A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REFERENCIAL TEÓRICO Adirleide Greice Carmo de Souza

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REFERENCIAL TEÓRICO Adirleide Greice Carmo de Souza"— Transcrição da apresentação:

1 REFERENCIAL TEÓRICO Adirleide Greice Carmo de Souza
Centro de Ensino Superior do Amapá – CEAP Curso de Arquitetura e Urbanismo TRABALHO DE CURSO I REFERENCIAL TEÓRICO Adirleide Greice Carmo de Souza

2 REFERENCIAL OU FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Esta etapa do projeto exige apenas um esboço do quadro teórico em linhas gerais. É preciso fazer uma breve revisão da literatura pertinente, explorando o que já foi escrito sobre o tema, pois o objetivo é apenas apresentar os fundamentos sobre o assunto a ser abordado.

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
É importante mencionar os autores reconhecidamente importantes em relação ao tema escolhido. Não esquecer que todos os autores citados na revisão da literatura ou em quaisquer das partes da projeto deverão constar da listagem final das referências bibliográficas.

4 RECOMENDAÇÕES E/OU SUGESTÕES PARA ELABORAÇÃO DA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
a) Parta de estudos já existentes; b) é indispensável fazer um estudo dos trabalhos desenvolvidos sobre o tema proposto para evitar a duplicação dos trabalhos; c) consultas as obras mais recentes e atualizadas; d) à medida que for lendo, procure fazer um resumo do que achar necessário ao seu estudo; e) compare as obras dos autores, uma vez que as controvérsias podem esclarecer os pontos de divergências; f) não hesite em definir os termos sempre que for necessário;

5 DIVIDIR O REFERENCIAL EM TÓPICOS: DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO REFERENCIAL
1) Conceito;  2) Histórico;  3) Caracterização da área;  4) Classificações;

6 ordenar o texto de maneira clara, lógica e coerente;
CARACTERÍSTICAS FORMAIS DA LINGUAGEM DO TEXTO A linguagem do texto deve ser científica, informativa e técnica, com a finalidade de garantir a impessoalidade e objetividade. ordenar o texto de maneira clara, lógica e coerente; demarcar os estágios de apuração dos fatos em ordem cronológica e crescente; documentar o que está sendo dito através das normas vigentes, fontes bibliográficas, tomando o cuidado para não apresentar como suas ideias alheias.”

7 CITAÇÕES (ABNT) Citação é a menção no texto de uma informação extraída de outra fonte escrita ou oral (ABNT). - Citação direta; - Citação indireta; - Citação de citação. CITAÇÃO LITERAL OU DIRETA (CURTA) Transcreve-se o texto utilizando as próprias palavras do autor. A transcrição literal virá entre “aspas”. Ex: Segundo Vieira (2012, p.5) o valor da informação está “diretamente ligado à maneira como ela ajuda os tomadores de decisões a atingirem as metas da organização”.

8 CITAÇÃO LITERAL OU DIRETA (LONGA)
As citações com mais de três linhas (longas), deverão constituir-se em um parágrafo independente, com recuo de 4 cm da margem esquerda, letra menor que a do texto utilizado (TAMANHO 10), espaço simples entre linhas e sem as aspas. Exemplo: Fraseia Ferraz (2012, p.19) que o princípio da salvaguarda da dignidade da pessoa humana: é base da própria existência do Estado brasileiro e, ao mesmo tempo, fim permanente de todas as suas atividades. É a criação e manutenção das condições para que as pessoas sejam respeitadas, resguardadas e tuteladas, em sua integridade física e moral, asseguradas o desenvolvimento e a possibilidade da plena concretização de suas potencialidades e aptidões.

9 CITAÇÃO INDIRETA OU LIVRE (PARÁFRASE)
É a reprodução de idéias do autor consultado. É uma citação livre, usando as suas palavras para dizer o mesmo que o autor disse no texto. Ex: O valor da informação está relacionado com o poder de ajuda aos tomadores de decisões a atingirem os objetivos da empresa (VIEIRA, 2010).

10 CITAÇÃO DA CITAÇÃO Citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original. Expressão latina apud (“citado por”) para indicar a obra de onde foi retirada a citação. Ex: Porter (apud SOUZA, 2011, p.74) considera que a vantagem competitiva surge fundamentalmente do valor que uma empresa consegue “criar para seus compradores e que ultrapassa o custo de fabricação pelas empresas”.

11 CITAÇÃO Sistema autor-data
Quando é utilizado o sobrenome do autor acompanhado da data do documento. Ex: Conforme Stewart (1997, p.7) “o capital humano é a capacidade, conhecimento, habilidade [...] pelo qual os clientes procuram a empresa e não o concorrente”. Observações: quando houver coincidência de autores com o mesmo sobrenome e data de edição, acrescentam-se o nome: Segundo Carla Oliveira (2012)...; Conforme, Claúdio Oliveira (2012)...

12 CITAÇÃO Sistema autor-data Observações:
As citações de diversos documentos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas após a data e sem espacejamento: Na concepção teórica de estratégias de leitura apresentada em análise documentária Cintra (2011a) concorda com a visão... O domínio da estrutura textual implica o conhecimento das partes...(CINTRA, 2011b).

13 APRESENTAÇÃO GRÁFICA NEGRITO, GRIFO OU ITÁLICO
O uso de negrito, grifo ou itálico deve ser estabelecido no início da digitação do trabalho e ser aplicado coerente e uniformemente, evitando-se o uso ora de um, ora de outro para o mesmo tipo de expressões. São empregados para: palavras ou frase em língua estrangeira; títulos de livros e periódicos; expressões de referência como ver, vide;

14 ASPAS As aspas devem ser usadas apenas em citação textual de menos de três linhas e em citação incluída em nota de rodapé. Podem ser de dois tipos: aspas simples (') : para citação, empréstimos, realce, dentro da citação; aspas duplas ("): quando completam texto do autor ou quando encerram um texto citado de terceiros.

15 Páginas: De 8 a 12 páginas MÃOS A OBRA!!

16 FONTES BARRETO, Alcyrus Vieira Pinto; HONORATO, Cezar de Freitas. Manual de sobrevivência na selva acadêmica. Rio de Janeiro: Objeto Direto, 2011. Diretrizes para elaboração de projetos de pesquisa, monografias, dissertações, teses Cassandra Ribeiro O. Silva. São Paulo: RT, 2011 GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2012. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2010. MINAYO, Maria Cecília de Souza et al. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2012, 80 p.


Carregar ppt "REFERENCIAL TEÓRICO Adirleide Greice Carmo de Souza"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google