimento nacional; III) Erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais Artigo 5o: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade (...) FIM


Carregar ppt "Fisionomia e papeis do JORNALISMO na nova Atualidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google