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Amostragem qualitativa

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Apresentação em tema: "Amostragem qualitativa"— Transcrição da apresentação:

1 Amostragem qualitativa
Material apresentado e discutido na disciplina de avaliação de serviços e programas de saúde-[estrito senso]-Dpto de epidemiologia e métodos quantitativos em saúde-Ensp/Fiocruz E. Maranhão

2 [a] A estratégia está dirigida para prover uma amostra representativa da variabilidade cultural dentro da população Amostras qualitativas são construídas para serem representativas das variedades de visões, pontos de vista, representações, valores relacionados à área [domínio, campo de saber, experiência] estudada tanto em termos de variabilidade e consenso. Portanto, especialistas culturais[de uma área do conhecimento] são amostrados para dar uma profunda e ampla cobertura de uma área [domínio, campo de saber, disciplina, conhecimento, experiência] particular. E. Maranhão

3 [b] As amostras são desenhadas com pessoas [indivíduos] que podem discutir com mais conhecimento e vivência sobre os elementos e conteúdos de uma área [domínio, campo de saber, disciplina] preferivelmente do que com uma amostra aleatória ou probabilística de indivíduos que tem grande variabilidade do conhecimento na área[ domínio, campo de saber, disciplina, experiência] OBS:As amostras aleatórias são frequentemente ineficientes para produzir informação compreensiva sobre um domínio cultural [área, campo de saber, conhecimento, experiências] A maioria dos desenhos de amostragem aleatória de indivíduos gasta o precioso tempo do entrevistador, pois fornecem conhecimento limitado sobre o assunto [ tema, matéria] Freqüentemente, [as amostras aleatórias] descrevem o que os indivíduos não sabem, não conhecem, isto predominando em relação ao que o que eles deveriam saber, conhecer, ter experiência. E. Maranhão

4 [c] Portanto, usualmente qualquer plano de amostra qualitativa de indivíduos é por conveniência, por seleção, [escolha] (nominated). Estruturas [arcabouços] de conveniência são construídas perguntando que indivíduos tem conhecimento e está envolvido em uma determinada área de cultura [conhecimento, área do saber, disciplina, experiência] para indicar [selecionar] pessoas para serem entrevistadas. Isto é, aquelas pessoas em que se acredita ter conhecimento mais profundo e experiência na área cultural [campo do saber, disciplina, campo do conhecimento] Procura-se identificar especialistas que são particularmente bons para a discussão e para descrever a área cultural [campo do conhecimento, campo do saber, área científica, domínio, experiência, disciplina] E. Maranhão

5 [d] A amostra nominativa [de escolha] considera informantes chaves, entrevistados privilegiados e grupo focal. Esta forma de amostragem tem sido extensamente explorada na literatura, geralmente como 2 formas de amostragem: 1-Amostra nominativa (nominated sample) É usada para coletar informação de uma combinação de lideres comunitários e provedores de serviços tanto quanto de pessoas vulneráveis , por ex: infecção por HIV e progressão da AIDS. 2-Amostra por alvo (targeted sample) Elas são usadas para encontrar indivíduos para uma amostragem nominativa[ por escolha, seleção] Amostra por alvo (targeted sample)  É construída determinando categorias de indivíduos que tem a “probabilidade” de ter mais conhecimento e experiência sobre a área cultural [campo do conhecimento] e que representa provavelmente maior variação na experiência dentro do campo de conhecimento enfocado. Ela também é construída com pessoas selecionadas dentro de locais específicos como prédios, condomínios, bairros, ou áreas de risco. Em alguns casos, a amostra por alvo é usada para encontrar indivíduos que são representativos e que se escondem e se isolam ou populações muito raras. OBS: Existe um número de projetos em larga escala com amostras por alvo [targeted sample], incluindo discussões metodológicas de representatividade e de generalização associadas com elas. E. Maranhão

6 [e] Amostra por Alvo, alvo geográfico (targeted samples, geotargeted samples) são utilizadas para coletar amostra por métodos observacionais diretos[ observação direta] Estes métodos específicos de amostragem são considerados como fornecendo provavelmente mais consenso e perspectivas quanto a valores, crenças, comportamentos, atitudes, práticas, representações e que são críticos para o entendimento de riscos ( ex; HIV/AIDS, uso de drogas) e serviços do nível local. Além disto, eles fornecem uma posição para defender e um grupo de dados compreensivos num período de tempo mínimo[curto] Nota Amostras qualitativas em geral são amostras selecionadas para ser representativas de um conhecimento sobre um domínio cultural [área do conhecimento, experiência], Muitos domínios culturais [área de conhecimento, experiência] podem ser adequadamente explorados com 15 ou 30 entrevistas profundas de especialistas ou quem vive a experiência na área estudada. E. Maranhão

7 Exemplos de métodos e amostragem qualitativa [1]
Método Plano de amostra N Informantes e amostra nominativa de especialista por área do entrevistados chave cultural conhecimento [domínio cultural] Grupo Focal amostra nominativa de especialista grupos de 8 a10 cultural pessoas cada, por área do conhecimento [domínio cultural], por segmento de população chave E. Maranhão

8 [2] ( continuação) Método Plano de amostra N
Avaliação rápida Seleção aleatória dentro por área chave, do contexto da comunidade por segmento chave da alvo população [targeted community] Observação direta amostragem por alvo de mínimo : observação em 10 avaliação rápida lugares com 10 informantes ambiental chave por alvo para observar todos os locais chave;intervenção relacionada a identificação de comportamento E. Maranhão

9 Observações[3] Segmentos de população são o equivalente a experiência de vida de grupos EX:  pessoas que tem experiência do mesmo tipo relacionada ao risco de HIV, tais como uso de drogas injetáveis, podem ser um segmento de população.  Pessoas que fornecem serviços de cuidados de saúde para estes indivíduos [ HIV +, AIDS] podem ser outro segmento de população.  políticos da saúde, ou lideres comunitários podem ser um outro segmento de população. Assim, entrevistados de uma população de risco, provedores de serviço, e políticos da saúde apresentam semelhanças e diferenças de conhecimento[cultural knowledge], crenças, representações e experiências com o HIV/AIDS na comunidade . Alguns indivíduos nos 3 grupos atualmente pertencem legitimamente a 2 ou todos os 3 grupos, fornecem ligações entre estes pontos de vista,visões, concepções. E. Maranhão


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