A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ana Azevedo MGI 20011 Informação empresarial z Informação usada por uma organização com fins lucrativos no curso das suas actividades. z De natureza sociológica,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ana Azevedo MGI 20011 Informação empresarial z Informação usada por uma organização com fins lucrativos no curso das suas actividades. z De natureza sociológica,"— Transcrição da apresentação:

1 Ana Azevedo MGI 20011 Informação empresarial z Informação usada por uma organização com fins lucrativos no curso das suas actividades. z De natureza sociológica, tecnológica, ambiental, sectorial, empresarial, quotas de mercado, produtos, marketing, desempenho financeiro, I&D, gestão, etc.

2 Ana Azevedo MGI 20012 Dados financeiros - interpretação zComparação de empresas de diferentes tamanhos, estruturas, carece de análise de rácios. zRácio a expressão de dois ou mais dados numéricos apresentados na base de proporção ou percentagem. zPermitem a comparação com médias de sector e com empresas concorrentes.

3 Ana Azevedo MGI 20013 Categorias de rácios empresariais zRácios de desempenho zRácios financeiros zRácios de investimento zRácios de valor acrescentado zRácios de eficiência zRácios de empregados

4 Ana Azevedo MGI 20014 Rácio de desempenho zROCE - Return on Capital Employed zMostra quão eficientemente uma empresa está a usar os seus recursos ROCE = Lucro ilíquido Capital empregue

5 Ana Azevedo MGI 20015 Exemplo A= 0.5 = 25% B= 1.0 = 5% 2 20 A empresa A é mais eficiente. Baixo ROCE pode dever-se a insuficientes lucros ou elevados bens

6 Ana Azevedo MGI 20016 Rácios financeiros zAnalisar a liquidez - Capacidade de uma empresa apresentar moeda. zRácio de liquidez - capacidade de uma empresa resolver as suas dívidas de curto prazo. zRácio de solvência - capacidade de resolver os seus encargos de dívida a longo prazo.

7 Ana Azevedo MGI 20017 Conceitos zActivo corrente (Current assets / Working capital) Bens líquidos, stocks de matérias primas, produtos acabados, contas a receber. zÍndice de endividamento (gearing, debt ratio) Se uma empresa tem um capital de 10m com 2m de capital de empréstimo, têm 20%

8 Ana Azevedo MGI 20018 Rácios de liquidez zCurrent ratio = Activo corrente Current assets Exigível a curto prazo Current liabilities Acima 1 zThe acid test / Quick ratio Current assets - stock Current liabilities Acima 1,5

9 Ana Azevedo MGI 20019 Rácios de investimento zCombinam dados contabilísticos e da bolsa de valores. zP/E Price Earning Ratio Preço das acções Share price Ganhos por acção Earnings per share

10 Ana Azevedo MGI 200110 Rácios contabilísticos zMargem de lucro Profit Margem= Lucro ilíquido X 100 Movimento de vendas Turnover zActivo de vendas = Movimento de vendas Capital investido

11 Ana Azevedo MGI 200111 Rácios contabilísticos zRentabilidade= Lucro ilíquido X 100 Bens totais zMovimento do stock Stock turnover = Stock X 365 Custo de vendas

12 Ana Azevedo MGI 200112 Rácios contabilísticos zDevedores Debtors days = Debtors X 365 Vendas zCredores Creditor days = Credores X 365 Compras

13 Ana Azevedo MGI 200113 Rácios de investidores zRetorno dos fundos dos accionistas = Lucro líquido X 100 Fundos dos accionistas zLucro por acções Earnings per share Lucro líquido Número de acções

14 Ana Azevedo MGI 200114 Code searching zPossibilita maior precisão na pesquisa evitando os problemas com a linguagem natural ou uso de descriptores. zTipos de códigos: yProduct - SIC code USA Standard Industrial Classification yEvent codes yCountry codes

15 Ana Azevedo MGI 200115 Perfis de indústria zElementos a integrar: yO meio onde a indústria se integra (STEP factors) yEstatísticas e previsões para a indústria yIdentificação das maiores empresas / maiores concorrentes e análise do seu desempenho financeiro e operacional.

16 Ana Azevedo MGI 200116 Business intelligence zProcessamento de informação de suporte à gestão baseada no contexto actual e futuro onde uma empresa opera. zRelaciona-se com: yConcorrentes actuais yConcorrentes potenciais yOportunidades de crescimento yContexto tecnológico

17 Ana Azevedo MGI 200117 Business intelligence yRegulamentações políticas e ambientais yMercados yContexto económico yContexto social e cultural yDados demográficos yFornecedores yCompradores

18 Ana Azevedo MGI 200118 Competitive action plan- exemplo 1. Pesquisar na PTS International Forecasts usando os product codes apropriados, os event codes e os country codes. Obtêm-se informação sobreas tendências na indústria a nível internacional 2. Pesquisar news sobre a indústria e as empresas usando Informat International Business, ABI Inform, FT fulltext.

19 Ana Azevedo MGI 200119 Competitive action plan Com estes dados obtém-se o estado da arte da indústria, dados económicos, demográficos, estilos de vida, etc. Identificam-se as principais empresas, as suas subsidiárias e as marcas a elas associadas.

20 Ana Azevedo MGI 200120 Competitive action plan 3. Pesquisar relatórios de empresas sobre os principais concorrentes. Fazer Rnaking de empresas por rácios. Usar as bases ICC. Fornece dados comparativos sobre o desempenho das empresas de um sector. 4. Pesquisar adicionalmente em : FT company abstracts, EXTEL databases.

21 Ana Azevedo MGI 200121 Ten ways to monitor competition 1. Commercial databases 2. Speciality trade publications 3. Newspapers 4. Job advertisements 5. Published market research reports 6. Stockbrockers reports 7. Exhibitions, trades shows and product literature 8. Publically filed annual reports 9. Advertising 10. Personal contacts


Carregar ppt "Ana Azevedo MGI 20011 Informação empresarial z Informação usada por uma organização com fins lucrativos no curso das suas actividades. z De natureza sociológica,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google