A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Investigação em Marketing Politico António Cardoso UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Investigação em Marketing Politico António Cardoso UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA."— Transcrição da apresentação:

1 A Investigação em Marketing Politico António Cardoso ajcaro@ufp.pt UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA

2 UFP Marketing Politico ajcaro@ufp.pt2 A Investigação em Mkt Politico  Para poder influenciar o eleitorado e para saber a quais se dirigir (o que lhes dizer; como falar com eles) é preciso conhecê-los muito bem.  Quem é que são?  Como é que pensam?  Como tomam as suas decisões de voto?  Actualmente, há ainda políticos e partidos que pensam que se podem contentar, em vez de estudos de mercado eleitoral, com os contactos pessoais com os eleitores.  Insuficientes e perigosos (visão incompleta e deformada das características e atitudes dos eleitores)  Para evitar tais erros e se queremos conhecer objectiva e efectivamente o eleitorado, é necessário recorrer aos métodos científicos do estudo do eleitorado.

3 UFP Marketing Politico ajcaro@ufp.pt3 A Investigação em Mkt Politico As fontes e os métodos de informação. 1- Análise estatística dos dados disponíveis. Características socio-demográficas da população. Análise estatística dos escrutínios passados 2- Métodos de sondagem / estudos de opinião. Estudos qualitativos e quantitativos Inquéritos isolados e repetitivos.

4 UFP Marketing Politico ajcaro@ufp.pt4 A Investigação em Mkt Politico 1- Análise estatística dos dados disponíveis.  Características socio-demograficas da população.  Qualquer que seja o âmbito eleitoral (Presidencial, legislativo; Autárquico; Europeu), o candidato/partido deve analisar o mais detalhadamente possível as características demográficas, sociológicas e económicas dos habitantes dessa região.  Os dados oficiais do INE permite-lhes conhecer a composição da população  Análise estatística dos escrutínios passados (fonte de inf. Gratuita.  Evolução histórica dos votos em determinada região/período.  Transferência de votos entre dois actos eleitorais.  Transferência de voto entre dois turnos do mesmo escrutínio

5 UFP Marketing Politico ajcaro@ufp.pt5 A Investigação em Mkt Politico 1- Análise estatística dos dados disponíveis. Utilidade e Limitações dos dados anteriores:  As conclusões do comportamento dos eleitores num escrutínio passado podem ajudar a compreender a sua previsão de voto em situações análogas (P/ ex: o voto dos comunistas em Mário Soares na 2ª volta das Presidenciais).  A análise estatística da transferência de votos é limitada.  Apenas fornecem dados globais e aproximados.  A extrapolação das conclusões para uma futura eleição é perigosa.  Produz informações incompletas e não explica o comportamento do eleitorado. OBS: O comportamento dos eleitores não se explica apenas pela sua idade, sexo, profissão, votos passados... Mas pelo seu estilo de vida, preocupações, atitudes relativamente aos problemas políticos e aos candidatos.

6 UFP Marketing Politico ajcaro@ufp.pt6 A Investigação em Mkt Politico 2- Os Métodos de Sondagem / Estudos de Opinião.  Estudos qualitativos e quantitativos.  Os estudos qualitativos: estudos em profundidade, recorrendo a técnicas mais abertas, menos estruturadas e mais profundas, inspirados na psicoterapia  Os estudos quantitativos: denominados por sondagens.  Inquéritos Isolados e repetitivos.  Pontuais: medir num determinado momento as distribuição das opiniões, atitudes e comportamentos do eleitorado.  Repetitivos: seguir a evolução ao longo do tempo. Existem 2 tipos:  Barómetros: colocar periodicamente as mesmas questões a sujeitos diferentes.  Painéis: colocar periodicamente as mesmas questões aos mesmos sujeitos.

