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Sistema de Gestão da Aprendizagem - Moodle

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Apresentação em tema: "Sistema de Gestão da Aprendizagem - Moodle"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de Gestão da Aprendizagem - Moodle
Regina Barbosa Fraga

2 Sistema de Gestão da Aprendizagem - Moodle
O professor e os alunos podem acessar o sistema de qualquer lugar onde haja um computador, conexão com a Internet e um navegador web. Fornece ao professor ferramentas para que ele crie um curso baseado em um sítio web, com controle de acesso de forma tal que somente os alunos do curso podem ter acesso ao mesmo. Pode-se compartilhar materiais de estudo, manter discussões ao vivo, aplicar testes de avaliação e pesquisas de opinião, coletar e revisar tarefas e registrar notas.

3 Por que o Moodle? Sistema aberto - pode ser instalado sem nenhum custo (em quantos servidores você desejar). Comunidade de usuários grande e com grande participação na manutenção da distribuição, sugerindo sempre modificações, novas habilidades e reportando eventuais defeitos. Pode-se acessar a comunidade em Baseado em uma forte filosofia educacional - o criador do Moodle tem formação em educação. Isto o conduziu a adotar o Construcionismo Social como a estrutura pedagógica em que está baseado o ambiente.

4 Construcionismo Social
O Construcionismo Social baseia-se na idéia de que pessoas aprendem melhor quando engajadas em um processo social de construção do conhecimento pelo ato de construir alguma coisa para outros. Enquanto outros SGCs se estruturam em um modelo de conteúdo que encoraja os professores a carregar uma infinidade de conteúdos estáticos, o ambiente Moodle enfoca o trabalho em ferramentas para discussão e compartilhamento de experiências. Assim, a ênfase está não em distribuir informação mas em compartilhar idéias e engajar os alunos na construção do conhecimento.

5 A Interface Moodle O Moodle está estruturado em um esquema de três colunas, na página de abertura e nas telas de abertura dos cursos A configuração da tela de abertura é atribuição do Administrador Moodle e, portanto, varia de uma instalação para outra.

6 A Interface Moodle

7 Usuários - Categorias Visitante: Pode acessar o ambiente e as informações constantes da tela de abertura do ambiente. Pode visitar disciplinas que permitam o acesso de visitantes e ver o conteúdo delas. Não pode participar de atividades que tenham nota. Usuário: Pode acessar o ambiente e as informações constantes da tela de abertura do ambiente. Tem os mesmos privilégios de acesso a disciplinas que os visitantes. Aluno: Usuário matriculado em um curso. Tem acesso a todas as atividades e materiais do curso.

8 Usuários - Categorias Tutor: Tem acesso a um curso e às atividades de um professor: corrigir trabalhos, verificar notas, etc. Não pode alterar o conteúdo de um curso. Professor: Tem acesso aos cursos em que está designado como professor e pode promover alterações na tela de abertura além de incluir ou remover atividades e materiais.

9 Cadastramento Cadastramento automático: página inicial do Moodle
Cadastramento manual pelo administrador Cadastramento em lote – cadastramento e também matrícula em um ou mais cursos, com a criação de uma planilha contendo informações de muitos usuários. * O campo nome do usuário não pode ter espaços em branco

10 Cadastramento

11 Editando o Perfil do Usuário
Clicando no próprio nome (no canto superior direito da tela). Os campos indicados com um * são campos obrigatórios Mostrar endereço de - neste campo o usuário pode escolher entre esconder completamente o endereço de , permitir que os colegas de curso vejam o endereço de ou permitir que qualquer usuário do ambiente veja o seu endereço de .

12 Editando o Perfil do Usuário
Tipo de digest das mensagens – o usuário pode decidir se recebe um por evento, um resumo diário com todas as mensagens e seu conteúdo ou apenas um resumo diário com os assuntos das mensagens. Monitoramento do fórum - é possível optar por ter ou não uma indicação de que há novas mensagens não lidas quando se acessa um fórum.

13 Editando o Perfil do Usuário

14 Matrícula em um Curso Cursos livres: permitem a matrícula simplesmente clicando no nome do curso Cursos com código de inscrição: fornecido aos alunos pelo professor do curso. Clicando no nome do curso desejado, o usuário deverá informar o código. Esse código só será utilizado no ato da matrícula. Ser incluído como aluno por um tutor ou gestor do curso (tela de abertura do curso – Box Administração – Designar funções)

15 Matrícula em um Curso

16 Tutores / Professores Para um usuário tornar-se um tutor ou professor em um curso, o gestor ou administrador de um curso deve fazer a designação a partir da tela de abertura do curso – Box Administração – Designar funções.

