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Programa MPS.BR e Modelo MPS: Contribuições para a Evolução da Qualidade de Software no Brasil SUMÁRIO 1.Introdução: Programa MPS.BR e Modelo MPS 2.Programa.

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1 Programa MPS.BR e Modelo MPS: Contribuições para a Evolução da Qualidade de Software no Brasil SUMÁRIO 1.Introdução: Programa MPS.BR e Modelo MPS 2.Programa MPS.BR: Resultados Esperados, Resultados Alcançados, Lições Aprendidas e Resultados de Desempenho iMPS 3.Projeto RELAIS: Embrião da Internacionalização do MPS.BR 4.Conclusão Kival C. Weber Coordenador Executivo do Programa MPS.BR Workshop da Qualidade em Software, TECNOPUC, Porto Alegre-RS, 06AGO2010 l

2 SOFTEX: Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que visa aumentar a competitividade da indústria de software brasileira, por meio de ações em três áreas-fim: –Capacitação e Inovação –Mercado –Qualidade e Competitividade Coordena as ações de 22 Agentes SOFTEX, em 20 cidades de 12 UF, com mais de empresas associadas (cerca de 70% são micro e pequenas empresas)

3 Maturidade do Processo de Software no Brasil em 2003 Estudos no início dos anos 2000 mostraram que: era necessário um esforço significativo para aumentar a maturidade dos processos de software nas empresas brasileiras [MCT 2001] as empresas de software no Brasil favoreceram a ISO 9000 em detrimento de outras normas e modelos especificamente voltadas para a melhoria de processos de software como o CMM (antecessor do CMMI) [MIT 2003] Referências: [MCT 2001] Qualidade e Produtividade no Setor de Software Brasileiro [MIT 2003] Slicing the Knowledge-based Economy in Brazil, China and India: a tale of 3 software industries

4 Programa MPS.BR: Melhoria de Processo do Software Brasileiro Para ajudar na solução deste problema, a SOFTEX – Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro lançou o programa MPS.BR em 11DEZ2003 (há quase sete anos), numa reunião realizada no MCT – Ministério da Ciência e Tecnologia em Brasília-DF O propósito do programa mobilizador MPS.BR é a Melhoria de Processo do Software Brasileiro, compreendendo duas metas (desafios): –Meta técnica: criação e aprimoramento do modelo MPS em conformidade com as normas ISO/IEC – Software Life Cycle Processes e ISO/IEC – Process Assessment compatível com o CMMI baseado nas melhores práticas da Engenharia de Software adequado à realidade das empresas brasileiras –Meta de mercado: disseminação e adoção do modelo MPS (em todas as regiões do país, num intervalo de tempo justo, a um custo razoável) tanto em PME - Pequenas e Médias Empresas (foco principal) quanto em Grandes Organizações (públicas e privadas)

5 Programa MPS.BR: programa de longo prazo (como o CMMI que começou com o CMM em 1991, com antecedentes desde 1988) IMPLANTAÇÃO DO MPS.BR CONSOLIDAÇÃO DO MPS.BR INTERNACIONALIZAÇÃO DO MPS.BR

6 Modelo MPS: MR-MPS, MA-MPS e MN-MPS Modelo MPS ISO/IEC Modelo de Referência MR-MPS Guia de Avaliação CMMI-DEV Modelo de Negócio MN-MPS Modelo de Avaliação MA-MPS ISO/IEC Documento do MPS.BRGuia de AquisiçãoGuia GeralGuia de Implementação

7 Modelo de Referência MR-MPS (Guia Geral:2009) 7 Níveis19 Processos 9 Atributos de Processo (AP) A – 1.1, 2.1, 2.2, 3.1, 3.2, 4.1*, 4.2*, 5.1* - o processo é objeto de melhorias e inovações, 5.2* - o processo é otimizado continuamente B Gerência de Projetos – GPR (evolução) 1.1, 2.1, 2.2, 3.1, 3.2, 4.1* - o processo é medido, 4.2* - o processo é controlado C Gerência de Riscos – GRI, Desenvolvimento para Reutilização – DRU, Gerência de Decisões – GDE 1.1, 2.1, 2.2, 3.1, 3.2 D Verificação – VER, Validação – VAL, Projeto e Construção do Produto – PCP, Integração do Produto – ITP, Desenvolvimento de Requisitos - DRE 1.1, 2.1, 2.2, 3.1, 3.2 E Gerência de Projetos – GPR (evolução), Gerência de Reutilização – GRU, Gerência de Recursos Humanos – GRH, Definição do Processo Organizacional – DFP, Avaliação e Melhoria do Processo Organizacional – AMP 1.1, 2.1, 2.2, 3.1 – o processo é definido, 3.2 – o processo está implementado F Medição – MED, Garantia da Qualidade – GQA, Gerência de Portfólio de Projetos – GPP, Gerência de Configuração – GCO, Aquisição - AQU 1.1, 2.1, 2.2 – os produtos de trabalho do processo são gerenciados G Gerência de Requisitos – GRE, Gerência de Projetos - GPR 1.1 – o processo é executado, 2.1 – o processo é gerenciado * Estes AP somente devem ser implementados para os processos críticos da organização/unidade organizacional. Os demais AP devem ser implementados para todos os processos.

