A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA NERVOSO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA NERVOSO."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA NERVOSO

2 Introdução O principal componente do sistema nervoso é o neurônio, um tipo de célula altamente especializada em receber, conduzir e transmitir mensagens a outras células.

3 Transmissão do Impulso Nervoso

4 Organização do Sistema Nervoso
Sistema Nervoso Central ENCÉFALO * Cérebro: comanda as ações voluntárias, atos inconscientes e abriga centros nervosos relacionados com os sentidos, a memória, o pensamento e a inteligência; * Cerebelo: regula o equilíbrio do corpo; * Bulbo: central dos movimentos respiratórios, digestivos e cardíacos;

5 Medula Espinhal: É uma via de condução dos impulsos, conectando a periferia do corpo ao encéfalo e vice-versa. É responsável, também, pelos atos reflexos.

6 - O sistema nervoso central é protegido por estruturas ósseas e também
por 3 meninges, que são membranas que protegem-no contra impactos, são elas: * Dura-Máter: É a mais externa e mais grossa. * Pia-Máter: É a mais interna e delicada. * Aracnóide: Rica em vasos sanguíneos, situa entre a dura-máter e pia mater.

7 Sistema Nervoso Periférico
É constituído por nervos e gânglios. - NERVOS - estrutura anatômica formada por múltiplos axônios e dendritos neuronais, responsável pela transmissão do impulso elétrico nervoso. - GÂNGLIOS - são aglomerados de corpos celulares de neurônios localizados fora do sistema nervoso central. Os gânglios aparecem como pequenas dilatações em certos nervos.

8 CLASSIFICAÇÃO DOS NERVOS
- Sensitivos ou aferentes: conduzem impulso das células sensoriais para o SNC. - Motores ou eferentes: conduzem impulsos do SNC para os músculos. - Mistos: apresentam neurônios sensitivos e motores.

9 O SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO DIVIDE-SE EM:
* Sistema Nervoso Somático: inervando os músculos esqueléticos (contração voluntária). * Sistema Nervoso Autônomo: inerva os músculos lisos, cardíacos e as glândulas (contração involuntária). Subdivide-se em: Simpático: prepara o animal para se defender, lutar ou fugir. Está envolvido com gastos energéticos emergenciais. Parassimpático: atua quando o animal está em repouso, por exemplo na digestão.

10


Carregar ppt "SISTEMA NERVOSO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google