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Origens e história da logística

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Apresentação em tema: "Origens e história da logística"— Transcrição da apresentação:

1 Origens e história da logística
Alunos: Adriano Miguel Fernandes Gomes Diogo Fernando Coelho Oliveira Helder Filipe Lourenço Marques Hugo Guimarães de Faria Vítor Duarte Oliveira da Silva

2 Índice Origem da Logística Egípcios Fenícios Persas Romanos
Logística Militar Origem Funções Logística Militar 2ª guerra Mundial Dias de hoje

3 Índice Nível Industrial Definições
Anos 50 e início dos anos 60 Anos 60 e início dos anos 70 Década de 70 Década de 80 Fim dos anos 80 e início dos anos 90 Década de 90 Depois do ano 2000 Definições Diferentes nomes aplicados à distribuição e Logística Casos reais

4 Origem da Logística A palavra Logística origina da palavra grega “logos”, que significa “cálculo, razão, discurso, oração”. Na antiga Grécia, nos impérios Romanos e Bizantinos, existiam oficiais militares, com o nome de “Logistikas”, responsáveis pela distribuição de munições e alimentos, bem como de bens financeiros. Contudo o conceito de Logística ainda não estava estabelecido. A verdadeira Logística que veio dar origem à que hoje se conhece, pensa-se ter origem na França. Segundo Souza (1998), a Logística teve origem em França do séc. XVIII, onde o Marechal de Lógis tornou-se responsável pelo transporte de material bélico nas batalhas. O primeiro general a utilizar o termo foi Von Claussen. Assim surgiu a Logística.

5 Egípcios: Civilização Pré-clássica;
Situado em África com a área de Km2 A história do Egipto é conhecida desde a mais remota Antiguidade, começando a 3000 a.C. Contém umas das melhores arquitecturas, destacando-se as pirâmides de Gizé

6 Egípcios: (cont.) Compostas por 2,3 milhões de enormes blocos de calcário. Estima-se que cada um pesa cerca de 3 toneladas. Encontra-se aqui um bom caso de logística, pois esses blocos encontravam-se dispersos por várias “pedreiras”, ficando essas muito distantes do local de construção. Devido a boa logística ( a nível de definição de rotas) foi possível a construção das pirâmides, pois sem ela seria talvez impossível a construção.

7 Fenícios: Antiga região costeira mediterrânica, na Ásia Menor, tendo como o centro o Líbano. Habitada desde o 3º milénio a. C. por povos semitas, designados fenícios ou cananeus. A civilização fenícia tinha uma cultura centrada no comércio marítimo. A marina fenícia era uma das mais poderosas do mundo antigo. Exportavam: Púrpura, vidro. Importavam: Metais (cobre, estanho, ouro) e lã.

8 Fenícios: (cont.) Mais uma vez, estamos presente de um bom caso de logística, pois os fenícios criaram entrepostos comerciais ao longo de todo o Mediterrâneo, chegando às costas atlânticas da península ibérica e norte da África.

9 Persas: Povo que habitava a pérsia em 521 a. C., território correspondente à actual República do Irão, na Ásia. Devido à extensão do seu grande império, a comunicação era de grande importância. Desenvolveram para isso uma enorme rede postal por forma a cobrir toda a zona. Mais uma vez, houve utilização dos “princípios de logística”, para conseguirem uma boa comunicação.

10 Romanos: A história dos Romanos tem início em 753 a.C.
De uma pequena cidade, tornou-se um dos maiores impérios da antiguidade. Uma das razões que permitiu a sua expansão foi pelo facto de terem construído estradas que ligavam todos os seus territórios, permitindo uma deslocação rápida de tropas e/ou mensageiros. Nessas estradas havia “Casas postais” e hospedarias por forma a permitir aos militares e mensageiros terem melhores condições. Mais uma vez, estamos presente de um caso onde houve o uso de “princípios de logística”.

11 Logística Militar : Origem:
Desde os tempos bíblicos os líderes militares já utilizavam a logística. As guerras eram longas e geralmente distantes, sendo necessário grandes deslocações. Era necessário um plano, organização e execução de tarefas logísticas. O sistema logístico foi desenvolvido com o intuito de abastecer, transportar e alojar militares. Dos primórdios da humanidade os povos eram geralmente nómadas, viviam da agro-pecuária e os pequenos exercitos eram constituídos por camponeses, eram claramente exércitos destreinados e desorganizados. Conflitos tinham uma razão territorial. Desde os tempos bíblicos os líderes militares já utilizavam a logística. As guerras eram longas e geralmente distantes, eram necessários grandes deslocamentos de um lugar para outro, além de exigir que as tropas carregassem tudo o que iriam necessitar. Para transportar as tropas, armamentos e carros de guerra pesados aos locais de combate era necessário um plano, organização e execução de tarefas logísticas, que envolviam a definição de uma rota, nem sempre a mais curta pois era necessário ter uma fonte de água potável próxima, transporte, armazenagem e distribuição de equipamentos e suplimentos. O sistema logístico foi desenvolvido com o intuito de abastecer, transportar e alojar tropas – propiciando que os recursos certos estivessem no local certo e na hora certa. Este sistema operacional permitia que as campanhas militares fossem realizadas e contribuía para a vitória das tropas nos combates.

