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XXVII ENECS - Santa Maria 2012. Contextualização e conjuntura da escola sede XXII ERECS Sul – Londrina 2010 -Trabalho de reinserção da escola nas esferas.

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Apresentação em tema: "XXVII ENECS - Santa Maria 2012. Contextualização e conjuntura da escola sede XXII ERECS Sul – Londrina 2010 -Trabalho de reinserção da escola nas esferas."— Transcrição da apresentação:

1 XXVII ENECS - Santa Maria 2012

2 Contextualização e conjuntura da escola sede XXII ERECS Sul – Londrina 2010 -Trabalho de reinserção da escola nas esferas do MECS e assunção do XXIII ERECS Sul 2011. DACSS gestão “Seguindo a Canção!” 2010 – 2011 -A efetivação desta gestão conseguiu obter, a partir de uma forte inserção de calouros, uma reorganização de um grupo conciso na diretoria executiva para atuar com maior força em militâncias, como atos contra o aumento de passagens, ocupação da Câmera dos Vereadores, bem como em instâncias acadêmicas como participação em conselhos de Das e representação nas mais diferentes esferas de colegiados. XXIII ERECS Sul – Santa Maria 2011 -Devido à falta de trabalhos de formação no final do ano de 2010 ocorreu uma desarticulação na gestão do DACSS, a qual inferiu em uma falta de organicidade da CO para o encontro. -O encontro obteve avanços em debates sobre uma rearticulação político-organizacional regional e nacional do MECS, propiciando acumulo e encaminhamentos para discutir no ENECS. XXVI ENECS – Belo Horizonte 2011 -Participação com 5 membros (3 destes desde o curso de coordenadores) e assunção do XXVII ENECS 2012.

3 Contextualização e conjuntura da escola sede DACSS gestão “Uni-vos!” 2011 – 2012 -A partir de uma apatia crescente dos estudantes no final de 2010 para início de 2011 e do desinteresse de envolvimento no ME (principalmente por parte dos calouros 2011), as diferentes forças políticas presentes interessadas em batalhar por melhores condições de ensino e dar continuidade ao processo de reestruturação do MECS concordaram em formar uma chapa única tendo em seu objetivo principal o trabalho de construção XXVII ENECS. II Semana Acadêmica Integrada de Ciências Sociais e Sociologia – “Educação pra que(m)?” -A partir dos processos de crescente sucateamento e descaso governamental para com a educação; da união das ocupações de reitorias reivindicando melhorias nas políticas sociais e estudantis por todo o país; das problemáticas internas enfrentadas na implementação do curso de Licenciatura em Sociologia sem uma problematização das suas especificidades; se colocou como necessário problematizar as diferentes faces da educação partindo das Ciências Sociais. -Este se colocou como o primeiro trabalho realizado pelo DACSS como forma de entrosar a CO e propor um processo de discussões construtivas para o ENECS.

4 Proposta de temática DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO libertar para romper fronteiras “talvez um dia, não existam arramados e nem cancelas nos limites de fronteiras” Dante Ramon Ledesma

5 Justificativa e influências da temática Além, de muitos membros da CO terem construído a Semana Acadêmica de 2011 cujo o tema era “Educação pra que(m)?”, demonstrando o acumulo gerado pela escola sede, vários motivos conjunturais e/ou teóricos são apontados como importantes para o debate e a relação entre democracia e educação, tais como: - atual política do MECS e as “bandeiras de luta” aprovadas no ENECS BH (a bandeira dos 10% do PIB para a educação, por exemplo); - as ocupações de reitorias, as tensões entre desenvolvimento e educação, que envolvem a teoria dentro das ciências sociais x movimento estudantil, bem como a atuação do cientista social como militante; - o entendimento que a educação é o resultado complexo dentro das relações sociais entre os movimentos sociais e movimento estudantil, sendo necessário trabalhar para uma educação popular libertadora e de empoderamento de mundo, que se contraponha as propostas tradicionais, reprodutoras de lógicas sociais dominantes; - desenvolvimento de uma crítica à proposta de gestão do evento baseada na metodologia do IEJC e a ideia de educar para práticas críticas e autônomas; -problemáticas e ações decorrentes do retorno da disciplina de sociologia (ciências sociais) ao ensino médio (ataques reacionários, surgimento da ABECS, discussões sobre PPP, reforma do EM no RS);

