A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEGUNDO FALEIROS (1997): REDES PRIMÁRIAS: mais significativas para os sujeitos, como as relações afetivas e familiares e de amizade. REDES SECUNDÁRIAS:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEGUNDO FALEIROS (1997): REDES PRIMÁRIAS: mais significativas para os sujeitos, como as relações afetivas e familiares e de amizade. REDES SECUNDÁRIAS:"— Transcrição da apresentação:

1 SEGUNDO FALEIROS (1997): REDES PRIMÁRIAS: mais significativas para os sujeitos, como as relações afetivas e familiares e de amizade. REDES SECUNDÁRIAS: redes formais, institucionalizadas. A intervenção deve ser efetiva combinando as redes primárias e secundárias para o fortalecimento do sujeito via patrimônio, poder, crítica e autonomia. Fortalecer os vínculos que perfazem a vida do idoso em seu contexto social. Negar ou excluir a rede, é negar o sujeito enquanto ser social. REDE DE PROTEÇÃO FAMILIA SOCIEDADE ESTADO

2 Quanto aos avanços na área do idoso podemos nos basear primeiramente na constituição de Observa-se que embora a constituição tenha feito um grande avanço no que diz respeito ao papel do Estado na proteção do idoso, a família continua sendo a principal responsável pelo cuidado da população idosa, sendo criminalizada caso não o faça.

3 A Política Nacional do idoso aprovada em 4 de janeiro de 1994 – foi um grande AVANÇO para a assegurar os direitos sociais dos Idosos criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na Sociedade. POLÍTICA NACIONAL DO IDOSO

4 A Política Nacional do Idoso foi estabelecida através de reivindicações da sociedade. Foi resultado de inúmeras discussões e consultas ocorridas nos estados, nas quais participaram idosos, aposentados, professores universitários, profissionais da área de gerontologia e geriatria e várias entidades representativas desse segmento.

5 ESTATUTO DO IDOSO

6 Através do Estatuto do Idoso a Política Nacional do Idoso foi ampliada, especificando melhor os direitos dos Idosos e deveres da família, da comunidade e dos governos.

7 A família tem o dever de cuidar e proteger os seus idosos; A comunidade tem o dever de se organizar para que todos os idosos sejam bem-atendidos; Os governos tem o dever de assegurar ao idoso os seus direitos.

8 Saúde

9 O idoso tem direito a atendimento universal e igualitário pelo SUS; acesso a medicamentos principalmente aos de uso contínuo para tratamento de doenças mais comuns na terceira idade; os postos de saúde deverão ter Geriatras; atendimento domiciliar, incluindo a internação.

10 Direito a um acompanhante caso internado em hospital, e nos planos de saúde não pode ser cobrado valores diferenciados em função da idade.

11 TRANSPORTE

12 As pessoas maiores de 65 anos terão acesso gratuito nos transportes coletivos públicos urbanos e semi-urbano. No transporte interestadual, será garantido duas vagas por veículo para os idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos.

13 EDUCAÇÃO

14 As escolas deverão incluir em seus currículos, em todos os níveis de ensino, conteúdos sobre o envelhecimento, o respeito e a valorização do idoso.

15 HABITAÇÃO Direito a moradia, preferencialmente com a família; as instituições que abrigarem idosos são obrigadas a manter padrões de habitação compatíveis com as necessidades dos idosos; e eles tem prioridade para compra de moradia própria nos programas habitacionais públicos.

16 Na cultura, os idosos tem o direito a desconto de, pelo menos, 50% nos ingressos de eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer. Na Assistência Social os idosos com mais de 65 anos, que tenham renda per capta de ¼ de salário mínimo tem o direito ao BPC no valor mensal de um salário mínimo.

17 O idoso tem direito ao atendimento preferencial. Atendimento preferencial não significa necessariamente a criação de guichês exclusivos, mas atendimento mais rápido e oferta de condições de conforto, tais como existência de assentos para eventual espera e facilidade de acesso aos prédios e banheiros; O idoso tem direito ao atendimento preferencial. Atendimento preferencial não significa necessariamente a criação de guichês exclusivos, mas atendimento mais rápido e oferta de condições de conforto, tais como existência de assentos para eventual espera e facilidade de acesso aos prédios e banheiros; Dever da Sociedade

18 Pode-se verificar que há direitos que devem ser efetivados, mas concretamente estes direitos são garantidos? Houve grandes avanços na defesa dos direitos ao idoso. No entanto, estes apenas serão garantidos a partir da constituição de redes sociais para proteção da população idosa

19 - Implica uma articulação e responsabilidade coletiva das instituições governamentais e não-governamentais; - Compartilhar conhecimentos, flexibilidade nas ações propostas no atendimento ao idoso; - Conhecimento, reconhecimento dos direitos dos idosos;

20 - Requer reavaliar de maneira articulada se as necessidades dos idosos estão sendo atendidas; - Investimento em qualificação profissional; - Comunicação entre os atores institucionais e - Interesses em comum.

21 COMO VC IDENTIFICA AS REDES DE ATENDIMENTO AO IDOSO EM SANTA MARIA? QUAIS SERIAM ELAS? ELAS ATENDEM AS NECESSIDADES DOS IDOSOS? QUAL A FUNÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO TRABALHO EM REDE?

22 Cora Coralina publicou seu primeiro livro aos 76 anos e viveu até os 96 na cidade de Goiás Velho, no centro-oeste do Brasil.

23 És uma pedra extraída de um velho garimpo há muito extinto há muito exaurido Vens do ontem que se fez hoje há de ser amanhã Do caminho infinitamente longo - as marcas -

24 Os cabelos brancos, Os olhos profundamente sábios, Os pés cansados. Mas, no coração, ainda os sonhos, a sabedoria, a compreensão. Ao tempo que te trouxe, cabe o segredo de tua existência, pouco importa teu signo, dia, mês, ano, vieste.

25 Se foi na primavera, no verão, outono, inverno, o que importa é que vieste e soubeste tirar do tempo corrido vivido, sofrido, a sabedoria de existir Assim... Se te pergunto da vida nada indago da morte porque sei... Tu vieste e sabes do infinito, a eternidade e remanejar a vida, para todo o sempre.


Carregar ppt "SEGUNDO FALEIROS (1997): REDES PRIMÁRIAS: mais significativas para os sujeitos, como as relações afetivas e familiares e de amizade. REDES SECUNDÁRIAS:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google