A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Intervenção Pedagógica: Articulação Educação Infantil E Ensino Fundamental – Literatura Infantil Josiane Kava, Mabel Berton da Luz Havresko Sirlei Brandalise.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Intervenção Pedagógica: Articulação Educação Infantil E Ensino Fundamental – Literatura Infantil Josiane Kava, Mabel Berton da Luz Havresko Sirlei Brandalise."— Transcrição da apresentação:

1

2 Intervenção Pedagógica: Articulação Educação Infantil E Ensino Fundamental – Literatura Infantil Josiane Kava, Mabel Berton da Luz Havresko Sirlei Brandalise Nedopetalski Teresa Cristina M. de Oliveira Irati 04/11/13

3 A literatura pode abrir portas e janelas para um universo fascinante de conhecimentos, curiosidades, modos diversos de ver o mundo. O que contribui para ampliar a visão de mundo, estimular o desejo de outras leituras, exercitar a fantasia e a imaginação, o que torna imperioso incentivar a leitura prazerosa. A Literatura Infantil é arte que usa a palavra como linguagem expressiva e como tal deve ser trabalhada. Mais do que um modo de cognição, a Literatura é um alimento para alma ( KAERCHER, 135).

4 A Literatura Infantil é uma fonte prazerosa de ensinar, desperta o mundo de magia que existe na criança, aguçando a criatividade e a fantasia. Ler é viajar no mundo da fantasia, e a Literatura Infantil é um Gênero Literário especial, que traz consigo características muito próprias que despertam o interesse do público seja ele leitor ou ouvinte (CÂMARA, 2009, p. 24).

5 De acordo com Camargo e Bulgacov (2006), as atividades expressivas, isto é, as atividades próprias da arte como o desenho, pintura, teatro, música e a literatura, são consideradas estratégias promotoras do desenvolvimento humano. Possibilitam a manifestação integrada da identidade-imaginação-emoção. Para as autoras, através destas atividades a complexidade humana se revela.

6 Enobrecer os sentimentos do homem, enriquecer-lhe a vida, proporcio­nar-lhe alegria e sentido, é a missão da arte. (MOKITI OKADA)

7 Objetivos: Esta intervenção pedagógica objetivou possibilitar momentos de interação entre as crianças da EI e do EF, utilizando a literatura infantil como estratégia de articulação entre estes dois níveis de escolaridade.

8 Ações: Teatro apresentado por Alunos do Mais Educação da Escola Municipal Pequeno Duque (14:10 – 14:30); Brincadeiras Livres na quadra; Lanche; Brincadeiras organizadas e coordenadas pela Professora de Hora Atividade do CMEI Santo Antonio, que aconteceram no intervalo, na quadra da Escola; História contada: o Pinguim Sonolento (após o intervalo) na Biblioteca da Escola; Brincadeiras livres no parquinho da Escola.

9 64 alunos do 1° ano e 20 do Jardim III da EM. Pe Wenceslau, 13 alunos do Jardim III e 10 Jardim II do CMEI Santo Antonio. PÚBLICO ALVO:

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20 Apesar do pouco tempo disponível para o planejamento e a realização da ação, consideramos que os resultados foram satisfatórios. Houve a colaboração tanto da equipe da SME, dos profissionais do CMEI, da EM. Pe Wenceslau bem como da equipe responsável pelo teatro. Resultados:

21 Foi uma tarde muito agradável, onde observamos interesse, alegria por parte das crianças do CMEI e da EM Pequeno Duque em especial, que gostaram do amplo espaço físico e do parquinho (que ainda não dispõe). Várias crianças encontraram e brincaram com amigos e irmãos. Houve o envolvimento de todas crianças nas diversas atividades propostas.

22


Carregar ppt "Intervenção Pedagógica: Articulação Educação Infantil E Ensino Fundamental – Literatura Infantil Josiane Kava, Mabel Berton da Luz Havresko Sirlei Brandalise."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google