6 Objetivos Sabendo das problemáticas que a educação enfrenta em nosso país, assim como a dificuldade de organização do MECS, o XXVII ENECS – Santa Maria 2012 tem por objetivo avançar e fortalecer a Articulação Nacional dos Estudantes de Ciências Sociais – ANECS, através do debate e da pratica, dinamizando o processo de comunicação entre as escolas para uma articulação composta por estudantes de Ciências Sociais de luta, fomentando em seu sujeito o espírito de indignação social ao mesmo tempo que o instiga para um processo de construção coletiva e transformação da sociedade; Nesse sentido a Comissão Organizadora enfatiza a importância de, cada vez mais, qualificar o caráter de participação dos encontros. Dessa maneira, acredita ser de extrema importância ter como sujeito a ser atingido pelo processo o cientista social militante, não tendo a intenção, porém, de focar apenas no militante já formado, mas também no militante em desenvolvimento, propiciando espaços que estimulem o crescimento e a formação deste.

7 Comissão Organizadora A comissão organizadora do XXVII ENECS – Santa Maria 2012 é composta pela diretoria executiva do DACSS atualmente ativa e por estudantes mais antigos que se encontram fora do DACSS. Neste momento ela possui 10 membros atuantes, diretamente ligados ao processo de construção do evento e uma estimativa de outros 10 participantes flutuantes que contribuem esporadicamente. Esta comissão está dividida em 4 coordenações: -Finanças -Infra-estrutura -Metodologia -Comunicação *Com a aproximação do evento surgirão novas coordenações para suprir as necessidades de trabalho

8 Finanças e estimativas do projeto Indicativo de cadastro do projeto oficial na UFSM para o dia 30 de janeiro. Realizar contato para apresentação de projeto, objetivando apoio institucional (com outras federações – FEAB, ABEEF, ABEF, ENESSO, FENEX, FEMEH, EXNEF – associações de profissionais – SBS, ANPOCS, SINSociólogos, ABBA, ALAS, ABCT – sindicatos – ASSUFSM, SEDUFSM); conseguir reconhecimento e legitimação com as associações de profissionais (SBS, ANPOCS, SINSociólogos, ABBA, ALAS, ABCT). Estabelecer o processo de captação de recursos com os contatos estabelecidos pela coordenação de comunicação, realizar contato com as instituições privadas (correios, BB, Caixa Econômica Federal) e instâncias internas da UFSM (Curso, Departamento, Centro, Reitoria, Comissão de Avaliação Institucional).

9 Finanças e estimativas do projeto Valores aproximados

10 Infra estrutura Exposição do espaço físico para o evento *o Centro de eventos está reservado, mas só se assina o contrato 2 semanas antes do evento

11 Infra estrutura

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13 Alimentação: a proposta inicial é conseguir alimentação via RU, com sua abertura no período de férias.

14 Metodologia A metodologia do ENECS Santa Maria vem ao encontro das deliberações do ENECS BH, aonde se colocou a apropriação e contextualização do método do IEJC. Nesse sentido é necessário respeitar a especificidade do encontro, como o numero de participantes e os sujeitos, assim como o acumulo do MECS sobre a metodologia, tendo em vista uma maior participação critica e o comprometimento para a construção política de nossa articulação nacional. A forma, a roupagem e a concretude que será dada na aplicação de uma gestão baseada no método do IEJC, bem como a consolidação da programação do encontro, dependerão dos debates realizados no CONECS sobre as formas de interpretação da metodologia, tendo sido acordado entre a CO, apenas tirar diretrizes e uma proposta de programação para o evento após este acontecimento. Independente das especificidades que venham a ser propostas à aplicação de gestão do evento, a CO acredita ser imprescindível a responsabilização individual e coletiva dos encontristas na manutenção e organização dos espaços utilizados.

