A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA"— Transcrição da apresentação:

1 PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Aluna: Elizete Esperidião da Silva Local de Trabalho: Escola Municipal Ulisses Guimarães Profissão: Professora Título: Pedagogia

2 TÍTULO: 1- O LÚDICO NA PRODUÇÃO DE TEXTO

3 2 - Objetivos Objetivo Geral
Descobrir o desempenho que o lúdico na produção de texto proporcionar aos alunos da 2ª série do Ensino Fundamental.

4 2.1- Objetivos Específicos
Retratar a importância da ludicidade na produção de texto; Incentivar os educandos a descobrir o prazer pela leitura através de textos significativos; Proporcionar o prazer pela produção enquanto se divertem.

5 3- Justificativa Após várias reflexões sobre o aprendizado das crianças e ler vários livros que mostram a importância da produção de texto através do lúdico, escolhi este tema, pois vejo ser necessário que a escola desenvolva atividades lúdicas para tornar as aulas mais atraentes, variadas, dinâmicas e consequentemente mais produtivas, possibilitando ao educando a ocupação do maior espaço possível no processo ensino aprendizagem, desafiando suas criatividades, explorando instrumentos de expressões e ludicidade, onde os educandos possam expressarem-se através de jogos, movimentos ou qualquer manifestação artística.

6 4- Hipótese Acredito que o lúdico venha contribuir de forma substantiva na produção de texto. Propondo atividades motivadoras e lúdicas de forma que o aluno produza textos coerentes visando o mundo que vive.

7 5- Problema 6- Fundamentação Teórica
Em que medida o lúdico interfere na produção de textos com os alunos da 2ª série do Ensino Fundamental. 6- Fundamentação Teórica 6.1 – O lúdico na produção de texto 6.2 – A produção de texto na escola Linguagem 6.4 – Leitura 6.5 – Escrita 6.6 – Os textos e sua interação com a realidade do aluno

8 6.7 – As expectativas em torno da escola e a função do Ensino Aprendizagem do aluno.
6.8 – Proposta lúdica de produção de texto – Sugestões de atividades lúdicas para a sala de aula – Contar Sonhos – Jogo da Imagem e Palavra – Produção de texto através do dialogo – Dialogo Imaginário – Leitura de rótulos – Bingo de rótulos – Leitura e produção com figurinhas de dinossauro Leitura e produção de historias

9 Meu Diário – Continuando História – Leitura Através de Propaganda – Leitura através da Musica – Leitura de panfleto – Leitura e produção de conto de mistério – Criando uma história 6.9 – Relatório da Atividade 6.9.1 – Escrita por prazer da escrita.

10 Considerações Finais Partindo do principio de que a produção textual para ter efeito positivo e significativo não pode estar desvinculada da ludicidade e das práticas culturais da criança. Desse modo a ludicidade deve estar evidenciada no ato pedagógico no relacionamento prazeroso de alunos e professores em sala de aula com textos variados, no sentido de abrir espaços para o diálogo e a reflexão. Em virtude disso o educador deve ser dinâmico, criativo, capaz e estudioso, ou seja, que esteja em constante busca.

11 Consciente de que o aprendizado é uma construção gradativa do conhecimento tanto em seu cotidiano, quanto em sala de aula, para trabalhar dentro de uma nova proposta, é imprescindível recuperar o verdadeiro sentido da palavra “escola” como lugar de alegria, prazer intelectual, satisfação, troca de conhecimento e questionamento mutuo numa relação de igualdade e respeito, desse modo professores e alunos vão aguçando sua capacidade de construção e redefinição do cotidiano, tornando-os sujeitos de seu discurso e de sua ação, princípios de uma educação para cidadania.

12


Carregar ppt "PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google