A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O TANGRAN NA SALA DE AULA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O TANGRAN NA SALA DE AULA"— Transcrição da apresentação:

1

2 O TANGRAN NA SALA DE AULA
Grupo Avante Monsenhor Multicurso E.E.E.F.M.Monsenhor Elias Tomasi Mimoso do Sul/ES Pólo Cachoeiro de Itapemirim

3 Introdução Conceito: O Tangran é um dos mais antigos quebra-cabeças do Oriente. Diz a lenda que o jogo surgiu quando um jovem chinês deixou cair uma porcelana quadrada, que se partiu em sete pedaços, daí seu nome, que significa: “tábua das sete sabedorias” ou “tábua das sete sutilezas”. É formado por um quadrado, um paralelogramo e cinco triângulos. As regras desse jogo consiste em usar as sete peças, em qualquer montagem, colocando-as lado a lado, sem sobreposição. Com estas sete peças, é possível criar cerca de figuras entre animais, pessoas, objetos, letras, números, figuras geométricas, etc.

4 Objetivos Geral: Específicos:
Explorar o Tangran e construir figuras com suas sete peças Específicos: identificar, comparar, classificar figuras geométricas planas e desenhar formas geométricas planas; Calcular a área de figuras planas e construir figuras a partir de áreas estabelecidas; Explorar transformações geométricas por meio de decomposição e composição de figuras; Compreender as propriedades das figuras geométricas planas.

5 1.ª Atividade – Construção do Tangran
a partir de dobraduras e recorte dobre uma folha de papel tantas vezes quantas as pedidas nos passos apresentados na ilustração a seguir:

6 Primeira Etapa 1) Dobre uma folha de papel de modo a formar um quadrado: dobre desdobre dobre corte desdobre

7 Segunda Etapa Corte o quadrado em dois triângulos: corte

8 Terceira Etapa 3) Pegue um dos triângulos e dobre conforme a figura. Corte ao longo da dobradura formando assim, dois pequenos triângulos: dobre corte

9 Quarta Etapa 4) Pegue outro triângulo e marque o ponto médio do seu lado maior. Dobre a extremidade do triângulo oposta ao ponto médio marcado e, após desdobrar, corte: Marque a metade do lado dobre desdobre corte

10 Quinta Etapa 5) Dobre o trapézio ao meio e dobre novamente, conforme mostram as figuras. Corte ao longo das duas dobraduras: dobre dobre corte

11 Sexta Etapa 6) Dobre o pequeno trapézio restante e corte em dois (sobra um paralelogramo e um triângulo):

12 Etapa Final As sete peças do Tangran completo:

13 2.ª Atividade Com as peças do Tangran, formar um quadrado, utilizando:
Só duas peças Só três peças Só quatro peças Só cinco peças Só seis peças Só sete peças Identifiquem as letras que correspondem a construção do quadrado Discutam em grupo, todas as alternativas encontradas. Quando não for possível formar o quadrado, justificar a resposta.

14 3.ª Atividade Considerando a área do quadrado, uma das peças que forma o Tangran de área igual a 1 construa: a) Um retângulo de área 4 b) Um triângulo de área 4,5 c) Um paralelogramo de área 6 d) Um quadrado de área 5 e) Um retângulo de área 8

15 Referências Caderno de Roteiros 2 – Programa de Formação Continuada – Multicurso Ensino Médio – Matemática, pág. 27/28, anexo 04 pág.59, 2008.

16 Alunos que Participaram das Atividades
Alessandro Delaqua Andréa Cristina F. dos Santos Anselmo dos Santos Vieira Antonio João Abreu de Mendonça Carmem Aparecida Taliuli Jane Maria Simião Fernandes Luciléia Pacheco de Sá Maria Amélia Alves dos Santos Maria Eliza da Silva Reis Mariana Figueira Reis Maycom Cirilo Franzagua Militina Toledo Rodrigues Poliana Franzagua Noé Lopes Dalt Rosemere Sapans Suelem Franzagua Marques Vera Moreira Ângelo

17 Turmas que Participaram das Atividades Apresentadas
Etapa II B 2.º Ano VII Módulo III da Suplência Módulo IV da Suplência

18

19

20

21 Agradecimentos Aos nossos alunos, porque sem eles nosso trabalho não teria razão de ser; Ao nosso Secretário de Educação prof. Haroldo Correia Rocha e toda sua equipe do MULTICURSO pela oportunidade de participação no trabalho realizado; À nossa diretora, Elizabeth Keller Coelho Gonçalves que muito tem contribuído e facilitado a realização de nossos trabalhos dentro da EE.E.F.M. Monsenhor Elias Tomasi; À nossa Coordenadora Regional, Sueli Cesar e todo pessoal da Super Cachoeiro de Itapemirim; À nossa tutora Dalva Helena pela rapidez e paciência com que tem atendido nossos trabalhos no Ambiente Virtual; Ao pessoal do atendimento no AVG , tanto da SEDU como da Fundação Roberto Marinho, enfim a todos do MULTICURSO que trabalharam conosco.


Carregar ppt "O TANGRAN NA SALA DE AULA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google