12 Logística Militar : (cont.)
Funções Logística Militar : Transporte de pessoas. Desenvolvimento, transporte e distribuição de materiais. Disponibilização de instalações. Disponibilização de serviços.

13 Logística Militar : (cont.)
2ª Guerra Mundial : Conflito global. Uso em grande escala de transportes. Realocação das forças de desmobilização. Repartição dos prisioneiros de guerra. Alimentação de populações civis. Ofensivas estratégicas de bombardeamentos. Com a 2ª Guerra Mundial a logística tem um impulso em evolução e refinamento. Chamada a mais complexa, bem planeada operação de logística na história Não somente os combatentes tiveram que fornecer forças em distâncias cada vez maiores, mas estas forças tendiam a mover-se, consumindo rapidamente combustível, alimento, água e munição. A 2ª guerra de mundo era uma guerra também de logística, como em cada outro sentido. O custo da tecnologia ainda não se tinha transformado num factor inibidor. A partir do momento em que os militares começaram a perceber o poder estratégico que o sistema logístico possuía, deu-se mais atenção ao serviço de apoio que as equipes prestavam no sentido de deslocamento de munição, víveres, socorro médico nas batalhas etc. Consequentemente, despertou-se o interesse em estudos nesta área – que foi evoluindo após os resultados observados na Segunda Guerra Mundial em relação ao sistema logístico utilizados pelos militares.

14 Logística Militar : (cont.)
2ª Guerra Mundial : (cont.) Até o fim da 2ª Guerra Mundial a Logística esteve associada às actividades militares. Nesse período, com as tecnologias mais avançadas e a necessidade de suprir os locais destruídos pela guerra, a logística passou a ser adoptada pelas empresas. Após a 2ª Guerra Mundial, em meados de 1950, a logística, surge como matéria na Universidade de Harvard, nas cadeiras de Engenharia e Administração de Empresas. A inteligência americana, com a consultoria de professores da Harvard, estudou mais a fundo a Logística, para sua melhor utilização na participação americana na II Guerra Mundial. No pós-guerra, estes consultores tornaram-se os primeiros professores da disciplina Logística Empresarial em Harvard, nos anos 50.

15 Logística Militar : (cont.)
Dias de hoje: A logística, através do Serviço de Intendência, evoluiu muito nas Forças Armadas. Hoje, este sector deixou de ser apenas um serviço de apoio ao combate, passando a ser um elemento importante que pode definir o curso de uma guerra. Num recente conflito da era Contemporânea, a Guerra do Golfo, pôde-se observar que o papel da logística foi preponderante para a vitória das forças americanas, prevendo e fornecendo os recursos de forma eficaz e na hora certa. Outro exemplo: Conflito entre os Estados Unidos e o Iraque.

16 Nível industrial: Anos 50 e início dos anos 60:
Neste período, os sistemas de distribuição não eram planeados nem formulados. A distribuição era em geral representada pelo transporte rodoviário da indústria e das frotas dos próprios fabricantes. Não havia nenhuma ligação real entre os vários distribuidores.

17 Nível industrial: (cont.)
Anos 60 e início dos anos 70: Reconhecimento da existência de actividades correlacionadas, tais como: - transporte; - armazenamento; - embalamento. Desenvolvimento do conceito de distribuição física. Planeamento e gestão dos serviços de distribuição a um custo reduzido.

18 Nível industrial: (cont.)
Década de 70: Foi uma década importante no desenvolvimento do conceito de distribuição. Mudança na estrutura e controlo da cadeia de distribuição. Declínio do poder de alguns fabricantes e fornecedores. Aumento de alguns retalhistas. Desenvolvimento do conceito de armazéns de distribuição local e regional.

19 Nível industrial: (cont.)
Década de 80: Aumento dos custos de distribuição, contribuindo para o aumento do profissionalismo associado. Planeamentos a longo prazo. Tentativa de identificar possíveis falhas e obter aprovisionamentos. Diminuição dos stocks. Desenvolvimento de tecnologias de informação que ajudaram o crescimento dos serviços de distribuição. Necessidade de sistemas de logística integrados.

20 Nível industrial: (cont.)
Fim dos anos 80 e início dos anos 90: Ligação de tecnologias de informação mais avançadas. Integração de funções dos sistemas de logística. O termo logística foi usado para descrever o conceito: Logística = aquisição + gestão + distribuição de materiais Melhoramento dos serviços e redução dos custos associados.

