A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

V1b.jcf.DCSA Janeiro 2005 Computadores e Internet para Ensinar e Aprender na FCT/UNL e-Campus II – usar a tecnologia e construir os conteúdos...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "V1b.jcf.DCSA Janeiro 2005 Computadores e Internet para Ensinar e Aprender na FCT/UNL e-Campus II – usar a tecnologia e construir os conteúdos..."— Transcrição da apresentação:

1 v1b.jcf.DCSA Janeiro 2005 Computadores e Internet para Ensinar e Aprender na FCT/UNL e-Campus II – usar a tecnologia e construir os conteúdos...

2 v1b.jcf.DCSA Janeiro 2005 2 A Internet na Educação Sociedade da Informação, do Conhecimento, da Aprendizagem... Formação ao longo da vida, info-inclusão, coesão social, inovação Flexibilidade –Tempo –Espaço –Contexto –Conteúdo –Discurso (áudio, vídeo,…)

3 v1b.jcf.DCSA Janeiro 2005 3 As ferramentas Assíncronas –Correio electrónico –Conferência electrónica (e-conf, forum) –Lista de distribuição/discussão (listserv, mailing list) –Publicação web –Audio e Vídeo-on-demand Síncronas –Conversa textual (chat, IRC, messenger) –Audio e Vídeo-conferência/difusão (videoconference, net/broadcast) –Quadro (white-board) –Aplicações partilhadas

4 v1b.jcf.DCSA Janeiro 2005 4 Os ambientes integrados BBS Compuserve, AOL Yahoo Portais

5 v1b.jcf.DCSA Janeiro 2005 5 As TIC como extensão Desktop –Procº texto (word) –Apresentações (powerpoint) –Simulações, gráficos (excel) –Modelos (modellus) Internet –Pesquisa (Google, A9, Yahoo,...) –Comunicação (forum, conversa) –Publicação (por ex. Portfolio) embedded (embebidas, imbuídas, encaixadas)

6 v1b.jcf.DCSA Janeiro 2005 6 As TIC como alternativa Parcial: modelo misto (blended) Total: a distância/on-line

7 v1b.jcf.DCSA Janeiro 2005 7 Uma solução em kit (s/) Email: n... Listserv: mailman Forum: phpBB Chat: MSChat Messenger: ICQ, MSN, Yahoo (we)Blog: Truetype Pub Web: Frontpage express (MS-Office, Dreamweaver...) Arquivo: FTP MMedia Apps: Authorware, Director... Colaborative Apps: netmeeting Broadcast: WMedia

8 v1b.jcf.DCSA Janeiro 2005 8 Soluções chave-na-mão CMS/LMS OpenSource Truetype (blog) Nuke (portal CMS) Moodle (LMS)...

9 v1b.jcf.DCSA Janeiro 2005 9 Especificações? Interface agradável e intuitivo Criação fácil a partir de recursos existentes Conteúdo de cursos re-utilizável de diferentes formas (inclusivé de outros sistemas como Blackboard, etc) Envolvimento dos alunos Inscrição e actividades de alunos seguras e simples Funcionalidades de gestão simples para alunos e professores

10 v1b.jcf.DCSA Janeiro 2005 10 O Moodle Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment Sistema de Gestão de Ensino e aprendizagem (LMS - learning management system) Desenvolvido a partir da abordagem educativa Apoiado na comunidade de utilizadores Martin Dougiamas, autor do Moodle

11 v1b.jcf.DCSA Janeiro 2005 11 O Moodle Alternativa aos sistemas comerciais, distribuído gratuitamente de acordo com a licença Open Source Design modular facilita adaptação e múltiplas situações Criação muito fácil de conteúdos Estética agradável

12 v1b.jcf.DCSA Janeiro 2005 12 Arquitectura do Moodle No coração do Moodle estão as ACTIVIDADES Desenhado por um professor e também engenheiro informático, no âmbito do seu trabalho de doutoramento Pergunta-se Como pode a Internet apoiar (...) o ensino e a aprendizagem? (...) Que estruturas da web e interfaces encorajam os participantes a envolver-se (...) numa comunidade de alunos, lendo de forma aberta, reflectindo criticamente e escrevendo construtivamente, envolvendo as suas experiências pessoais? Adaptado Dougiamas, M. Taylor, P. C. (2003)

13 v1b.jcf.DCSA Janeiro 2005 13 Perspectivas teóricas Construtivismo social e Construcionismo social Privilegiam o foco no discurso colaborativo e o desenvolvimento individual de significado através da construção e partilha de textos e de outros materiais produzidos pelos participantes Favorecem a constituição de Comunidades de Prática, com determinadas expectativas e comportamentos Adaptado Dougiamas, M. Taylor, P. C. (2003)

14 v1b.jcf.DCSA Janeiro 2005 14 Estilos de ensinar e aprender O que será um e- prof? O que será um e- student? O que será um e- campus?

