A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA"— Transcrição da apresentação:

1 ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE DA LDB 9.394/96 E DA FORMAÇÃO DOCENTE NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA Cametá -pará

2 EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE DA LDB 9
EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE DA LDB 9.394/96 E DA FORMAÇÃO DOCENTE NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA JUSTIFICATIVA A educação inclusiva e sua prática concreta no sistema de ensino brasileiro, embora seja um dos fenômenos mais estudados e analisados atualmente no campo das ciências humanas, está longe de esgotar-se como objeto de investigação. A formação de professores é um aspecto importante na educação inclusiva. Todavia, existem muitas indagações a respeito da capacitação dos mesmos. Portanto, esta pesquisa pretende apresentar subsídios para a prática da inclusão no cotidiano das escolas, pois se percebe que a mesma tem causado certo impacto no meio escolar e com isso surgem muitas dúvidas quanto as ações pedagógicas inclusivas.

3 PROBLEMÁTICA A educação inclusiva é uma proposta que vem sendo construída ao longo da história através de lutas e debates sobre direitos e oportunidades no seio da sociedade. A educação especial tem debatido acerca da implantação da inclusão em seu contexto. Nos dias atuais, é preciso ampliar a prática integradora, inserindo o processo inclusivo, ciente, porém de que ainda vivemos num contexto social de exclusão que vem sendo descrito ao longo da história. Desta maneira nossos principais questionamentos foram: Como vivenciar o processo de inclusão nas instituições escolares? Como viabilizar a formação de professores para uma prática inclusiva? Quais as contribuições que a LDB 9.394/96 propicia para a inclusão na educação especial?

4 Analisar a LDB 9.394/96, no que diz respeito a educação especial;
OBJETIVOS Apresentar subsídios que possibilitem o processo de inclusão nas instituições escolares; Analisar a LDB 9.394/96, no que diz respeito a educação especial; Verificar quais as contribuições que a LDB 9.394/96 propicia para a inclusão na educação especial; Discutir a formação de professores dentro da perspectiva inclusiva.

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Na busca de desvendar a inclusão como uma proposta a ser concretizada em nossas escolas e ao descrevê-la como um ambiente provedor da mesma e na discussão sobre a formação docente e o papel do professor no processo de implantação desta tendência. Encontramos autores que discutem a inclusão na escola sob diversos aspectos. Ferreira, Pino e Saviani analisam a LDB 9.394/96, e, discutem as reformas que foram realizadas no decorrer da elaboração da nova LDB, bem como os pontos positivos, e também suas limitações para a Educação Especial.

6 Martins e Mendes definem a inclusão nas instituições escolares como a aceitação da diversidade entre os alunos, que devem conviver em um mesmo espaço. A escola é um território de conflitos e de diferenças, portanto são necessários alguns requisitos para trabalhar com a heterogeneidade. Dentre esses requisitos temos a cooperação, aliança com os pais, participação da comunidade, formação continuada dos professores. Pimenta, Nóvoa, Sá-Chaves, Soares discorrem sobre a importância da formação do professor, numa perspectiva inclusiva. O professor inclusivo é aquele que problematiza a sua realidade, repensa e reavalia a sua pratica pedagógica, e auxilia os seus alunos a se encontrarem como sujeitos ativos, capazes de se promover na sociedade.

7 METODOLOGIA Entendendo a importância da discussão sobre esse assunto e a emergência significativa deste tema no contexto educacional atual, partiu-se para uma pesquisa bibliográfica, pois desta maneira, tornar-se-ia possível reunir em um estudo, as idéias de vários autores que auxiliariam na análise da inclusão como tendência, em nossas instituições escolares. Assim, buscamos fundamento na nova LDB e em fontes que contribuíram imensamente para desenvolver esse trabalho tais como Pedro Demo(1997), Ferreira (1994), Gilberta Jannuzzi (1992), Marcos Mazzota (1996), Romualdo Oliveira (1993), Vigotski (1984), Ivany Pino (1995), Dermeval Saviani(1997), Sassaki (1997), Antônio Nóvoa (1995), , Paulo Souza (1997), Joseth Martins(2003), Paulo Ross(2004), L. Mrech (2002), Emicéia Mendes(2002), dentre outros.

8 RESULTADO DA PESQUISA Na busca de desvendar a inclusão como uma proposta a ser concretizada em nossas escolas e ao descrevê-la como um ambiente provedor da mesma e na discussão sobre a formação docente e o papel do professor no processo de implantação desta tendência. Encontramos autores que discutem a inclusão na escola sob diversos aspectos. Viu-se deste modo, que estudos e conceitos que dizem respeito a uma proposta inclusiva estão cada vez mais em pauta, auxiliando a todos os interessados em promover a inclusão em seu espaço escolar e na sociedade em geral. Todavia, mais do que promover a mudança nos currículos, metodologia e a formação do professor dentro de um aspecto inclusivo, é importante que as escolas e o professor de modo especial, valorizem as emoções que os alunos incluídos vão tendo no decorrer desse processo de inclusão

9 CONSIDERAÇÕES FINAIS O referido trabalho contribuiu para uma reflexão acerca das idéias sobre a inclusão bem como da formação de professores dentro desta perspectiva. Para que a inclusão seja possível é necessário que se ampliem as oportunidades educacionais. Os currículos, bem como os programas devem ser diferentes, já que é necessária a adaptação às necessidades educacionais específicas de cada deficiente. A inclusão, com certeza, não é tarefa fácil, se constitui como um desafio à criatividade dos professores e de todos os envolvidos com a educação. É preciso ver a inclusão não com romantismo, mas com realismo, de modo a rever valores e garantir as diversidades sociais, psíquicas e culturais sem discriminação.


Carregar ppt "ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google