8 MN-MPS: Modelo de Negócio (3 domínios) Programa MPS.BR (SOFTEX, ETM, FCC e CEP) II & IA MNE MNC (IOGE) Contrato Convênio Convênio, se pertinente LEGENDA: ETM – Equipe Técnica do Modelo FCC – Forum de Credenciamento e Controle CEP – Comissão de Ética do Programa IA – Instituição Avaliadora II – Instituição Implementadora IOGE – Instituição Organizadora de Grupo de Empresas MNC – Modelo de Negócio Cooperado entre grupo de empresas (pacote) MNE – Modelo de Negócio Específico para cada empresa (personalizado)

9 Cursos e Provas do MPS.BR (oficiais) C1 - Curso Introdução MPS.BR Avaliador Adjunto P1 - Prova Introdução MPS.BR C2 - Curso Implementadores MR-MPS P2 - Prova Implementadores MR-MPS C3 - Curso Avaliadores MA-MPS P3 - Prova Avaliadores MA-MPS Implementador C4 - Curso Guia de Aquisição P4 - Prova Guia de Aquisição Consultor de Aquisição

10 Programa MPS.BR e Modelo MPS: Contribuições para a Evolução da Qualidade de Software no Brasil SUMÁRIO 1.Introdução: Programa MPS.BR e Modelo MPS 2.Programa MPS.BR: Resultados Esperados, Resultados Alcançados, Lições Aprendidas e Resultados de Desempenho iMPS 3.Projeto RELAIS: Embrião da Internacionalização do MPS.BR 4.Conclusão Kival C. Weber Coordenador Executivo do Programa MPS.BR Workshop da Qualidade em Software, TECNOPUC, Porto Alegre-RS, 06AGO2010 l

11 Resultados Esperados: Meta técnica: Criação e aprimoramento do modelo MPS 1.Guias MPS (criados a partir de MAI2005 e aprimorados quando necessário): em conformidade com a ISO/IEC 12207:2008 – Software life cycle processes e ISO/IEC :2003 – Process assessment – Part 2: Performing an assessment compatíveis com o CMMI-DEV – Capability Maturity Model Integration for Development 2.Instituições Implementadoras: 30 II (total) 3.Instituições Avaliadoras: 15 IA (total) 4.Instituições de Consultoria de Aquisição: 10 ICA (total)

12 Resultados Alcançados: JAN2004-JUL2010 Meta técnica: criação e aprimoramento do modelo MPS 1.Guias MPS (disponíveis em Português e Espanhol para download gratuito em Guia Geral:2009 Guia de Aquisição:2009 Guia de Implementação:2009 (10 partes) Guia de Avaliação: Instituições Implementadoras (II): 18 II credenciadas (COMUNICADO 3/2004), com 119 implementadores MPS associados 3.Instituições Avaliadoras (IA): 12 IA credenciadas (COMUNICADO 10/2006), com 63 avaliadores MPS associados 4.Instituições de Consultoria de Aquisição (ICA): 2 ICA em análise (COMUNICADO 12/2006 atualizado em 12JUL2010) e 5 CA habilitados

13 Resultados Esperados: Meta de mercado: Disseminação e adoção do modelo MPS participantes de cursos oficiais do MPS.BR (total) aprovados em provas oficiais do MPS.BR (total) 3.72 empresas (de ) +300 empresas (de ) com MR- MPS implementado (12 meses) e avaliação MA-MPS (3 meses subsequentes), das quais: 220 empresas níveis G-F (base da pirâmide) 80 empresas níveis E-D-C (meio da pirâmide)

