A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 8º ano. Professora Débora Soifer Clones Demais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 8º ano. Professora Débora Soifer Clones Demais."— Transcrição da apresentação:

1 TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 8º ano. Professora Débora Soifer Clones Demais

2 TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Introdução Que relevância tem, para os jovens nos dias de hoje, aprender Ciências? Essa é uma questão fundamental, relacionada à influência do conhecimento científico e às formas de pensar na construção e consolidação de uma sociedade democrática. Ao aprender Ciências, o jovem estará desenvolvendo uma forma de perceber o mundo que, muitas vezes, contraria o senso comum. À medida que aumenta sua compreensão da estrutura e do funcionamento da natureza, ele estará aprendendo a observar intencionalmente, a formular hipóteses, a experimentar para testá-las, a concluir e, finalmente, a operar os conceitos adquiridos para solucionar novos problemas. Ao fazer a leitura do livro e a confecção do trabalho proposto, o aluno vai reconhecer a importância da biotecnologia à favor da vida, das pesquisas envolvendo terapias gênicas e aprofundará seus conhecimentos sobre o corpo humano. Boa leitura e bom trabalho! Que relevância tem, para os jovens nos dias de hoje, aprender Ciências? Essa é uma questão fundamental, relacionada à influência do conhecimento científico e às formas de pensar na construção e consolidação de uma sociedade democrática. Ao aprender Ciências, o jovem estará desenvolvendo uma forma de perceber o mundo que, muitas vezes, contraria o senso comum. À medida que aumenta sua compreensão da estrutura e do funcionamento da natureza, ele estará aprendendo a observar intencionalmente, a formular hipóteses, a experimentar para testá-las, a concluir e, finalmente, a operar os conceitos adquiridos para solucionar novos problemas. Ao fazer a leitura do livro e a confecção do trabalho proposto, o aluno vai reconhecer a importância da biotecnologia à favor da vida, das pesquisas envolvendo terapias gênicas e aprofundará seus conhecimentos sobre o corpo humano. Boa leitura e bom trabalho!

3 TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Tarefa Os alunos farão a leitura do livro “Clones Demais”, de Marcelo Leite (Ed. Ática), ao longo do mês de maio. Se reunirão em duplas ou trios para pesquisar, em bibliografias específicas, sobre clonagem e terapia gênica (conforme estudado no 1° bimestre, em Ciências). Confeccionarão um cartaz, no mês de junho, com a pesquisa bibliográfica e trechos de entrevistas com pessoas do convívio do próprio aluno, falando sobre suas opiniões a respeito da clonagem terapêutica. Os alunos farão a leitura do livro “Clones Demais”, de Marcelo Leite (Ed. Ática), ao longo do mês de maio. Se reunirão em duplas ou trios para pesquisar, em bibliografias específicas, sobre clonagem e terapia gênica (conforme estudado no 1° bimestre, em Ciências). Confeccionarão um cartaz, no mês de junho, com a pesquisa bibliográfica e trechos de entrevistas com pessoas do convívio do próprio aluno, falando sobre suas opiniões a respeito da clonagem terapêutica.

4 TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Durante o mês de maio, os alunos mostrarão seus avanços na leitura do livro para a professora, através de momentos, ao final de algumas aulas de Ciências, em que a professora discutirá sobre o assunto abordado ao longo dos capítulos. Os alunos também mostrarão para a professora o andamento de suas pesquisas teóricas sobre clonagem e terapia gênica. Durante o mês de maio, os alunos mostrarão seus avanços na leitura do livro para a professora, através de momentos, ao final de algumas aulas de Ciências, em que a professora discutirá sobre o assunto abordado ao longo dos capítulos. Os alunos também mostrarão para a professora o andamento de suas pesquisas teóricas sobre clonagem e terapia gênica.

5 TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Após a leitura e feita a pesquisa teórica, o aluno vai pensar nas questões que fará para os entrevistados. É muito importante mostrar as perguntas formuladas para a professora, para que ela oriente a entrevista. O aluno poderá escolher as pessoas que quer entrevistar, mas deverá tomar o cuidado de anotar o nome completo, a profissão e a data da entrevista. Após a leitura e feita a pesquisa teórica, o aluno vai pensar nas questões que fará para os entrevistados. É muito importante mostrar as perguntas formuladas para a professora, para que ela oriente a entrevista. O aluno poderá escolher as pessoas que quer entrevistar, mas deverá tomar o cuidado de anotar o nome completo, a profissão e a data da entrevista.

6 TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo A última etapa do trabalho vai acontecer ao longo do mês de junho. O aluno vai confeccionar um cartaz colocando a sua pesquisa escrita, as entrevistas que fez (duas ou três pessoas diferentes) e a sua opinião, no final de tudo. O cartaz será feito na aula de Ciências, nas seguintes datas: *8° A: 10/06/2009 *8° B: 11/06/2009 *8° C: 10/06/2009 A última etapa do trabalho vai acontecer ao longo do mês de junho. O aluno vai confeccionar um cartaz colocando a sua pesquisa escrita, as entrevistas que fez (duas ou três pessoas diferentes) e a sua opinião, no final de tudo. O cartaz será feito na aula de Ciências, nas seguintes datas: *8° A: 10/06/2009 *8° B: 11/06/2009 *8° C: 10/06/2009

7 TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Avaliação O Trabalho fará parte da nota do 2° bimestre, valerá nota 10,0 (dez), sendo analisados os seguintes critérios: -Pontualidade na entrega de todas as etapas do trabalho (a serem definidas com a professora, ao longo da leitura); -Capricho na confecção do cartaz; -Conteúdo pesquisado (pesquisa teórica correta e completa; entrevista clara e objetiva). O Trabalho fará parte da nota do 2° bimestre, valerá nota 10,0 (dez), sendo analisados os seguintes critérios: -Pontualidade na entrega de todas as etapas do trabalho (a serem definidas com a professora, ao longo da leitura); -Capricho na confecção do cartaz; -Conteúdo pesquisado (pesquisa teórica correta e completa; entrevista clara e objetiva).

8 TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Referências As seguintes referências podem ajudar na sua pesquisa: -“Clonagem, Fatos e Mitos”, escrito por Lygia da Veiga Pereira (Ed. Moderna). -www.wikipedia.org -www.universia.com.br -www.drauziovarella.ig.com.br As seguintes referências podem ajudar na sua pesquisa: -“Clonagem, Fatos e Mitos”, escrito por Lygia da Veiga Pereira (Ed. Moderna). -www.wikipedia.org -www.universia.com.br -www.drauziovarella.ig.com.br

9 TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Conclusão O debate continua: clonar o quê, como, quando, para quê? O que é fato e o que é mito nesta nova ciência? Para dar nossa opinião precisamos saber o que é a clonagem, como é feita, e com que objetivos nas diferentes espécies animais. Além disso, devemos diferenciar a clonagem reprodutiva da clonagem terapêutica, a clonagem perigosa da clonagem construtiva.

10 TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Créditos Esta Web Quest foi confeccionada pela professora Débora Soifer, usando como referências: *Leite, M. Clones Demais. São Paulo: Ática, 2007. *Revista Isto É - Edição Nº 1750. *Revista Época - Edição 212 (10/06/2002). Esta Web Quest foi confeccionada pela professora Débora Soifer, usando como referências: *Leite, M. Clones Demais. São Paulo: Ática, 2007. *Revista Isto É - Edição Nº 1750. *Revista Época - Edição 212 (10/06/2002).


Carregar ppt "TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 8º ano. Professora Débora Soifer Clones Demais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google