7 UFP Marketing Politico ajcaro@ufp.pt7 A Investigação em Mkt Politico 2- Os Métodos de Sondagem / Estudos de Opinião. Condições de Validade dos Inquéritos por Sondagem:  A amostra deve ser representativa.  Amostra aleatória (qualquer pessoa).  Amostra por quotas (sexo, idade, profissão, localidade).  Dimensão da amostra.  Qualidade do questionário (questões pertinentes, claras e sem ambiguidade)  Margem de erro e intervalo de confiança.  Método de administração utilizado.  Pessoal.  Telefone.  Postal.  Internet OBS: Credibilidade da fonte.

8 UFP Marketing Politico ajcaro@ufp.pt8 A Investigação em Mkt Politico 2- Os Métodos de Sondagem. Categorias de informação fornecidas pelos inquéritos: a)Atitudes politicas fundamentais dos eleitores. b)Opiniões conjunturais sobre a situação geral e sobre os problemas da actualidade. c)Atitudes dos eleitores relativamente ao governo, aos partidos e aos políticos. d)Intenções e comportamentos de voto.

9 UFP Marketing Politico ajcaro@ufp.pt9 Categorias de informação fornecidas pelos inquéritos: a) Atitudes politicas fundamentais dos eleitores. O voto não exprime apenas o humor momentâneo do eleitor, as suas preocupações e aspirações imediatas, a sua percepção dos seus interesse económicos e sociais, o julgamento que faz relativamente às qualidades e aptidões dos candidatos, mas reflecte também certas atitudes profundas relativamente à politica e á organização da sociedade. Referimo-nos ao seu temperamento politico:  Interesse pela politica (grau de participação ou distanciamento)  Atitudes relativamente à mudança social.  Atitudes relativamente à liberdade e à autoridade  Atitudes relativamente ao sistema económico.  Atitudes relativamente aos conceitos de direita e de esquerda.  Valores socio-culturais

10 UFP Marketing Politico ajcaro@ufp.pt10 Categorias de informação fornecidas pelos inquéritos: b) Opinião dos eleitores sobre a situação e os problemas da actualidade.  O estado de espírito (humor) dos eleitores.  Percepção da situação actual  Julgamento da situação geral (sociedade: melhorar/piorar).  Julgamento sobre a sua situação particular (rendimento).  Previsões (optimistas/pessimistas) sobre o futuro.  Grau de combatividade/descontentamento (greve/protesto)  Os centros de preocupação (educação, saúde, transportes,...)  As suas opiniões relativamente a probl. específicos (aborto, pacote laboral, despenalização do consumo da droga, gestão privada dos hospitais, etc.)

11 UFP Marketing Politico ajcaro@ufp.pt11 Categorias de informação fornecidas pelos inquéritos: c) Atitudes dos eleitores sobre os partidos e sobre os políticos. Atitudes relativamente ao poder e à sua actividade. Satisfação e confiança com o.... ( ) Julgamento da acção do.... (económico/social/reformas) Indicadores de popularidade dos partidos e dos candidatos. Imagem dos partidos e dos candidatos. Orientações politicas e ideológicas atribuídas pelos eleitores aos partidos e aos candidatos. Aptidões/capacidades reconhecidas para governar. Traços de personalidade (simpatia, inteligente, autoritário,...)

12 UFP Marketing Politico ajcaro@ufp.pt12 Categorias de informação fornecidas pelos inquéritos: d) Intenções de voto e votos efectivos. Os inquéritos eleitorais procuram medir as intenções de voto antes das eleições. Os resultados e a sua publicação suscita muitas criticas pois influenciam abusivamente o eleitorado.  Validade e utilidade dos inquéritos sobre as intenções de voto.  Erros de amostragem (dimensão da amostra, tipos de pessoas inquiridas, margem de erro e intervalo de confiança, recusas em responder, método utilizado);  Muitos dissimulam a intenção de voto, deformando-a voluntariamente;  Podem surgir acontecimentos imprevistos que alterem as previsões;  Indicador para concentrar os esforços em certo tipo de eleitores;  Medir o efeito das acções politicas e a sua popularidade.


Carregar ppt "A Investigação em Marketing Politico António Cardoso UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google