17 Removendo alunos e tutores
Para remover alunos, tutores ou professores de um curso, procede-se de maneira inversa à descrita no slide anterior.

18 Criando uma Categoria de Curso
Página principal do Moodle - Box Administração do site – Cursos – Acrescentar/Modificar cursos

19 Criando um Curso Página principal do Moodle - Box Administração do site – Cursos – Acrescentar/Modificar cursos. Clique na categoria em que se deseja criar um novo curso. Clique sobre o botão: Criar um novo curso.

20 Criando um Curso Nome completo: o nome do curso que aparecerá nas listagens de cursos e no alto da tela. Nome breve: Este nome será usado na barra de navegação do ambiente. ID do Curso: o código (ou número) do curso na instituição. Não é visualizado na interface do curso. Sumário: breve descrição do curso. Poderá ser mostrada na tela de abertura do curso.

21 Criando um Curso

22 Criando um Curso Formato: um curso pode ter três formatos.
Semanal: o curso é estruturado em semanas e na coluna central da tela de abertura aparecem as semanas entre o primeiro e o último dia de aulas. O número de semanas é estabelecido pelo professor. Tópicos: o curso é estruturado em tópicos e, na coluna central da tela de abertura, aparecem os tópicos de 1 até o número de tópicos estabelecido pelo professor.

23 Criando um Curso Social: o curso é um grande fórum de debates com participação do tutor e dos alunos. Número de semanas ou tópicos: a duração do curso em semanas no caso de formato Semanal ou o número de tópicos, no caso do formato Tópicos.

24 Criando um Curso Data de início do curso: no caso de cursos no formato Semanal, a data de início. Seções escondidas: quando um curso tem o formato Semanal ou Tópicos é possível ocultar os tópicos ou semanas que não estão em debate em um determinado momento. Quantas notícias mostrar: o Fórum de notícias tem seus tópicos mostrados no bloco da tela de abertura do curso chamado Últimas notícias. O número de notícias a serem mostradas é estabelecido neste campo.

25 Criando um Curso Mostrar notas: todo aluno pode consultar as notas que obteve em atividades do curso que tenham pontuação. Este campo permite ocultar ou exibir as notas já obtidas pelos alunos. Mostrar relatório das atividades: o aluno pode, consultar a relação de atividades do curso das quais já participou. Este campo permite ocultar ou não o Relatório de atividades do aluno.

26 Criando um Curso Tamanho máximo de upload: o tamanho máximo de arquivo que pode ser enviado pelo professor ou pelos alunos. Este valor é limitado pelo administrador do Moodle. Forçar tema: aqui se aplica o tema de um curso.

27 Criando um Curso Este é um metacurso? - um metacurso pode ser utilizado para agrupar participantes de cursos relacionados – por exemplo áreas temáticas ou cursos que compõem um curriculum específico Plugins para inscrição: forma de inscrição dos alunos. Recomenda-se manter “Padrão do site” Função padrão: define qual a função padrão de novos usuários no sistema. O padrão é “Estudante”.

28 Criando um Curso Curso que aceita inscrição: define se os alunos podem ou não se inscrever pelo site. Em caso afirmativo, pode-se estabelecer um período em que esta inscrição é possível. Período de validade da inscrição: Não se trata do período em que o aluno pode fazer matrícula no curso mas sim do período de validade de sua matrícula. Por quanto tempo ele pode permanecer matriculado no curso.

29 Criando um Curso Aviso de encerramento de inscrição: Avisar – quando o campo de validade da inscrição de alunos é alterado para valores diferentes de ilimitado, é possível avisar quando o período de validade da inscrição está se encerrando Notificar alunos – se a opção for sim, os alunos receberão um notificando a proximidade da data em que a inscrição no curso será encerrada Limite – neste campo se estabelece com que antecedência, o aluno será notificado do fim da inscrição no curso/disciplina.

30 Criando um Curso

31 Criando um Curso Grupo: pode-se separar os alunos por grupo. As opções são: Nenhum grupo – não há divisão dos participantes do curso em grupos Grupos separados: os participantes de cada grupo vêm apenas os outros membros deste grupo, assim como documentos e informações relacionados apenas a estes membros. As mensagens e os participantes de outros grupos não são visíveis

32 Criando um Curso Grupos visíveis: cada usuário pode participar apenas das atividades do seu grupo mas pode ver as atividades e os participantes dos demais grupos. Forçar grupo: Todas as atividades terão a configuração padrão definida para o nível do curso. Isto é particularmente útil quando o ambiente e os materiais do curso são utilizados por diversos grupos autônomos.

