A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto inspetorial – SDB e FMA Âmbito de determinação político e macroorganizativo Projeto Institucional das escolas Salesianas Campo de decisões que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto inspetorial – SDB e FMA Âmbito de determinação político e macroorganizativo Projeto Institucional das escolas Salesianas Campo de decisões que."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto inspetorial – SDB e FMA Âmbito de determinação político e macroorganizativo Projeto Institucional das escolas Salesianas Campo de decisões que condicionam a forma como a cultura é apresentada, distribuída e controlada no sistema educativo Especificação das áreas Especialização do professorado Ponderação quanto a distribuição e seqüências das áreas pelos níveis Determinação da margem de autonomia dos demais âmbitos do plano Formas de controle Regulação e intervenção no sistema de produção de meios didáticos, livros-texto, etc.

2 Projeto Pedagógico de cada escola contém os planos de ensino de cada disciplina e professor e tem como função operacionalizar o Projeto Institucional: Metodologia concreta (técnicas e recursos) Atividades gerais Coordenação (atividades e conteúdos, distribuição de responsabilidades) Provisão e uso dos materiais Avaliação e ritmos de exigência Tempos e espaços Avaliação da escola Desenvolvimento profissional Relação com a comunidade Estruturação entre escolas

3 O significado de Projeto Pedagógico ESCOLA - sua função CURRÍCULO entendido como recorte cultural que contém escolhas de CONTEÚDOS e FORMA PROJETO PEDAGÓGICO é o instrumento que sintetiza o quê e como ensinar. Ele norteia as ações de ensino, recursos didáticos, organização da classe, tempos e espaços.

4 Características principais da Pedagogia Salesiana O Sistema Preventivo se manifesta na ação educativa em: um ambiente educativo diferenciado: clima de família preparação para o futuro e o exercício da cidadania presença animadora do educador acolhimento e diálogo na relação pessoal crença na potencialidade da pessoa para o bem valorização de experiências positivas e do sentido de comunidade possibilidade de vivência de aspirações e projetos pessoais auxílio ao jovem para que ele se posicione no mundo com criticidade e sem perda de valores incentivo ao protagonismo do educando como sujeito autor de sua própria educação evangelizar educando e educar evangelizando.

5 Características principais do Projeto Pedagógico da RSE Seleção do conteúdo com ênfase em: Cada disciplina corresponde a uma parcele valiosa do conhecimento com seus conceitos, procedimentos e questões que busca responder; Desenvolvimento de habilidades de pensamento “escolares”; Alargamento de temas e inserção de problemas da atualidade; Investigação e ação junto à família e comunidade.

6 Seleção do conteúdo x Pedagogia Salesiana Desenvolvimento da razão; Preparação para o futuro; Análise crítica do entorno do aluno; Investigação e ação junto à família e comunidade.

7 Principais características do Projeto Pedagógico da RSE A forma ou metodologia proposta é marcada por: Construção do conhecimento pela reflexão e questionamento crítico; Participação ativa do aluno; Não fragmentação entre disciplinas e dos conteúdos; Diversidade de propostas e recursos; Avaliação como reguladora do processo de ensino e aprendizagem e que entrega ao aluno a autoria de seu processo de formação; Ensinar a estudar; Auxílio no desenvolvimento de projetos pessoais.

8 A metodologia x Pedagogia Salesiana Protagonismo do jovem; Preparação para o futuro; Avaliação tem o sentido da vivência de experiências positivas, do auto-conhecimento e da co- responsabilidade; Ambiente educativo respeitoso para com as diferenças.

9 Principais características do Projeto Pedagógico da RSE A construção dos livros da RSE foi e está sendo feita por um processo de trabalho coletivo projeto Pedagógico o que implica para as equipes docentes: Trabalho coletivo; Atualização e aperfeiçoamento; Postura crítica; Protagonismo; Projetos pessoais junto à escola salesiana. Para alcançar o ambiente educativo diferenciado e a presença animadora do professor salesiano.


Carregar ppt "Projeto inspetorial – SDB e FMA Âmbito de determinação político e macroorganizativo Projeto Institucional das escolas Salesianas Campo de decisões que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google