21 Nível industrial: (cont.)
Década de 90: Gestão de cadeias de fornecimento. Conceito de túnel, formado por diferentes organizações envolvidas por onde passa um fluxo de produtos: 1. Fornecedores 2. Transportadores 3. Fabricantes 4. Distribuidores 5. Retalhistas 6. Clientes

22 Nível industrial: (cont.)
Depois do ano 2000: As organizações empresariais fazem um esforço para manter a sua posição face à concorrência, trazer novos produtos para o mercado e aumentar o rendimento das suas operações. Desenvolvimento de novas ideias; Redefinição dos objectivos empresariais; Reengenharia dos sistemas na sua totalidade. Uma área de negócio onde isto teve particular significado foi a logística. Para muitas organizações, as mudanças na logística promoveu o avanço dos seus negócios. As empresas líderes reconheceram que a logística pode oferecer valor acrescentado, em vez da ideia tradicional que muitas funções da logística eram meramente custos que deveriam ser minimizados.

23 Definições: Logística é a arte e ciência de determinar os requisitos, adquiri-los, distribuí-los e finalmente, mantê-los em condições operacionais para serem usados. Stone, 1968 A gestão de todas as actividades, que facilita movimentos e coordenação de fornecimentos e exige a criação de tempo e espaço úteis. Hesket, Glaskowsky e Ivie, 1973 Logística é a gestão estratégica de movimentos, armazenamento e informação relativa a materiais, começa e acaba em cadeias de fornecimentos, através das etapas de procura, processamento e distribuição final. O objectivo final é contribuir para o fluxo máximo e lucros futuros através do preço efectivo da satisfação dos clientes. Cooper, ed, 1994

24 Definições: (cont.) Logística é o posicionamento de recursos no tempo certo, no local certo, a um custo certo, com a qualidade certa. UK Institute of Logistics and Transport, 1998 O movimento eficiente de produtos acabados desde o fim da linha de produção até ao consumidor, e em alguns casos inclui o movimento matérias-primas desde a origem até ao início da linha de produção. Estas actividades incluem transporte de cargas, armazenamento, tratamento do material, embalamento de protecção, inventário de controlo, maquinaria e selecção de lotes, processamento de ordens, previsão de marketing e serviço de clientes. US National Council of Physical Distribution Management (NCPDM)

25 Definições: (cont.) Ciência que planeia e executa o movimento e manutenção das forças. NATO Logística é a parte da gestão da cadeia de abastecimento que planeia, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e económico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes. Council of Logistics Management

26 Diferentes nomes aplicados à distribuição e logística :
Distribuição física (physical distribution) Logística (logistics) Logística empresarial (business logistics) Gestão de materiais (materials management) Oferta e procura (procurement and supply) Fluxo de produtos (product flow) Logística de marketing (marketing logistics) Gestão de cadeias de fornecimento (supply chain management) Transportes

27 Casos Reais: Durante o furacão Katrina, na Califórnia, a Logística de dois órgãos foi posta à prova. De um lado, o Wal Mart, um gigante de hipermercados, com bastantes sucursais na zona da Califórnia; Do outro, a FEMA (Federal Emergency Management Agency) um órgão do estado responsável pela resposta a acidentes e catástrofes naturais, cujo desempenho foi posteriormente analisado pelos congressistas. Aquando do anúncio de possível tempestade, a empresa Wal Mart recorreu às suas bases de dados e descobriu que durante as tempestades aumentava o consumo de alguns produtos, reforçando assim o seu stock. Imediatamente após a catástrofe, 1900 camiões da Wal Mart dirigiram-se para Nova Orleães. A FEMA, uma vez que a infra-estrutura de comunicação estava destruída, levou 3 dias para se aperceber da gravidade da situação. A FEMA possui um Director de Emergência cujas suas funções não estão definidas, segundo o relatório do estado. Dados de FEMA retirados de um relatório norte-americano para descobrir as falhas

28 Casos Reais: (cont.) Falta de coordenação entre a FEMA e as autoridades locais. A companhia Wal Mart é conhecida pela sua eficiência e pelas suas Logísticas altamente centralizadas, o que leva a concluir que o sector privado está melhor preparado que o público. “Most people who were dramatically affected were Wal-Mart consumers. They're going to remember Wal Mart was there.” (Uma aposta da empresa?) Nos dias seguintes, a Wal Mart chegou com água, medicamentos e mais de 10 milhões de dólares em doações. Enquanto que o estado e as autoridades locais foram duramente criticados pela forma como ajudaram depois da tempestade, a Wal-Mart ficou reconhecida como um modelo eficiente de logística.

29 Casos Reais: (cont.) A FEMA estava mal preparada para conduzir buscas em grande escala. Várias equipas afirmaram terem sido enviadas a edifícios que já haviam sido inspeccionados, devido às marcas de spray deixadas pelas equipas anteriores. O alojamento de emergência estava apenas 35% ocupado nos primeiros 30 dias. Segundo o relatório, a FEMA necessita de melhorar a sua logística de mantimentos e transporte. Em alguns casos, foi necessário pedir o dobro do produto para obter apenas metade. "They were ready before FEMA was."

30 A logística sempre foi um importante factor da vida durante muitos anos, mas a sua importância foi reconhecida apenas num passado relativamente recente.

31 Bibliografia: Business Logistics Management, Ballou, Ronald H Logistics Engineering and Management, Blanchard, Benjamin The Handbook of Logistics and Distribution Management, Alan Rushton, John Oxley, Phil Croucher


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