33 Criando um Curso Disponibilidade: neste campo se decide se o curso está ou não visível para alunos. Durante a construção do curso, é recomendável deixar o curso não disponível para alunos Código de inscrição: este campo deve ser preenchido pelo professor/gestor. O código pode ser alterado pelo professor na fase inicial de aplicação do curso/disciplina Acesso de visitante: aqui se decide se visitantes podem ou não acessar o curso.

34 Criando um Curso Idioma: É decisão do administrador do ambiente e do professor de cada curso se os alunos poderão escolher em que idioma querem o curso disponível. A alteração do idioma muda apenas os nomes dos blocos, recursos e atividades. O conteúdo colocado pelo professor permanece no idioma por ele escolhido durante sua elaboração. Mudança de nome da função: Um professor de um curso pode alterar os nomes usados para designar os diferentes personagens em um ambiente Moodle. Por exemplo, que a palavra Professor seja alterada para Moderador.

35 Criando um Curso

36 Página Inicial de um Curso
A página de abertura de um curso pode ser modificada: retirada, acréscimo ou mudança de posição de blocos – através do botão Ativar Edição Excluir um bloco, atividade ou recurso Mover um bloco, atividade ou recurso para baixo Editar o conteúdo de um bloco, material ou atividade Acessar ajuda online Ocultar um material, atividade ou bloco Mover para a esquerda, para a direita, para cima ou para baixo um bloco, um material ou atividade. Remover a identação ou identar uma atividade ou material.

37 Página Inicial de um Curso

38 Página Inicial de um Curso

39 Blocos ou Boxes Calendário - permite ao participante acompanhar as atividades e suas datas de início e encerramento. Cada atividade colocada pelo professor e que tenha data para início e fim, será marcada no calendário Usuários online – é exibido todos os participantes que estão na sala de aula online. Participantes – é exibida a relação dos participantes de sua turma e data de último acesso. * Bloco implementado por terceiros

40 Blocos ou Boxes Quickmail* - você poderá fazer contato com todos os participantes ou escolher um, ou alguns, para enviar uma mensagem. Contact Form* (Contate seu tutor) - permite que os alunos de um curso possam se comunicar, via , com o tutores do curso. Administração – Notas – permite acompanhar as notas dos alunos em curso * Bloco implementado por terceiros

41 Recursos – Inserir um rótulo
Rótulos são utilizados para organizar a tela de abertura de um curso – seções e tópicos

42 Recursos – Link a um arquivo ou site
Este recurso é usado para conduzir os alunos a um sítio na Internet, preenchendo o campo Localização com o endereço Internet desejado, ou se os alunos serão conduzidos a um arquivo existente no ambiente do curso – Box Administração - Arquivos.

43 Recursos – Link a um arquivo ou site

44 Recursos – Página de texto simples
É um recurso para colocação de textos simples, sem formatação.

45 Recursos – Página de texto simples

46 Recursos – Página web O conteúdo é construído usando o editor html.

47 Recursos – Página web

48 Recursos - Livro Conteúdo com várias páginas, que pode ser dividido em capítulos.

49 Recursos - Livro

50 Recursos – Visualizar um diretório
Box Administração - Arquivos - na tela de abertura de um curso. Gerenciador de arquivos do curso. Tem-se acesso aos arquivos do curso, disponibilizados pelo professor.

51 Atividades - Chat Ferramenta de comunicação que permite que alunos e professor tenham uma conversa em tempo real. Mesmo que se tenha estabelecido um horário para os chats, a sala estará sempre aberta para os participantes. A escolha do horário é apenas para registrar no bloco Calendário. Pode-se salvar as sessões encerradas dos chats e decidir quem poderá visualizar o conteúdo.

52 Atividades - Chat

53 Atividades - Fórum Existem 4 tipos
Uma única discussão simples – um fórum com apenas um tópico de discussão Isto manterá a discussão focada no tópico escolhido pelo professor. Cada participante inicia apenas um tópico – cada participante do curso pode iniciar apenas um tópico de discussão Cada um desses tópicos pode ser desenvolvido pelos demais participantes

54 Atividades - Fórum Fórum geral – cada participante pode iniciar tantos tópicos quanto ache necessário e participar de tópicos iniciados pelos colegas. Fórum Pergunta e Resposta – o professor coloca um ou mais tópicos, cada um com uma pergunta ou tema para discussão Os participantes devem responder ou comentar os temas propostos antes que possam ver as participações dos colegas. Depois da primeira participação, os alunos podem ver e comentar as participações dos colegas.

