A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ABDÔMEN Conteúdo a ser apresentado

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ABDÔMEN Conteúdo a ser apresentado"— Transcrição da apresentação:

1 ABDÔMEN Conteúdo a ser apresentado
Estômago; Intestinos: delgado e grosso; Cólons: transverso, ascendente, descendente , sigmóide, apêndice; Fígado; Vesícula biliar; Pâncreas; Baço; Rins;

2 Abdômen Na anatomia o abdômen contem a maior parte das vísceras. É vulgarmente designado de barriga. No homem situa-se no abdômen: o estomago, os intestinos, o fígado, o baço, o pâncreas, os rins e a bexiga.Nas mulheres situa-se também a parte reprodutora. Não apresenta arcabouço ósseo, tendo suas paredes musculares. A parte posterior é formada pelas vértebras, de t12 até a última sacral.

3 Estômago Órgão visceral, oco, com paredes estratificadas;
É um órgão sacciforme; Tem forma variável , de acordo com a idade, sexo,grupo racial e biótipo. Dividi-se em: Cárdia; Fundo; Corpo gástrico; Piloro;

4 Estômago Situado na parte esquerda do abdômen, debaixo das costelas e medianamente por baixo do músculo do diafragma., que separa o tórax do abdômen; As capas musculares do estômago são muito grossa e tem fibras diagonais, circulares e longitudinais. A mucosa do estômago contem milhões de glândulas gástrica microscópicas que secretam mucos e suco gástrico.

5 Intestinos Os intestinos constituem um tubo ou canal que tem início na junção gastroduodenal e termina no nível do ânus; Divide-se em porções: Intestino delgado: duodeno, jejuno e íleo; Intestino grosso: ceco e apêndice; Cólon:ascendente, transverso , descendente, sigmóide ilíaco e pélvico.

6 Duodeno ,Jejuno e Íleo

7 Intestino delgado                                                                                            Nesta porção ocorre a maior parte da digestão enzimática e quase toda a absorção. É um tubo enrolado de cerca de 7 m de comprimento e de aproximadamente 2,5 cm de diâmetro.

8 Fígado É a maior glândula do corpo humano;
1600g peso do fígado dos homens, 1300g peso do fígado nas mulheres; 150g ao nascer. Tem inúmeras funções dentre elas: Síntese protéica; Produção de anticorpos; Secreção de bile; Excreção de hormônios esteróides;

9 Vista por trás do fígado

10 Vesícula biliar A vesícula biliar é um órgão em forma de pêra que armazena cerca de 50 ml de bile até que o corpo a necessite para a digestão. Tem cerca de 7-10cm de comprimento em humanos e tem uma aparência verde-escura devido ao seu conteúdo, não ao seu tecido É conectada ao fígado e ao duodeno através do trato biliar. É vascularizada pela artéria cística.

11 Função da vesícula biliar
A vesícula armazena bile, que é lançada quando a a comida contendo gordura entra no trato digestivo, estimulando a secreção colecistoquinina. A bile emulsifica gorduras e neutraliza ácidos na comida parcialmente digerida. Depois de ser armazenada na vesícula biliar, a bile se torna mais concentrada do que quando saiu do fígado, aumentando sua potencia e intensificando seu efeito na gorduras.

12 Anatomia do pâncreas Em humanos , o pâncreas é um órgão longo com cm que se localiza no abdômen.Sendo um dos órgãos retroperitoneais, ele é localizado posteriormente ao estomago e esta em associação próxima ao duodeno. É freqüentemente descrito como tendo três regiões: a cabeça, o corpo e a cauda.

13 Pâncreas Órgão do sistema digestivo e endócrino, ele é tanto exócrino( secretando suco pancreático que contem enzimas digestivas) quanto endócrino (produzindo muitos hormônios importantes , como a insula, glucagon e somastostatina.

14 Pâncreas O ducto pancreático, também chamado de ducto de Wirsung percorre o comprimento do pâncreas e termina na segunda porção do duodeno, na ampola de Vater.

