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REGRAS GERAIS DE INTERPRETAÇÃO Quem faz as regras? Uma introdução à hermenêutica.

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Apresentação em tema: "REGRAS GERAIS DE INTERPRETAÇÃO Quem faz as regras? Uma introdução à hermenêutica."— Transcrição da apresentação:

1 REGRAS GERAIS DE INTERPRETAÇÃO Quem faz as regras? Uma introdução à hermenêutica

2 Os vários componentes: O autor O autor O texto O texto O leitor O leitor Qual destes componentes determina o significado? Qual destes componentes determina o significado?

3 O TEXTO COMO DETERMINANTE Autonomia semântica Autonomia semântica O texto é completamente independente do autor O texto é completamente independente do autor O autor perdeu “controle” do significado do texto quando escreveu e o texto passou a ter seu próprio significado O autor perdeu “controle” do significado do texto quando escreveu e o texto passou a ter seu próprio significado OBS:O texto pode transmitir significado, mas não pode produzir significado OBS:O texto pode transmitir significado, mas não pode produzir significado

4 O LEITOR COMO DETERMINANTE O leitor “cria” o significado O leitor “cria” o significado A teoria de “resposta do leitor”: leitores distintas encontram significados diferentes no texto A teoria de “resposta do leitor”: leitores distintas encontram significados diferentes no texto Permite uma multiplicidade de significados Permite uma multiplicidade de significados

5 O AUTOR COMO DETERMINANTE O significado é o que o próprio autor quis dizer O significado é o que o próprio autor quis dizer A hermenêutica “tradicional” A hermenêutica “tradicional” Visa descobrir o que o autor conscientemente escreveu Visa descobrir o que o autor conscientemente escreveu Negar o autor como determinante é uma espécie de plágio porque “rouba” do autor o que era seu Negar o autor como determinante é uma espécie de plágio porque “rouba” do autor o que era seu

6 ALGUMA OBJEÇÕES A “falácia intencional”: A “falácia intencional”: – É impossível reviver as experiências do autor – O autor é incapaz de comunicar seu significado As experiências do autor são únicas O leitor moderno não compreende o significado de um autor antigo Como pode o ateu entender um texto escrito do ponto de vista da fé?

7 RESPOSTAS ÀS OBJEÇÕES O objetivo não é “reviver” as experiências do autor, mas, compreender o que escreveu O objetivo não é “reviver” as experiências do autor, mas, compreender o que escreveu A maioria dos autores são competentes A maioria dos autores são competentes As diferenças de cultura, tempo e história podem ser diminuídas As diferenças de cultura, tempo e história podem ser diminuídas O ateu pode entender mas não compreender ou crer. O ateu pode entender mas não compreender ou crer.

8 O PAPEL DO AUTOR Escrever o texto dentro de um “horizonte” específico Escrever o texto dentro de um “horizonte” específico – A “particularidade histórica” do autor – Implica em coisas de que não tinha consciência Estabelecer as verdadeiras implicações Estabelecer as verdadeiras implicações – O propósito não é apenas compreender especificamente o que o autor quis dizer, mas, também, o princípio que pretendia passar – As implicações verdadeiras pertencem ao autor

9 A FUNÇÃO DO TEXTO Comunicar Comunicar – O autor, ao escrever, criou um texto que podia ser compartilhado e compreendido. – A necessidade de comunicar seu significado levou o autor a usar as normas lingüísticas do público alvo Estabelecer o contexto Estabelecer o contexto – O contexto determina como o autor usou as suas palavras e frases

10 A FUNÇÃO DO LEITOR Entender os “símbolos verbais” do autor Entender os “símbolos verbais” do autor – Como o autor usou as suas palavras e frases – O “círculo hermenêutico” Ler no contexto de outros escritos pelo mesmo autor Ler no contexto de outros escritos pelo mesmo autor Compreender a forma literária Compreender a forma literária Procurar as implicações Procurar as implicações

11 LEMBREM-SE !!


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