Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Angela Fleury Lúcia Silva Rafael Savi
Fundamentos Cognitivos da Informação Reconstruindo a Educação: Blocos Básicos Cap. 1 – Tomorrow`s Children Riane Eisler Angela Fleury Lúcia Silva Rafael Savi
2
Sumário Objetivo Diferenças entre Modelo de Parceria e Modelo Dominante Constatações Relevantes Marcos para a educação em parceria: Processo Conteúdo Estrutura Juntando os blocos Reflexos do Modelo de Parceria no ambiente organizacional
3
Objetivo Apresentar uma nova forma de estruturar a educação, para reconstrução de uma nova sociedade, detentora de possibilidades humanas, que assegurem um mundo mais sustentado e adequado para se viver no futuro. Modelo de PARCERIA na Educação
4
Elementos Centrais do Modelo Dominante
Estrutura social e familiar autoritária e hierárquica Domínio masculino rígido Alto nível de medo; violência e abuso institucionalizados Sistemas de crença, histórias e valores que respaldam o “Status Quo”
5
Elementos Centrais do Modelo de Parceria
Estrutura familiar e social mais democrática e igualitária Igualdade de gêneros Homem = Mulher Baixo nível de violência e abuso institucionalizados Sistemas de crenças, histórias e valores que suportam e validam a estrutura como normal e correta
6
O Contínuo Parceria-Dominação: Configurações Centrais
Modelo de Parceria Modelo Dominador Estrutura igualitária com hierarquias de realização Estrutura autoritária com hierarquias de dominação Valorização igual de fêmeas e machos Classificação de machos sobre fêmeas Institucionalização de honra e respeito mútuos, e resolução pacífica de conflitos Institucionalização do medo, violência e abuso Alto investimento social em características e atividades estereotipicamente “femininas”, como empatia, cuidados, não violência e criação Alto investimento social em características e atividades estereotipicamente “masculinas”, como o controle e conquista das pessoas e da natureza Mitos e histórias que honram e sagram a parceria Mitos e histórias que honram e sagram a dominação
7
Constatações Relevantes
Cuidados – (material, mental e emocional) nos três primeiros anos de vida abrem caminhos nas capacidades mentais e repertório habitual dos indivíduos Toques amorosos, abraços, conversas, sorrisos – podem ser ensinados e aprendidos Crianças de hoje vão encarar desafios sem precedentes e precisam estar melhor preparados Jovens podem encontrar em professores “testemunhas de ajuda” para ampliar significados e propósitos na vida, entendendo melhor as categorias sociais e as relações entre elas
8
Os Métodos de Ensino nos Dois Modelos
Modelo Dominante Obedecer sem questionar Inibir a curiosidade Aceitar seu lugar na hierarquia Competir sem empatia Abusar de poder e violência é normal e correto Usar as motivações negativas como: medo, culpa e vergonha Modelo de Parceria Questionar contribuindo Pensar sistemicamente Trabalhar em equipe Cooperar com empatia Reconhecer os seus direitos e os dos outros Ter papel ativo nas mudanças
9
Três Marcos para a Educação em Parceria
O Processo (como ensinamos) O Conteúdo (o que ensinamos) A Estrutura (como repartimos poder e tarefas)
10
O Processo da Educação em Parceria
O processo educacional em parceria focaliza indivíduos completos com diversos estilos de aprendizagem Prioriza não apenas a dimensão cognitiva ou intelectual, mas também aprendizado afetivo ou emocional Reconhece o aprendizado somático ou corporal e o aprendizado conativo (vontade de agir)
11
O Processo da Educação em Parceria
Valoriza as inteligências múltiplas Cultiva maneiras de aprender menos lineares e mais intuitivas, contextualizadas e holísticas (ensino conectado) Busca realizar o ensino centrado na criança e o ensino cooperativo ou colaborativo
12
Resultantes do Processo de Educação em Parceria
As crianças poderão: Aprender através de aceitação e entendimento Respeitar regras que instilam respeito em vez de medo e questionamento em vez de obediência Vivenciar experiências não verbais através da arte e da música, drama e poesia, contato com a natureza e brincadeiras
13
Conteúdo da Educação em Parceria
Processo e conteúdo são duas metades complementares da educação em parceria Visões antagônicas entre “currículo tradicional” e focado na “realidade” Redefinir o que queremos por EDUCAÇÃO Construir um currículo que atenda aos desafios do nosso tempo sem necessariamente começar do zero
14
Conteúdo da Educação em Parceria
Equilíbrio de gêneros e multiculturalismo podem trazer resultados duradouros Narrativas de parceria podem criar atitudes e comportamentos de parceria
15
Estrutura de Parceria Os alunos têm um papel chave na formulação e no cumprimento das regras da escola, encorajando a responsabilidade e se preparando para o processo democrático e de liderança Modelagem mais igualitária, em vez de vertical e autoritária Equilíbrio de gêneros, em vez da dominação masculina Fomento de relações não violentas, baseadas em consideração e respeito
16
Estrutura de Parceria Uso de hierarquias de efetivação baseadas não em uso de poder sobre, mas, em poder de (criar, ajudar) e poder com (trabalho em equipe) Líderes são inspiradores e dão poder em vez de tirar Competição é direcionada para usar as conquistas como semente para superação do próprio potencial Redução do número de alunos em sala de aula Valorização do professor (salários + suporte ao seu desenvolvimento + tempo para preparar o currículo)
17
Exemplos do Contínuo Parceria-Dominação no Processo, Conteúdo e Estrutura Educacionais
O Modelo de Parceria Valores e Apoios O Modelo Dominador O conhecimento do professor e do aluno é experienciado e valorizado O professor é a única fonte de informação e conhecimento Aprendizado e ensino são integrados e multidisciplinares Aprendizado e ensino são artificialmente fragmentados e compartimentalizados Currículo, liderança e tomada de decisão são equilibrados entre sexos O currículo é masculinamente centrado; liderança e tomada de decisão são controladas pelos homens A realidade multicultural da experiência humana é valorizada e usada como fonte de aprendizado A visão de mundo de uma cultura é a medida pelas quais as outras são analisadas e avaliadas Ciências sociais e físicas enfatizam nossa interconexão com outras pessoas e a natureza Ciências sociais e físicas enfatizam a conquista de pessoas e da natureza Responsabilidade mútua, empatia e cuidados são destacados e modelados Relações baseadas em controle, manipulação e liderança única são destacadas e modeladas
18
A escola para As Crianças do Amanhã...
Juntando os Blocos A escola para As Crianças do Amanhã... “que possa ser um antídoto afetivo para o estresse das ruas e a mágoa de casa, um refúgio de segurança, aprendizado ordenado e crescimento pessoal, a escola como garantia do direito da criança à proteção, educação e amor”. “a ligação social da comunidade, um mecanismo com o qual a sociedade pode chegar às famílias com problemas e garantir que haja ajuda” Sheila Mannix e Mark Harris
19
Reflexos do Modelo de Parceria no ambiente organizacional
Organização de aprendizado – Peter Senge Diálogos – Willian Isacs Desmontagem gradual das estruturas Desburocratização Aprendizagem colaborativa Comunidades de prática Formação de clusters Conceito de cadeia de valor ampliada
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.