A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Angela Fleury Lúcia Silva Rafael Savi

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Angela Fleury Lúcia Silva Rafael Savi"— Transcrição da apresentação:

1 Angela Fleury Lúcia Silva Rafael Savi
Fundamentos Cognitivos da Informação Reconstruindo a Educação: Blocos Básicos Cap. 1 – Tomorrow`s Children Riane Eisler Angela Fleury Lúcia Silva Rafael Savi

2 Sumário Objetivo Diferenças entre Modelo de Parceria e Modelo Dominante Constatações Relevantes Marcos para a educação em parceria: Processo Conteúdo Estrutura Juntando os blocos Reflexos do Modelo de Parceria no ambiente organizacional

3 Objetivo Apresentar uma nova forma de estruturar a educação, para reconstrução de uma nova sociedade, detentora de possibilidades humanas, que assegurem um mundo mais sustentado e adequado para se viver no futuro. Modelo de PARCERIA na Educação

4 Elementos Centrais do Modelo Dominante
Estrutura social e familiar autoritária e hierárquica Domínio masculino rígido Alto nível de medo; violência e abuso institucionalizados Sistemas de crença, histórias e valores que respaldam o “Status Quo”

5 Elementos Centrais do Modelo de Parceria
Estrutura familiar e social mais democrática e igualitária Igualdade de gêneros Homem = Mulher Baixo nível de violência e abuso institucionalizados Sistemas de crenças, histórias e valores que suportam e validam a estrutura como normal e correta

6 O Contínuo Parceria-Dominação: Configurações Centrais
Modelo de Parceria Modelo Dominador Estrutura igualitária com hierarquias de realização Estrutura autoritária com hierarquias de dominação Valorização igual de fêmeas e machos Classificação de machos sobre fêmeas Institucionalização de honra e respeito mútuos, e resolução pacífica de conflitos Institucionalização do medo, violência e abuso Alto investimento social em características e atividades estereotipicamente “femininas”, como empatia, cuidados, não violência e criação Alto investimento social em características e atividades estereotipicamente “masculinas”, como o controle e conquista das pessoas e da natureza Mitos e histórias que honram e sagram a parceria Mitos e histórias que honram e sagram a dominação

7 Constatações Relevantes
Cuidados – (material, mental e emocional) nos três primeiros anos de vida abrem caminhos nas capacidades mentais e repertório habitual dos indivíduos Toques amorosos, abraços, conversas, sorrisos – podem ser ensinados e aprendidos Crianças de hoje vão encarar desafios sem precedentes e precisam estar melhor preparados Jovens podem encontrar em professores “testemunhas de ajuda” para ampliar significados e propósitos na vida, entendendo melhor as categorias sociais e as relações entre elas

8 Os Métodos de Ensino nos Dois Modelos
Modelo Dominante Obedecer sem questionar Inibir a curiosidade Aceitar seu lugar na hierarquia Competir sem empatia Abusar de poder e violência é normal e correto Usar as motivações negativas como: medo, culpa e vergonha Modelo de Parceria Questionar contribuindo Pensar sistemicamente Trabalhar em equipe Cooperar com empatia Reconhecer os seus direitos e os dos outros Ter papel ativo nas mudanças

9 Três Marcos para a Educação em Parceria
O Processo (como ensinamos) O Conteúdo (o que ensinamos) A Estrutura (como repartimos poder e tarefas)

10 O Processo da Educação em Parceria
O processo educacional em parceria focaliza indivíduos completos com diversos estilos de aprendizagem Prioriza não apenas a dimensão cognitiva ou intelectual, mas também aprendizado afetivo ou emocional Reconhece o aprendizado somático ou corporal e o aprendizado conativo (vontade de agir)

11 O Processo da Educação em Parceria
Valoriza as inteligências múltiplas Cultiva maneiras de aprender menos lineares e mais intuitivas, contextualizadas e holísticas (ensino conectado) Busca realizar o ensino centrado na criança e o ensino cooperativo ou colaborativo

12 Resultantes do Processo de Educação em Parceria
As crianças poderão: Aprender através de aceitação e entendimento Respeitar regras que instilam respeito em vez de medo e questionamento em vez de obediência Vivenciar experiências não verbais através da arte e da música, drama e poesia, contato com a natureza e brincadeiras

13 Conteúdo da Educação em Parceria
Processo e conteúdo são duas metades complementares da educação em parceria Visões antagônicas entre “currículo tradicional” e focado na “realidade” Redefinir o que queremos por EDUCAÇÃO Construir um currículo que atenda aos desafios do nosso tempo sem necessariamente começar do zero

14 Conteúdo da Educação em Parceria
Equilíbrio de gêneros e multiculturalismo podem trazer resultados duradouros Narrativas de parceria podem criar atitudes e comportamentos de parceria

15 Estrutura de Parceria Os alunos têm um papel chave na formulação e no cumprimento das regras da escola, encorajando a responsabilidade e se preparando para o processo democrático e de liderança Modelagem mais igualitária, em vez de vertical e autoritária Equilíbrio de gêneros, em vez da dominação masculina Fomento de relações não violentas, baseadas em consideração e respeito

16 Estrutura de Parceria Uso de hierarquias de efetivação baseadas não em uso de poder sobre, mas, em poder de (criar, ajudar) e poder com (trabalho em equipe) Líderes são inspiradores e dão poder em vez de tirar Competição é direcionada para usar as conquistas como semente para superação do próprio potencial Redução do número de alunos em sala de aula Valorização do professor (salários + suporte ao seu desenvolvimento + tempo para preparar o currículo)

17 Exemplos do Contínuo Parceria-Dominação no Processo, Conteúdo e Estrutura Educacionais
O Modelo de Parceria Valores e Apoios O Modelo Dominador O conhecimento do professor e do aluno é experienciado e valorizado O professor é a única fonte de informação e conhecimento Aprendizado e ensino são integrados e multidisciplinares Aprendizado e ensino são artificialmente fragmentados e compartimentalizados Currículo, liderança e tomada de decisão são equilibrados entre sexos O currículo é masculinamente centrado; liderança e tomada de decisão são controladas pelos homens A realidade multicultural da experiência humana é valorizada e usada como fonte de aprendizado A visão de mundo de uma cultura é a medida pelas quais as outras são analisadas e avaliadas Ciências sociais e físicas enfatizam nossa interconexão com outras pessoas e a natureza Ciências sociais e físicas enfatizam a conquista de pessoas e da natureza Responsabilidade mútua, empatia e cuidados são destacados e modelados Relações baseadas em controle, manipulação e liderança única são destacadas e modeladas

18 A escola para As Crianças do Amanhã...
Juntando os Blocos A escola para As Crianças do Amanhã... “que possa ser um antídoto afetivo para o estresse das ruas e a mágoa de casa, um refúgio de segurança, aprendizado ordenado e crescimento pessoal, a escola como garantia do direito da criança à proteção, educação e amor”. “a ligação social da comunidade, um mecanismo com o qual a sociedade pode chegar às famílias com problemas e garantir que haja ajuda” Sheila Mannix e Mark Harris

19 Reflexos do Modelo de Parceria no ambiente organizacional
Organização de aprendizado – Peter Senge Diálogos – Willian Isacs Desmontagem gradual das estruturas Desburocratização Aprendizagem colaborativa Comunidades de prática Formação de clusters Conceito de cadeia de valor ampliada


Carregar ppt "Angela Fleury Lúcia Silva Rafael Savi"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google