14 Resultados Alcançados: JAN2004-JUL2010 Meta de mercado: disseminação e adoção do modelo MPS 1.Cursos e Provas do MPS.BR de (7 anos), em todas as regiões do país: participantes de cursos oficiais do MPS.BR (C1 - Introdução, C2 - Implementação, C3 - Avaliação e C4 – Aquisição) aprovados em provas oficiais do MPS.BR (P1 - Introdução, P2 - Implementação, P3 - Avaliação e P4 – Aquisição) 2.Em 2004, criação do modelo de negócio MN-MPS (atualizado sempre que necessário) 3.Em (2 anos), implementações-piloto MPS em grupos de empresas no Rio de Janeiro, Campinas e Recife 4.De (5 anos), implementações e avaliações MPS: Modelo de Negócio Cooperado (MNC), apoio SOFTEX (com recursos do BID, MCT/SEPIN, MCT/FINEP e SEBRAE) a 222 PMEs para implementação (12 meses) e avaliação MPS (3 meses subsequentes), em 35 grupos de empresas gerenciados por 14 IOGE (Instituições Organizadoras de Grupos de Empresas) Modelo de Negócio Específico (MNE), implementação e avaliação MPS em + 55 organizações privadas e governamentais de todos os portes (tanto nos níveis G-F quanto em níveis mais elevados)

15 228 Avaliações MPS Publicadas (validade 3 anos), por níveis MPS e regiões brasileiras Em 20MAI2010: 179 organizações na base de clientes MPS (grande porte=28% e PME=72%, sendo microempresas=6%, pequenas=45% e médias=21%)

16 Lições Aprendidas Publicação em Português, Espanhol e Inglês, disponível para download gratuito na seção Acesso Rápido em, que apresenta o Corpo de Conhecimento do MPS.BR com as principais Lições Aprendidas em quatro áreas: 1.Gestão do programa MPS.BR 2.Organização de grupos de empresas no programa MPS.BR 3.Implementação do modelo MPS em empresas 4.Avaliações MPS

17 Pesquisas iMPS Resultados de Desempenho de Organizações que Adotaram o Modelo MPS (publicações SOFTEX disponíveis em

18 Programa MPS.BR e Modelo MPS: Contribuições para a Evolução da Qualidade de Software no Brasil SUMÁRIO 1.Introdução: Programa MPS.BR e Modelo MPS 2.Programa MPS.BR: Resultados Esperados, Resultados Alcançados, Lições Aprendidas e Resultados de Desempenho iMPS 3.Projeto RELAIS: Embrião da Internacionalização do MPS.BR 4.Conclusão Kival C. Weber Coordenador Executivo do Programa MPS.BR Workshop da Qualidade em Software, TECNOPUC, Porto Alegre-RS, 06AGO2010 l

19 RELAIS – Red Latinoamericana de la Indústria del Software Proyecto BID FUMIN RG-M1144: Mejora de la calidad de los procesos de software elaborados por PYME en Latinoamérica y Caribe (LAC) El proyecto se implementará en Brasil, Colombia, México y Perú (Ejecutor del Proyecto: CCL – Cámara de Comercio de Lima) El plazo de ejecución del proyecto será de 36 meses, y el período de vigencia y el de desembolsos serán de 40 meses La ejecución de las actividades previstas en el proyecto se organizará en cuatro componentes: 1.Bases tecnológicas y gobernanza del proyecto consolidada 2.Capacidades institucionales y profesionales desarrolladas 3.Modelos MPS.BR (SOFTEX Brasil), MoProSoft (CANACINTRA México) y certificación IT Mark (ESI Colombia) implementados 4.Seguimiento diseñado, estrategia de sustentabilidad acordada y difusión realizada

20 RELAIS

21 Programa MPS.BR e Modelo MPS: Contribuições para a Evolução da Qualidade de Software no Brasil SUMÁRIO 1.Introdução: Programa MPS.BR e Modelo MPS 2.Programa MPS.BR: Resultados Esperados, Resultados Alcançados, Lições Aprendidas e Resultados de Desempenho iMPS 3.Projeto RELAIS: Embrião da Internacionalização do MPS.BR 4.Conclusão Kival C. Weber Coordenador Executivo do Programa MPS.BR Workshop da Qualidade em Software, TECNOPUC, Porto Alegre-RS, 06AGO2010 l

22 Conclusão

23

24 Programa MPS.BR e Modelo MPS: Contribuições para a Evolução da Qualidade de Software no Brasil

25 Muito Obrigado Perguntas ?


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