A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Scapular winging: anatomical review, diagnosis, and treatments

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Scapular winging: anatomical review, diagnosis, and treatments"— Transcrição da apresentação:

1 Scapular winging: anatomical review, diagnosis, and treatments
Ryan M. Martin / David E. Fish Cláudio Baisch – R2

2 PARALISIA MUSCULAR SERRÁTIL ANTERIOR: 15/7.000 - 1/38.500
TRAPÉZIO: 3/12.000 ROMBÓIDES: raro!!

3 Todas são causados por lesão nervosa (raras excessões)
ETIOLOGIA: Trauma, esportes, iatrogênica, idiopática, outras (lavar carro, cortar grama, cavar, infecção viral, choque elétrico, toxinas – tétano e herbicidas, distrofias musculares, radiculopatias, reações alérgicas, coarctação de aorta, neurites, etc.)

4

5

6

7

8

9

10 SERRÁTIL ANTERIOR N. TORÁCICO LONGO
Dor no ombro, geralmente em queimação, irradiando para o braço e escápula. Fraqueza e perda de performance Limitação na flexão dos braços – reverte com estabilização da escápula Sd. Manguito rotador, instabilidade glenoumeral, desordens na articulação gleno-umeral / impacto, fraturas, osteocondroma escapular, dentre outros.

11

12

13 TRAPÉZIO N. ACESSÓRIO (XI PAR) Dor, fraqueza e perda de ADM no ombro
Impotência funcional, “como se tivesse um tijolo no ombro” Escápula lateralizada – às vezes imperceptível Limitação para abdução – acentua a escápula alada Escoliose, impacto subacromial, osteocodoma de escápula, qualquer outra causa de dor no ombro

14

15 N. DORSAL DA ESCÁPULA (C5)
ROMBÓIDE N. DORSAL DA ESCÁPULA (C5) Dor no ombro, pescoço, escápula, podendo irradiar para C5 e C6 Sensação anormal ao movimentar o ombro Não consegue medialinizar a escápula – trapézio pode dar falso negativo

16 RESUMÃO Dor + impotência funcional
Escápula alada (lateralizada ou medial) Outros diagnósticos / diagnóstico tardio SERRÁTIL: flexão TRAPÉZIO: abdução ROMBÓIDES: “encostar uma escápula na outra”

17 ENMG

18 TRATAMENTO SERRÁTIL Analgesia
Evitar movimentos acima da cabeça ou que causem dor Mov. do membro em posição supina (segura a escápula) Alongamento passivo dos rombóides, elevador da escápula e peitoral menor Cuidado sempre para não alongar o serrátil Conforme o serrátil for se reinervando e recuperando força, iniciar fortalecimento dele e dos outros músculos da cintura escapular.

19 TRATAMENTO SERRÁTIL 75%: resolvem com o tratamento clínico em até 2 anos. O serrátil se reinerva um pouco e os outros músculos suprem a defasagem. Fica com uma escápulo alada assintomática. 25%: CIRURGIA Transposição do peitoral maior Transposição de nervo. Exploração do nervo.

20 TRATAMENTO TRAPÉZIO CIRURGIA:
Tratamento conservador não leva a bons resultados Alguns autores propoem esperar até 1 ano para certificar-se que não é uma neuropraxia CIRURGIA: Transferência muscular: elevador da escápula + rombóides. (Resultados não tão bons em > 50ª ou mais de 1 músculo acometido) Neurólise: resultados muito bons também Exploração do n. acessório

21

22 Analgesia + fortalecimento do trapézio
TRATAMENTO ROMBÓIDE Analgesia + fortalecimento do trapézio


Carregar ppt "Scapular winging: anatomical review, diagnosis, and treatments"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google