55 Atividades - Fórum

56 Atividades - Glossário
Ferramenta para construção de dicionários que facilitam a comunicação entre professor e alunos e entre alunos. Cada curso tem sua própria coleção de glossários. Somente professores podem editar o glossário principal. Glossários secundários podem ser configurados de forma a permitir que os alunos insiram novos termos e comentem definições colocadas pelos colegas. Um curso pode ter um glossário principal e vários glossários secundários.

57 Atividades - Glossário

58 Atividades - Glossário

59 Atividades - Tarefas Existem 4 tipos de tarefas:
Texto online – é uma tarefa realizada pelos participantes usando o editor html Envio de arquivo único – atividade muito parecida com o texto online, a diferença é que o aluno escreve o texto em seu computador e o envia ao ambiente.

60 Atividades - Tarefas Atividade off-line – é usada para atribuir notas a trabalhos produzidos pelos alunos em outro forma que não a digital: seminários, provas presenciais, textos entregues em papel podem ser avaliados e receber um feedback com o uso desta forma de tarefa. Modalidade avançada de carregamento de arquivos – permite que cada aluno envie um ou mais arquivos ao ambiente.

61 Atividades - Tarefas Para avaliar uma tarefa, clica-se no nome da tarefa e no alto, à direita, aparece o número de tarefas enviadas. Clique nessa informação. Clique em Nota

62 Atividades - Tarefas

63 Atividades - Questionário
Em todos os exercícios é atribuído uma nota. A nota pode ser ou não exibida no Quadro de Notas do aluno. A nota do trabalho pode ser ou não adicionada no cálculo final da nota do aluno. É permitido determinar um período para abertura e encerramento do exercício É permitido determinar um limite de tempo para o aluno concluir o exercício

64 Atividades - Questionário
É permitido determinar tentativas para responder os exercícios É permitido misturar ou não as questões É permitido misturar ou não os itens das questões O gabarito pode ser exibido logo após o aluno responder uma questão do exercício ou depois de responder todo o exercício ou após a data de encerramento do exercício.

65 Atividades - Questionário
É permitido proteger um trabalho do tipo questionário utilizando senha Você pode definir que um questionário pode ser respondido de uma a seis tentativas ou então, ilimitadas. Se escolhido mais de uma tentativa, pode-se utilizar para pontuar: a nota mais alta, a média das notas, a primeira tentativa e a última tentativa. Num exercício do tipo associativo, se o aluno errar duas associações de um total de 10 (por exemplo) o Moodle faz uma média de acerto/erro da questão.

66 Atividades - Questionário
Você pode definir se cada tentativa vai se basear na última ou não (se Sim, então cada nova tentativa contém o resultado da tentativa anterior. Isto permite que o questionário seja completado após várias tentativas.) É permitido incluir Feedback global para todo o trabalho.O Feedback global é um texto mostrado para o estudante depois que ele terminou, uma tentativa, de responder o questionário. O texto que é mostrado pode depender da nota que o estudante obteve.

67 Atividades - Questionário
Se um questionário estiver rodando no modo adaptativo então é permitida uma nova tentativa após uma resposta errada. Neste caso pode-se desejar impor uma penalidade para cada resposta errada sendo subtraída da marca final para a pergunta. O valor da penalidade é escolhida individualmente para cada pergunta durante a configuração ou a edição da pergunta. Esta configuração só tem efeito se o questionário estiver configurado para o modo adaptativo.

68 Atividades - Questionário
É permitido incluir um feedback para uma questão de um trabalho e também para as alternativas deste trabalho. É permitido fazer sorteio de questões inclusive por módulo e por categoria (fácil, difícil, médio, ...)

69 Tipos de questões/trabalhos
Múltipla Escolha e Uma Escolha Resposta Breve – É uma boa ideia escolher uma resposta curta para evitar erros não intencionais. Numérica – são questões muito semelhante a questões do tipo resposta breve, mas usadas para resultados numéricos. Pode-se criar questões envolvendo equações, com respostas que devem ser números dentro de uma margem de erro preestabelecida. Associação Verdadeiro/Falso

70 Tipos de questões/trabalhos
Dissertativas (Questão aberta) Preenchimento de Lacunas -Pré-teste e Pós-teste

71 Atividades - Lição Cada página de uma lição pode ter uma questão na parte inferior da tela. A página seguinte depende da resposta dada pelos alunos. Pode-se criar ramificações que dependem das escolhas feitas pelos alunos. Cada resposta dada pelo aluno leva a novas informações e novas questões.

72 Atividades - Lição

73 Atividades - Lição

74 Atividades - Lição

75 Atividades - Lição


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