Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouIsabel Lalama Alterado mais de 9 anos atrás
1
REGRAS GERAIS DE INTERPRETAÇÃO Quem faz as regras? Uma introdução à hermenêutica
2
Os vários componentes: O autor O autor O texto O texto O leitor O leitor Qual destes componentes determina o significado? Qual destes componentes determina o significado?
3
O TEXTO COMO DETERMINANTE Autonomia semântica Autonomia semântica O texto é completamente independente do autor O texto é completamente independente do autor O autor perdeu “controle” do significado do texto quando escreveu e o texto passou a ter seu próprio significado O autor perdeu “controle” do significado do texto quando escreveu e o texto passou a ter seu próprio significado OBS:O texto pode transmitir significado, mas não pode produzir significado OBS:O texto pode transmitir significado, mas não pode produzir significado
4
O LEITOR COMO DETERMINANTE O leitor “cria” o significado O leitor “cria” o significado A teoria de “resposta do leitor”: leitores distintas encontram significados diferentes no texto A teoria de “resposta do leitor”: leitores distintas encontram significados diferentes no texto Permite uma multiplicidade de significados Permite uma multiplicidade de significados
5
O AUTOR COMO DETERMINANTE O significado é o que o próprio autor quis dizer O significado é o que o próprio autor quis dizer A hermenêutica “tradicional” A hermenêutica “tradicional” Visa descobrir o que o autor conscientemente escreveu Visa descobrir o que o autor conscientemente escreveu Negar o autor como determinante é uma espécie de plágio porque “rouba” do autor o que era seu Negar o autor como determinante é uma espécie de plágio porque “rouba” do autor o que era seu
6
ALGUMA OBJEÇÕES A “falácia intencional”: A “falácia intencional”: – É impossível reviver as experiências do autor – O autor é incapaz de comunicar seu significado As experiências do autor são únicas O leitor moderno não compreende o significado de um autor antigo Como pode o ateu entender um texto escrito do ponto de vista da fé?
7
RESPOSTAS ÀS OBJEÇÕES O objetivo não é “reviver” as experiências do autor, mas, compreender o que escreveu O objetivo não é “reviver” as experiências do autor, mas, compreender o que escreveu A maioria dos autores são competentes A maioria dos autores são competentes As diferenças de cultura, tempo e história podem ser diminuídas As diferenças de cultura, tempo e história podem ser diminuídas O ateu pode entender mas não compreender ou crer. O ateu pode entender mas não compreender ou crer.
8
O PAPEL DO AUTOR Escrever o texto dentro de um “horizonte” específico Escrever o texto dentro de um “horizonte” específico – A “particularidade histórica” do autor – Implica em coisas de que não tinha consciência Estabelecer as verdadeiras implicações Estabelecer as verdadeiras implicações – O propósito não é apenas compreender especificamente o que o autor quis dizer, mas, também, o princípio que pretendia passar – As implicações verdadeiras pertencem ao autor
9
A FUNÇÃO DO TEXTO Comunicar Comunicar – O autor, ao escrever, criou um texto que podia ser compartilhado e compreendido. – A necessidade de comunicar seu significado levou o autor a usar as normas lingüísticas do público alvo Estabelecer o contexto Estabelecer o contexto – O contexto determina como o autor usou as suas palavras e frases
10
A FUNÇÃO DO LEITOR Entender os “símbolos verbais” do autor Entender os “símbolos verbais” do autor – Como o autor usou as suas palavras e frases – O “círculo hermenêutico” Ler no contexto de outros escritos pelo mesmo autor Ler no contexto de outros escritos pelo mesmo autor Compreender a forma literária Compreender a forma literária Procurar as implicações Procurar as implicações
11
LEMBREM-SE !!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.