A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Experimento sobre Formação de Conceitos Psicologia Geral e Experimental III Profa. Michela Ribeiro Profa. Cristiane Alves Março de 2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Experimento sobre Formação de Conceitos Psicologia Geral e Experimental III Profa. Michela Ribeiro Profa. Cristiane Alves Março de 2008."— Transcrição da apresentação:

1 Experimento sobre Formação de Conceitos Psicologia Geral e Experimental III Profa. Michela Ribeiro Profa. Cristiane Alves Março de 2008

2 Conceitos Classes de estímulos que podem ser agrupadas por: Classes de estímulos que podem ser agrupadas por: –Similaridade física –Relações arbitrárias mediadas por resposta comum –Relações arbitrárias mediadas por diversas respostas dependendo do contexto – equivalência de estímulos.

3 Similaridade física Os estímulos apresentam semelhança física entre eles: Os estímulos apresentam semelhança física entre eles:

4 Similaridade física O indivíduo aprende que alguns estímulos fazem parte da classe e consegue generalizar para outros estímulos.

5 Relações arbitrárias mediadas por resposta comum Uma relação arbitrária é baseada em convenções da comunidade verbal Uma relação arbitrária é baseada em convenções da comunidade verbal Não há similaridade física entre os estímulos da classe Não há similaridade física entre os estímulos da classe Os estímulos formam um classe porque apresentam a mesma função Os estímulos formam um classe porque apresentam a mesma função

6 Relações arbitrárias mediadas por resposta comum Classe de brinquedos Classe de brinquedos

7 Relações arbitrárias mediadas por resposta comum A aprendizagem de novos estímulos da classe depende de nova aprendizagem – não há generalização A aprendizagem de novos estímulos da classe depende de nova aprendizagem – não há generalização

8 Relações arbitrárias mediadas por diversas respostas dependendo do contexto – equivalência de estímulos Estímulos equivalentes são aqueles que fazem parte de uma mesma classe e que são substituíveis dependendo do contexto. Estímulos equivalentes são aqueles que fazem parte de uma mesma classe e que são substituíveis dependendo do contexto.

9 Relações arbitrárias mediadas por diversas respostas dependendo do contexto – equivalência de estímulos

10 Uma nova aprendizagem também é necessária para que um estímulo comece a fazer parte da classe.

11 Experimento Objetivo: Verificar a aprendizagem de classes de estímulos a partir de dois tipos de relações entre os estímulos – similaridade física e relações arbitrárias. Objetivo: Verificar a aprendizagem de classes de estímulos a partir de dois tipos de relações entre os estímulos – similaridade física e relações arbitrárias.

12 Participantes 30 estudantes universitários 30 estudantes universitários Idade mínima: 18 anos Idade mínima: 18 anos Idade máxima: 48 anos Idade máxima: 48 anos Mulheres: 28 Mulheres: 28 Homens: 2 Homens: 2

13 Material e Local Cúbiculos e sala do LAEC Cúbiculos e sala do LAEC Mesas e cadeiras Mesas e cadeiras Computadores Computadores Folhas de registro Folhas de registro Relógio Relógio Caneta Caneta

14 Procedimento Treino Treino –Apresentação de instruções –Apresentação dos estímulos da classe de borocoxôs –Apresentação dos estímulos da classe dos borocoxás (2x alternados) –Identificação de 8 estímulos das duas classes com feedback –Registro das respostas do participante

15 Você agora vai conhecer habitantes de um novo planeta. Esses habitantes têm características diferentes entre si. Tente aprendê-las e responda as questões.

16 Procedimento Treino Treino –Critério de encerramento do treino: (a) mínimo de um bloco de tentativas com feedback com apenas um erro; (b) máximo de três blocos de tentativas com feedback independente da quantidade de erros.

17 Procedimento Teste 1 Teste 1 –Solicitação da identificação de 8 estímulos novos das classes de borocoxôs e borocoxás. –Tentativas sem feedback –Critério de encerramento do teste: 1 bloco de 8 tentativas independente do desempenho –Solicitação de relato das classes.

18 Nesse mesmo planeta existem os borocoxis e os borocoxus. Os borocoxis são médicos e os borocoxus são funcionários de um restaurante. Identifique cada um dos seguintes habitantes :

19 Procedimento Teste 2 Teste 2 –Após a apresentação das instruções sobre as classes de borocoxis e borocoxus, solicitação de identificação de estímulos de cada classe –Tentativas sem feedback –Critério de encerramento: 1 bloco de 9 tentativas independente do desempenho

20 Classes Borocoxôs – Têm quatro características: fechados, quatro bolinhas dentro, quatro tracinhos fora e uma bolinha branca fora Borocoxôs – Têm quatro características: fechados, quatro bolinhas dentro, quatro tracinhos fora e uma bolinha branca fora Borocoxás – não são borocoxôs Borocoxás – não são borocoxôs

21 Classes Borocoxis – médicos Borocoxis – médicos Borocoxus – funcionários de um restaurante Borocoxus – funcionários de um restaurante


Carregar ppt "Experimento sobre Formação de Conceitos Psicologia Geral e Experimental III Profa. Michela Ribeiro Profa. Cristiane Alves Março de 2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google