A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCEPÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCEPÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA"— Transcrição da apresentação:

1 CONCEPÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
MATERIAIS MANIPULATIVOS NA MATEMÁTICA UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE: BLOCOS PADRÃO ATIVIDADES

2 MATERIAIS MANIPULATIVOS NA MATEMÁTICA
A utililização de materiais didáticos nas aulas de matemática vem atender o pedido de acrescentar algo concreto em aulas tão abstratas. Porém, é necessário que se tenha um cuidado especial na utilização desses recursos. É necessário que o professor tenha domínio total do que está apresentando (aparece o problema da formação do professor). Durante a manipulação é proposta uma prática pedagógica na qual o aluno possa encontrar condições de reproduzir conhecimento, experimentar combinações, expressar-se livremente, desenvolver criatividade, resolver problemas e ampliar sua noção de mundo.

3 UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE: BLOCOS PADRÃO
As atividades com os Blocos Padrão permitem o desenvolvimento de exploração espacial, comparação, relação, discriminação, seqüência, envolvendo conceitos de frações e suas operações, simetria (reflexão, rotação e translação), perímetro e área.

4

5 ATIVIDADES Cobrir o espaço delimitado abaixo de duas maneiras diferentes: Aqui deve-se anotar o número de peças usadas e suas cores.

6 Frações com os blocos padrão:
Quais das figuras abaixo podem ser cobertas com exatamente duas peças azuis? Portanto, a peça azul é metade de quais formas acima? ____________________

7 Você pode cobrir totalmente a figura abaixo com peças vermelhas
Se for possível, com quantas peças? __________

8 Suponha que os blocos fossem feitos de ouro e pintados
Suponha que os blocos fossem feitos de ouro e pintados. O que você escolheria: um azul ou três peças verdes?___________.Portanto, qual é maior, 1/3 ou 1/6?__________________ Use peças para mostrar que 1/3 e 2/6 cobrem a mesma parte, ou seja, são equivalentes. Use os blocos para mostrar que 1/6 + 2/6 = 3/6 ou ½.

9 Perímetro com os blocos padrão
Considerando que o lado do triângulo verde é l unidade, qual o perímetro do hexágono, do trapézio, dos losangos azul e branco, do trângulo e do quadrado? Seqüências com os blocos padrão Usando apenas triângulos é possível construir outro triângulo eqüilátero? Fazer a representação com os blocos. Registrar os dados encontrados em uma tabela.

10 O texto apresentado inicialmente, assim como a proposta com Blocos Padrão e as atividades possuem como referência a apostila da Profa. Cármen Lúcia Brancaglion Passos.


Carregar ppt "CONCEPÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google