15 v1b.jcf.DCSA Janeiro 2005 15 e-prof Modelo pedagógico –Mais centrado nos alunos ou no professor? –Que oportunidades pretendo proporcionar aos meus alunos: memorizar, compreender, analisar, resolver problemas, criticar, ser criativo, reflectir, partilhar... –Que tipo de situações quero explorar? Prof para todos, Prof para um/alguns, Intragrupo de alunos, Intergrupos de alunos... -...

16 v1b.jcf.DCSA Janeiro 2005 16 e-prof Autoria digital –Conteúdos curriculares Textos Imagens Animações Áudio Vídeo... –Materiais de estudo autónomo Manuais Tutoriais Fichas de trabalho

17 v1b.jcf.DCSA Janeiro 2005 17 e-prof Dinamização –Conteúdos –Modalidades (forum, chat,...) –Frequência

18 v1b.jcf.DCSA Janeiro 2005 18 Moodlização Caracterização –Ambiente de trabalho –Calendário –Natureza do ambiente de trabalho Tópicos Semanal Social

19 v1b.jcf.DCSA Janeiro 2005 19 Moodlização A comunidade –Criador –Professores –Alunos –Visitantes As Ferramentas –Recursos –Actividades

20 v1b.jcf.DCSA Janeiro 2005 20 Gestão do Curso Modular Flexível –Diferentes materiais –Alterável Permeável (integração de materiais externos) Simples – editor universal

21 v1b.jcf.DCSA Janeiro 2005 21 Gestão do Curso Recursos –Doc texto –Página Web –Ficheiros transferidos para moodle –Ficheiros externos

22 v1b.jcf.DCSA Janeiro 2005 22 Gestão do Curso Actividades –Conversa / Chat –Diário /Journal –Fórum –Glossário / Glossary –Inquérito / Survey –Lição / Lesson –Mini-teste / Quiz –Referendo / Choice –SCORM –Trabalho / Assignment –Wiki –Workshop

23 v1b.jcf.DCSA Janeiro 2005 23 Gestão do Ensino e aprendizagem Inscrição diversificada Informação sobre actividade dos alunos tipo Bigbrother (presença, acção) Possibilidade de segmentação em grupos Calendarização das actividades, dos alunos... Classificações (diferentes escalas)

24 v1b.jcf.DCSA Janeiro 2005 24 Avaliação Portfolio –Uma colecção coerente de trabalhos e reflexão Participação –Quantidade: frequência, duração (Stats) –Qualidade: passivo, activo, pró-activo Testes

25 v1b.jcf.DCSA Janeiro 2005 25 Mais perguntas que respostas O que se perde? O que se ganha? O que muda? Como fazer? Quem faz? Quando fazer (e quando não fazer)?

26 v1b.jcf.DCSA Janeiro 2005 26 Mais perguntas que respostas Passo a passo Explorar, experimentar Usar Moodle + extensões Criar uma comunidade de apoio

27 v1b.jcf.DCSA Janeiro 2005 27 Uma comunidade nascente...

28 v1b.jcf.DCSA Janeiro 2005 28 Referências Moodle, http://moodle.org (2005-01-09)http://moodle.org Dougiamas, M. Taylor, P. C. (2003). Moodle: using learning communities to create an open source course management system, EDMEDIA2003 Moodle, in Wikipedia, http://en.wikipedia.org/wiki/Moodle (2005-01-09) http://en.wikipedia.org/wiki/Moodle Course EDUC 515: Classroom Technology Tools, Walla- walla College, http://dlearn2.wwc.edu/moodle/course/view.php?id=44 (2005.01.09) http://dlearn2.wwc.edu/moodle/course/view.php?id=44


Carregar ppt "V1b.jcf.DCSA Janeiro 2005 Computadores e Internet para Ensinar e Aprender na FCT/UNL e-Campus II – usar a tecnologia e construir os conteúdos..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google