A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Currículo OS PROFESSORES E OS SABERES Aprender a qualquer hora, em qualquer lugar Alex-Sandro P. Cardoso Cláudio S. de Souza Joana Darc Botelho Maria Rachel.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Currículo OS PROFESSORES E OS SABERES Aprender a qualquer hora, em qualquer lugar Alex-Sandro P. Cardoso Cláudio S. de Souza Joana Darc Botelho Maria Rachel."— Transcrição da apresentação:

1 Currículo OS PROFESSORES E OS SABERES Aprender a qualquer hora, em qualquer lugar Alex-Sandro P. Cardoso Cláudio S. de Souza Joana Darc Botelho Maria Rachel Alves

2 OS CENÁRIOS

3 A ERA DOS SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO TV a P&B TV a Cores TV Interactiva Telefone Mainframes Computador Pessoal PC portátil, PDA 1930s 1960s 1980s 1990s 2000 TelecomunicaçõesTecnologias de Informação Audio - Visual Internet Valor Acrescentado Convergência de Serviços Voz Multimedia Telefone, GSM Rádio Vídeo CONVERGÊNCIA = OPORTUNIDADES

4 A Sociedade de Informação e os Novos Saberes Novas formas de criar Novos processos de produzir Novos modelos de gerir Novas organizações do trabalho Novos mecanismos de entretenimento Novos estilos de vida e diferentes percepções de valores Novas fontes de conhecimento Novos modos de aprender

5 Casa Mobilidade Local de TrabalhoEscola Local de TrabalhoMobilidade OS DIFERENTES LOCAIS DE APRENDIZAGEM

6 Cenários ? Uniformizado Segmentado Personalizado Indústria Globalização Burocracia + Corporativismo Mercado Comunidades Laranja Mecânica Idade do Conhecimento Sociedade Educativa Novo Humanismo

7 EDUCA ÇÃO APRENDIZAGEM DESENVOLVIMENTO PESSOAL PRODUTIVI DADE COESÃO SOCIAL EDUCAÇÃO FORMAÇÃO PROFISSIONAL PRODUTIVI DADE DESENVOLVIMENTO PESSOAL

8 TEMAS FUNDAMENTAIS Comunidades de Aprendizagem totalmente ligadas e em rede Aprendizagem ao Longo da Vida Novas Tecnologias/E-Learning

9 A MUDANÇA TECNOLÓGICA E A ESCOLA

10 Potencialidades para a renovação da paisagem educativa 1.A promoção de um sistema aberto de saberes. 2.A evolução para tecnologias de aprendizagem ao invés da persistência em meras tecnologias de ensino. 3.A capacidade de catapultar cada estudante para a condição de investigador. 4.A plena disseminação de avaliações e testes interactivos em formato digital, com possibilidades de personalização e de classificação em tempo real. 5.A formação de novas redes distributivas compreendendo o potencial de dinamização de comunidades virtuais de aprendizagem. 6.A alavanca para produzir um desmantelamento eficaz do regime massificado de ensino, ou seja, para acelerar o colapso do ciclo longo e esclerosado da educação centralizada, mantida pelo modelo industrial. 7.A oportunidade para a aprendizagem intergeracional coligando pais e filhos, professores e alunos, em torno de objectivos comuns de progresso e de realização de uma nova dimensão solidária da aprendizagem inclusiva.

11 VYGOTSKY, PIAGET, NEWELL & SIMON – TEORIA CONSTRUCTIVISTA O conhecimento é construído por cada pessoa. A aprendizagem fundamenta-se na construção de sentido São as representações mentais que impõem ordem e coerência sobre a experiência e a informação O acto de aprender é sempre interpretativo e inferencial: ele envolve processos activos de raciocínio e de conversação com o mundo Os aprendentes competentes são os que dominam aptidões metacognitivas (na autoregulação das cargas cognitivas) A aprendizagem é o resultado de esforço pessoal e menos de aptidões naturais A inteligência humana é expansível pelo esforço e pelo estímulo A aprendizagem duradoura sustenta-se na dimensão social do conhecimento As novas tecnologias podem ser poderosos instrumentos construtivistas da aprendizagem se forem potenciadas nas suas vertentes eminentemente relacional e motivacional

12 APRENDER A QUALQUER HORA, EM QUALQUER LUGAR

13 OS PROFESSORES E OS SABERES

14 e-Literacia Corresponde à capacidade individual de utilizar tecnologias digitais nas tarefas laborais, e de utilizar essas tecnologias para aprender no local de trabalho matérias e competências necessárias para o desempenho. e-Proficiência Envolve a capacidade individual de utilizar a Internet para desenvolver trabalho em organizações conhecimento-intensivas, e de aceder a ferramentas e informação para inovar e acrescentar valor aos bens e serviços para cuja produção se contribui. Organizações e- Aprendentes Designa a capacidade de as organizações utilizarem as capacidades individuais de e-literacia e e-proficiência para aprender a nível organizacional de modo a melhorar processos e sistemas que aumentam o desempenho, produtividade e inovação da organização. e-Gestão Estratégica Designa a capacidade das organizações de integrar nos seus processos de gestão e planeamento estratégico as competências acrescidas de inovação e produtividade de trabalhadores e- literatos e e-proficientes, e de potenciar de modo sistemático as características e atributos de organizações aprendentes de que dispõem. MATRIZ DE E-COMPETÊNCIAS

15 OS QUATRO PILARES DA NOVA APRENDIZAGEM (UNESCO) Aprender a serAprender a ser Aprender a conhecerAprender a conhecer Aprender a fazerAprender a fazer Aprender a viver juntosAprender a viver juntos

16 Dimensões Pedagógicas: Indicadores Críticos (PROMETEUS) Papeis Predominantes dos Professores: –o professor como orientador da aprendizagem –o professor como empreendedor de ambientes de aprendizagem –o professor como aprendente na sala de aula –o professor como tutor (discussões online, modelizador, treinador e árbitro, andaimes) –o professor como colaborador de alunos –o professor como investigador –o professor como formador ao longo da vida –o professor como membro de uma equipa de professores

17 CULTURAS APRENDENTES Celebrar a diversidade em contextos aprendentes Promover a destruição criativa Disseminar informação, partilhar saberes Aprender com as crises, agarrar as oportunidades, distinguir entre mudança necessária e moda transitória Superar o conhecimento fragmentário (paradigma linear) e aprender a lidar com a complexidade Evoluir de saberes objectivos para saberes construídos Sustentar competências meta-cognitivas com conhecimento auto-organizado

18 OS SABERES DOS PROFESSORES S. sobre área disciplinar S. sobre desenvolvimento humano S. sobre modos de aprender S. sobre recursos curriculares S. sobre tecnologias educativas S. sobre trabalho colaborativo ESTRATÉGIAS DE ENSINO REFLEXIVIDADE


Carregar ppt "Currículo OS PROFESSORES E OS SABERES Aprender a qualquer hora, em qualquer lugar Alex-Sandro P. Cardoso Cláudio S. de Souza Joana Darc Botelho Maria Rachel."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google