15 Função do Pâncreas No microscópio, quando corado adequadamente, é fácil se distinguir os dois tipos diferentes de tecidos pancreáticos, essas regiões correspondem às funções pancreáticas principais; Círculos claros ( ilhotas de Langherans ), secreta hormônios que regulam os niveis de glicose sanguínea; Tecido escuro circundante, produz enzimas que digerem o alimento;

16 Artérias e veias do pâncreas
O pâncreas é suprido arterialmente pelas artérias pancreaticoduodenais: a artéria mesentérica superior que origina as artérias pancreaticoduodenaisinferiores; A artéria gastruodenal que origina as artériaspancreaticoduodenais superiores; A artéria esplênica que origina as artérias pancreáticas.

17 Baço Situado na cavidade abdominal, logo abaixo da hemicupula diafragmática esquerda, ao nível da nona costela. Órgão de forma oval, pesando cerca de 150g. É o maior órgão linfático e faz parte do sistema retículo- endotelial, participando dos processos de hamatopoiese e hemocaterese.

18 Função do Baço Produção de anticorpos e linfócitos;
Armazenamento e destruição de células sanguíneas; Se caracteriza por duas funções, a linfóide a vascular, formando a polpa branca ou polpa lineal que é composta por folículos, circundados pela polpa vermelha; A polpa branca faz parte do controle de defesa ( sistema imune ); A polpa vermelha controla os eritrócitos, serve como como deposito de elementos do sangue.

19 Baço O baço produz, armazena e destrói células sanguíneas.
É o órgão mais freqüente injuriado do abdômen quando há pancadas.

20 O Rim No adulto o rim tem cerca de 11 a 13 cm, aproximadamente 125 a 170 gramas no homem e 115 a 155 gramas nas mulheres. Cada rim possui a forma de um feijão com duas faces ( anterior e posterior), duas bordas ( medial e lateral) e dois pólos ( superior e inferior). Os rins estão aproximadamente no mesmo nível das vértebras t 12 a l 3, sendo o rim direito um pouco mais inferior que o esquerdo.

21

22

23 Função do rim Secretar substancias tóxicas;
Eliminar substancias tóxicas oriundas do metabolismo, como por exemplo a uréia e creatinina; Manter o equilíbrio de eletrólitos no corpo humano, tais como: sódio, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, bicarbonato, hidrogênio, cloro e outros; Regular o equilíbrio acido-básico, mantendo constante o ph sanguínea; Regular a osmolaridade e volume de liquido corporal eliminando o excesso de água do organismo; Produção da urina para manter a função excretora; Produção de hormônio: erittropoietina, renina, vitamina D, cininas e prostaglandinas.

24 Intestino Grosso O intestino grosso tem um importante trabalho na absorção de água; Divide-se em ceco, cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente, cólon sigmóide e reto;

25 Ceco O ceco é a parte do intestino grosso que esta abaixo da entrada do íleo, ele possui duas aberturas que são para o apêndice epiploico e para o íleo, sendo que abertura para o íleo existe uma valva, composta por dois lábios.

26 Apêndice vermiforme O apêndice vermiforme tem mais ou menos 10 cm de comprimento, é um órgão oco que possui em sua mucosa tecido linfóide, por tem a função de defesa contra microorganismos neste local do tubo digestivo.

27 Cólon transverso O cólon transverso inicia-se na flexura cólica direita e termina na flexura cólica esquerda9 flexurica explênica), é o local onde as fezes normalmente ficam acumuladas.

28 Cólon descendente É o mais estreito dos cólons e por isso tumores ai localizados causam obstrução intestinal com grande freqüência, inicia-se na flexura cólica esquerda e termina no cólon sigmóide.

29 Cólon sigmóide O cólon sigmóide tem forma de um s , ele corre da esquerda para a direita tendo também um componente anterior e depois um componente posterior, terminando no reto.


Carregar ppt "ABDÔMEN Conteúdo a ser apresentado"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google