A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projetos Literários na

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projetos Literários na"— Transcrição da apresentação:

1 Projetos Literários na
Escola Infantil 20 de Agosto de 2005 Hotel InterCity POA

2

3 ROTINA: CHEGADA E BRINQUEDO LIVRE OLHAR AS AGENDAS TRABALHINHO PÁTIO
HIGIENE E LANCHE BRINQUEDO LIVRE MASSINHA ORGANIZAÇÃO PARA SAÍDA

4 CENTRO DE INTERESSE O QUE É QUE VOCÊS QUEREM ESTUDAR? ELEIÇÃO

5 Centro de Interesse: AS BALEIAS

6 TEM O SEU PORQUÊ E PARA QUÊ
TODA AÇÃO EDUCATIVA TEM O SEU PORQUÊ E PARA QUÊ

7 O QUE É CONSTRUTIVISMO?

8 O sanduíche da Maricota
Regras do jogo: jogar o dado e comprar o ingrediente sorteado.

9 TODA AÇÃO EDUCATIVA TEM O SEU PORQUÊ E PARA QUÊ

10 DESENVOLVIMENTO MOTOR
CAPACIDADE MOTORA FINA HABILIDADES AUTONOMIA DESENVOLVIMENTO MORAL CARACTERÍSTICAS COGNITIVAS

11 PLANEJAMENTO TRIMESTRAL GRUPO 3 - TRIMESTRE I
IDENTIDADE E AUTONOMIA * Desenvolver a atenção através de jogos, atividades e rodas literárias; * Desenvolver a socialização, a participação em grupo e o espírito de colaboração; * Construir e respeitar regras e combinações do grupo; * Exercitar a construção da autonomia; * Expor opiniões, confrontando idéias; * Saber ouvir e respeitar os colegas; *Organizar jogos e materiais da sala; * Reconhecer a rotina das atividades, respeitando-as; * Cuidar e organizar seus pertences

12 LÓGICA , CIÊNCIAS E CONHECIMENTOS GERAIS
* Desenvolver orientação espacial; * Reconhecer seu crachá – na chamada e na mochila; * Construir o conceito de noção do tempo (antes/depois, ontem/hoje/amanhã); * Estimular percepções sensoriais; * Identificar as cores, nomeando-as; * Reconhecer e participar de datas comemorativas da família, escola, comunidade; * Identificar e nomear as partes do corpo; * Participar das aulas especializadas;

13 MATEMÁTICA * Contar objetos de 1 a 3;
* Explorar blocos lógicos, classificando-os; * Classificar e seriar objetos respeitando diferentes atributos (cor, forma, tamanho); * Realizar todas as etapas dos jogos, e seus relatórios; * Realizar escrita gráfica de 1 a 3; * Quantificar objetos utilizando materiais concretos; * Representar quantidades através de colagens, desenhos ou materiais concretos; * Estabelecer relações de grandeza (alto/baixo, pequeno/grande); * Ordenar objetos do > ao < e vice-versa; * Estabelecer relações termo-a-termo; * Trabalhar conservação de quantidade e inclusão de classe (sobrou/faltou)

14 LÍNGUA PORTUGUESA / LITERATURA
* Narrar histórias, fatos e acontecimentos; * Identificar personagens e seqüenciar narrativas; * Diferenciar a escrita gráfica do desenho; * Estimular a linguagem escrita; * Reconhecer a letra inicial do nome; * Escrever o seu nome com o auxílio do crachá; * Produzir novas histórias, a partir de uma contada ou não; * Explorar livros infantis, relacionando as histórias aos fatos do dia-a-dia;

15 ARTES PLÁSTICAS MUSICAIS
* Desenvolver a capacidade de criar, inventar, descobrir; * Explorar diferentes materiais, com diversas texturas e técnicas; * Utilizar o pincel adequadamente; * Manusear a tesoura, recortando livremente; * Rasgar, amassar e colar com diversos materiais; * Nomear as cores; * Representar graficamente a figura humana; MUSICAIS *Desenvolver a percepção auditiva e a memória; * Conhecer e cantar diferentes músicas infantis e populares; * Expressar-se corporalmente ao som de variados ritmos; * Identificar instrumentos musicais (pandeiro, flauta, tambor, chocalho...);

16 INFÂNCIA “Até por volta do século XII, a arte medieval desconhecia a infância ou não tentava representa-la. É difícil crer que essa ausência se devesse à incompetência ou à falta de habilidade. É mais provável que não houvesse lugar para infância neste mundo.” (ARIÈS, 1981: 50).

17 “Os projetos literários partem de histórias voltadas para as crianças
“Os projetos literários partem de histórias voltadas para as crianças. As histórias servem de pretextos para descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, outra ética, outra ótica... É ficar sabendo História, Geografia sem precisar saber o nome disso tudo e muito menos achar chato.” Monteiro Lobato A professora lista os conteúdos a serem desenvolvidos no trimestre, dentro das diferentes áreas: literatura e língua portuguesa, matemática, lógica, ciências e conhecimentos gerais, identidade e autonomia, artes plásticas e música. Escolhida a história desencadeadora do projeto literário, ela vincula alguns conteúdos do trimestre para aquela história, trabalhando-os de maneira lúdica e prazerosa.

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29 Projeto Literário: O CARACOL
Língua Portuguesa: Jogos de Interpretação C/L/CG: Mostrar um caracol, ver suas características, o que come... Matemática: Seriação, trilha Artes: Construção dos animais da história (sucata, massinha, móbiles...)

30 Projeto Literário: ÉRICA E OS IMPRESSIONISTAS
Língua Portuguesa: História coletiva, Escrita espontânea Matemática: Trilha do museu, Combinações de numerais com o total 5 L/C/CG: Pintores Impressionistas: Degas, Monet, Renoir Artes Plásticas: Releitura das obras

31 “Pode-se viver no mundo uma vida magnífica quando se
sabe trabalhar e amar: trabalhar pelo que se ama e amar aquilo em que se trabalha”


Carregar ppt "Projetos Literários na"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google