15 Metodologia Propostas de espaços baseados no XXVI ENECS – BH 2011 Credenciamento Apresentação do regimento e do método Abertura Apresentação de trabalhos Mesas Grupos de Discussão Oficinas Saída de campo ELFO (Espaço de Livre Fomentação)

16 Metodologia Proposta de espaços baseada no XXVI ENECS – BH 2011 Espaço de Articulação Nacional Espaço de Articulação Regional Socialização dos Mediadores Socialização do GT’s Reunião CO Reunião de Coordenadores Cultural Reunião para fazer síntese das discussões Plenária

17 Proposta e questionamentos Sugestão Lucas: de que o espaço GTP de opressões seja subdividido em outros espaços, como espaços de mulheres, racismo, criminalização da pobreza, LGBTTT, questão indigena. Inserção de um espaço específico para discussão e socialização geral. Que esses espaços estejam em horários diferentes. Proposta Jersey de não haver plenárias, mas sim ter uma deliberação nos próprios espaços. Existir um espaço deliberativo final para as questões de cunho político organizativas. E que existam espaços encaminhativos que possam distribuir as decisões mais especificas entre os encontristas, desde que não fira os princípios da ANECS

18 Proposta e questionamentos (Jersey – Luís - Gabriel) Espaço para refletir e repensar as nossas instancias do MECS – objetivos e sujeitos; Espaços para apresentar e esclarecer pedagogicamente as instâncias do MECS

19 Proposta e questionamentos (Maria) Mesa para discussão sobre questões de gênero na universidade; (Leandro Athayde) Campeonato Nacional dos Estudantes de Ciências Sociais – Copa ANECS - nos espaços de livre fomentação; (Jersey) Campeonato de xadrez, de truco (Gabriel) Colocar no calendário regressivo do ENECS um lembrete sobre a assembléia da ABECS; (William USP) Criar no ENECS um espaço para discutir outras instâncias do cientista social (ABECS, sindicatos, etc...)

20 Proposta e questionamentos (Andre – RJ) Nos ELFOS, se proporcione a exibição de documentários e filmes; (Will) Não se ter tantas mesas gerais, mas potencializar as discussões nos espaços com menor numero de pessoas (ex. NB’s) (william – USP) Ligação da temática com ações concretas;

21 Proposta e questionamentos (Orion) Que tenha dois espaços na plenária final; (Teteu) Que a CPP seja a instância máxima de deliberação, em relação a manutenção do encontro, estando a CO inserida nesse processo; (Teteu) Que se construa vivência com os movimentos sociais, garantindo a autonomia destes movimentos na construção do espaço; (Luís) Um dos sujeito do encontro seja aquele que esta tendo o primeiro contato com o ME; (Teteu) Repensar a questão acadêmica do encontro, horizontalizando a relação professor/aluno;

22 Proposta e questionamentos (Luís) Que os coordenadores sejam os facilitadores iniciais dos NB’s; (PA) Repensar os espaços de sintese; (André) Que haja rotatividade na condução das mesas do encontro (NBs, CO, CPP) Que o processo de construção do ENECS seja acompanhado pelas CNs e CRs e que se crie mecanismos para tal, como por meio de comunicação virtual. Se possível garantir que as escolas e a CO se ajudem para garantir a presença das escolas nos cursos de coordenadores.

23 Proposta e questionamentos (Tainá) Que a CO esteja em todos os espaços do ENECS para dinamizar o encontro através de uma metodologia de condução do espaço. (Tainá) Fazer pré-ENECS nas escolas. Sobre a intencionalidade do Curso de coordenadores, será enviada uma proposta pela CO por meios virtuais.

24 Comunicação Lançamento oficial do XXVII ENECS – Santa Maria 2012, no dia 06 de fevereiro, com a criação da marca e divulgação através de Blog e redes sociais. Formulação de um calendário, “contagem regressiva”, a ser repassado as escolas, com as datas importantes referentes ao ENECS. Divulgação da proposta de regimento para o evento às escolas com 3 semanas de antecedência.

25 Data A proposta de data trazida pela CO para realização do evento é de 21 à 28 de julho; Levando em consideração a contradição da grande quantidade de espaços e trabalhos a serem realizados no evento em paralelo com a necessidade de realizarmos uma programação diária menos exaustiva, questionamos a possibilidade de, se necessário, estendermos a programação do evento em um ou dois dias de antecipação.

26 estamos trabalhando...


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