A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Autor: Marcos Banheti Rabello Vallim PROJETO INTEGRADOR 2 Cornélio Procópio, 18 junho de 2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Autor: Marcos Banheti Rabello Vallim PROJETO INTEGRADOR 2 Cornélio Procópio, 18 junho de 2008."— Transcrição da apresentação:

1 Autor: Marcos Banheti Rabello Vallim PROJETO INTEGRADOR 2 Cornélio Procópio, 18 junho de 2008

2 Sumário Análise de Viabilidade: –Identificação dos Aspectos –Síntese –Exemplo Prático

3 Metodologia Sugerida para o Projeto Integrador Definição do Problema Concepção de soluções Análise de Viabilidade Desenvolvimento de conceitos Seleção do conceito ótimo NecessidadeProduto Pesquisa de Informações

4 Definição do Problema Definição do Problema Concepção de soluções Análise de Viabilidade Desenvolvimento de conceitos Seleção do Conceito ótimo NecessidadeProduto Pesquisa de Informações

5 Análise de Viabilidade Tem a dupla função: Garantir que os conceitos elaborados atendam a certos critérios específicos quanto à viabilidade. Limitar o número de conceitos que serão desenvolvidos em profundidades na fase seguinte do processo de projeto.

6 Identificação dos Aspectos O objetivo da análise de viabilidade é rapidamente levantar as chances de sucesso e os riscos falha d o projeto, sem ter de elaborar os conceitos de solução em detalhes. Quatros aspectos são essenciais: Físicos, econômicos, temporais, sócio-ambientais. Físicos: Existe viabilidade cientifica e técnica do produto propostos? O conceito respeita as leis da Física? As restrições físicas anotadas no caderno de especificações são respeitadas? As tecnologias consideradas atingiram um nível de maturidade suficiente para serem aplicadas?

7 Identificação dos Aspectos Econômicos: As restrições orçamentárias fixadas para o desenvolvimento do produto são atendidas? O desenvolvimento, a fabricação e a oferta do produto podem ser feitas no contexto econômico atual da empresa? Temporais: Os prazos necessários para realizar o projeto, concordam com o cronograma global fixado pela empresa? As tecnologias consideradas atingiram um nível de maturidade suficiente para serem aplicadas dentro do prazo de execução do projeto? Sócio-ambientais: As restrições sócio-ambientais associadas ao projeto são respeitadas?

8 Identificação dos Aspectos Sócio-ambientais: As restrições sócio-ambientais associadas ao projeto são respeitadas? A realização do projeto necessita de mão-de-obra especializada? O desenvolvimento, a produção, ou a utilização do produto têm um impacto humano, ecológico ou sócio cultural indesejável?

9 Síntese da Análise As informações são sintetizadas e compiladas em uma tabela, de forma sistemática e rigorosa. A retenção ou rejeição de um conceito necessita de uma reflexão profunda e de uma análise judiciosa. As decisões tomadas nessa etapa devem necessariamente serem justificadas. As decisões parciais relativas a cada um dos aspectos são apresentadas em uma tabela de síntese como a mostrada a seguir.

10 Síntese da Análise Conceitos Aspectos da Análise Decisão FísicosEconômicosTemporais Sócio- Ambientais Conceito 1 SimSim masSim Retido Conceito 2 Sim mas SimSim masRetido mas Conceito 3 Sim Sim masNãoRejeitado... SimAtende aos critérios Sim masNecessita de algumas modificações para atender aos critérios NãoNão atende aos critérios RetidoTodas as restrições e seus critérios são respeitados Retido masalgumas restrições não respeitadas, mas a solução pode ser melhorada RejeitadoA solução não atende aos critérios nem pode ser modificada

11 Síntese da Análise Discussão e Decisão Para realizar uma análise de viabilidade de forma sistemática é necessário: Se garantir que a informação do caderno de especificações seja atualizada (critérios, escalas de avaliação, especificações aceitáveis, etc. Classificar as restrições e os critérios em função dos quatro aspectos de análise de viabilidade. Analisar cada conceito a fim de verificar sucessivamente os aspectos de estudo e de determinar se o conceito é retido, combinado à um outro ou rejeitado. Colocar as informações na tabela de síntese. Justificar as decisões tomadas ao termo da análise de viabilidade.

12 Exemplo Prático Tabela de Construção de Conceitos FUNÇÃOCONCEITO 1CONCEITO 2CONCEITO 3CONCEITO 4CONCEITO 5CONCEITO 6 Força motriz4 indivíduos pedal 4 indivíduos pedal 4 indivíduos roda 4 indivíduos alavanca 4 indivíduos balanço 4 indivíduos remo Transformar em energia mecânica Engrenagens e rodas excêntricas acionando dois pistões Alavancas acionando o pistão Corda e polia para reiniciar o movimento Balanço ligado aos pistões Remo ligado aos pistões Filtrar águaGrade no tubo de entrada Limpeza do filtroRetirar a grade para limpeza Fornecer um fluxo continuo Cilindros alternativos e aspiração pulsada Válvula de membrana Cilindros alternativos e aspiração pulsada Válvula de membrana Cilindros alternativos e aspiração pulsada Válvula de esfera Cilindro de dupla ação Vávula de membrana Cilindro de dupla ação Vávula de membrana Transportar a bomba Desmontável 7 módulos Desmontável 5 módulos Não Desmontável Desmontável 5 módulos Desmontável 7 módulos Desmontável 9 módulos Adaptar a bomba ao terreno Pés ajustáveis

13 Análise de Viabilidade Exemplo Prático Conceitos Aspectos da Análise Decisão FísicosEconômicosTemporais Sócio- Ambientais BicicletaSim masSim Sim masRetido Ciclo bombaSimNãoSimSim masRejeitado CarrosselSim masNão Sim masRejeitado MarchadorSim masSim Retido CantorSim masSim Retido mas RemadorSim masSim Retido mas

14 Análise de Viabilidade Exemplo Prático O Marchador Aspectos Físicos: o conceito obteve a cota sim mas. Quatro trabalhadores acionam e a garantem o fluxo contínuo. Os pés ajustáveis permitem a adaptação a todo terreno. É desmontável para o transporte e possui filtro. Pode ser fabricado com 32 peças O seu peso excede a 90 kg. Com modificações pode satisfazer os critérios em causa. Aspectos econômicos: o conceito respeita o aspecto economico. Não demanda nenhuma pessoa nem ferramentas especializadas para sua construção, utilização e instalação. Todas as peças são padronizadas e demandam precisão mínima. Aspectos Temporais: o conceito respeita o cronograma os cálculos, ou seja ao final de abril. Aspectos Sócio-ambientais: o conceito é julgado seguro, porque não possui nenhuma engrenagem ou outras peças potencialmente perigosas. Além disso, a bomba é estável e possui superfície antiderrapante sob suas bases, Bem como, as peças de ação são pitadas ou galvanizadas.


Carregar ppt "Autor: Marcos Banheti Rabello Vallim PROJETO INTEGRADOR 2 Cornélio Procópio, 18 junho de 2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google