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SISTEMA DE CONTROLES INTERNOS Políticas Corporativas MAPFRE

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Apresentação em tema: "SISTEMA DE CONTROLES INTERNOS Políticas Corporativas MAPFRE"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA DE CONTROLES INTERNOS Políticas Corporativas MAPFRE
Ambiente de Controle MAPFRE SEGUROS BRASIL CIRCULAR SUSEP Nº 249, de 20/02/2004 Políticas Corporativas MAPFRE Julho/07

2 O porque do Controle Interno
Solvência (I y II) - Práticas Pilar 1 – cálculo dos limites mínimos para capital e provisões técnicas Pilar 2 - obrigatoriedade de procedimentos de controle interno, gestão de riscos e monitoramento Pilar 3 – obrigatoriedade total da transparência das informações

3 Papel da SUSEP IAIS – International Association of Insurance Supervisors Insurance Core Principles and Methodology - ICP ICP 10 Internal Control “A Autoridade Supervisora deve requerer que as empresas detenham controles internos adequados à natureza e escala de seus negócios. Os sistemas de informações permitem à alta administração e gerência o monitoramento e controle das operações.”

4 Circular 249 – 20/02/04 Objetivo da Circular
Manda implantar e implementar Sistema de Controles Internos efetivos e consistentes Essência da Circular Estabelece o que implantar (conceitos), sem definir como fazer (prática)

5 Detalhes da Circular Definir as atividades e o seus níveis de controle
Segregar funções Estabelecer os níveis de autoridade e autorização Estabelecer os objetivos dos mecanismos de controle Verificar a adoção e o cumprimento dos procedimentos Avaliar continuamente os riscos Acompanhar a conformidade Implantar política de prevenção contra fraudes Implantar política de subscrição de riscos Promover cultura interna com elevados padrões éticos Tornar os controles internos acessíveis aos funcionários e enfatizar para eles a sua importância

6 Fundamentos da Circular
Quanto aos conceitos da Circular 249 Padrão COSO Forte dependência da Gestão de Riscos Necessidade de aumentar o nível de formalização de políticas, procedimentos e controles Promoção de processo de conscientização

7 Estratégia Corporativa
Comissão de Auditoria e Controle Institucional – Reunião de 29/12/05  Adoção do COSO Livro Branco 2006 – Projeto para analisar e impulsionar ações para a adoção do padrão COSO e implantar um modelo de revisão do controle interno Grupo de Trabalho: Diretor Geral de Auditoria, Diretores de SAI (MAPFRE Familiar, Vida e América), Diretores de Administração da MAPFRE Familiar, Vida e Brasil; Diretor da UAI Brasil

8 Razões do Controle Interno
Capital e Reservas IAIS / ICP 10 Transparência CNSP/ SUSEP Solvência I e II Controle Interno Circular 249 Resolução 118 Circular 280 2004 MAPFRE COSO

9 Premissas MAPFRE Todos e cada um dos Gestores são responsáveis pela identificação da necessidade, pelo desenvolvimento, pela implantação, pela manutenção e pelo monitoramento permanente do Controle Interno Todos e cada um dos Auditores Internos são responsáveis pela revisão periódica e sistemática do Controle Interno, pelo oferecimento de sugestões para sua melhoria e pela indicação de eventuais desvios de conformidade

10 Premissas MAPFRE

11 Elementos do COSO

12 Circular 249 – O que foi feito
Estabelecimento de Objetivos OBJETIVOS METODOLOGIA ESTRATÉGIAS BSC SPE AÇÕES ATIVIDADES SGD

13 Circular 249 – O que foi feito
Gestão de Riscos Consolidação do processo mundial Gestão de Riscos Operacionais, mediante auto-avaliação anual on-line, que utiliza sistema especialista implantado em 2003 Acionamento pelo Gestor de Riscos

14 Circular 249 – O que foi feito
Padrões Éticos e de Integridade Elaboração e implantação do Código de Conduta e Bons Costumes Entrega personalizada; Termo de responsabilidade; Disponível na Intranet

15 Circular 249 – O que foi feito
Padrões Éticos - Denúncias de Desvios Estabelecido um processo externo, independente e confidencial para receber e tratar denúncias de funcionários sobre desvios das regras de conduta pessoais e profissionais POP

16 Circular 249 – O que foi feito
Subscrição de Riscos Elaboração da Política Geral de Subscrição de Riscos Disponível na Intranet; Base para as regras específicas

17 Circular 249 – O que foi feito
Prevenção contra Fraudes Elaboração e edição da Política de Prevenção Contra Fraudes Disponível na Intranet

18 Circular 249 – O que foi feito
Formalização de Procedimentos e Controles Elaborados e editados: Manuais de Organização Manuais de Procedimentos e Controles Internos Manual de Fundamentos Legais Disponíveis na Intranet; Atualizações via / Intranet

19 Circular 249 - O que foi feito
Definição de Responsabilidades (Quantificação) Elaboração das: Política de Alçadas Política de Compras de Bens de Serviços “Em aprovação”

20 Circular 249 – O que foi feito
Treinamento Massificado Desenvolvimento de Curso sobre Controles Internos em recurso e-learning (Aprendendo a Aprender). Aplica avaliação e exige assinatura de termo de responsabilidade Disponível na Intranet; Acionamento pelo RH

21 Ambiente de Controle - Resumo
Circular 249 / COSO - Promover cultura interna com elevados padrões éticos; tornar os controles internos acessíveis aos funcionários e enfatizar para eles a sua importância Código de Conduta POP Políticas Aprendendo a Aprender Endomarketing

22 Constatações Somente um Controle Interno tecnicamente perfeito, um sistema de Gestão de Riscos caro e sofisticado, um processo de divulgação e de disseminação da cultura e um monitoramento periódico adequado (Aspectos Objetivos) não garantem a adequada administração dos riscos Ninguém pode ser efetivo nos negócios sem uma ATITUDE adequada (Aspectos Subjetivos  Ambiente de Controle)

23 Atitude de Controle O que está sendo feito
Projeto de disseminação da cultura Ações de endomarketing voltadas à conscientização do público interno Processo permanente

24 Ambiente de Controle Fundamentos
Refere-se à consciência sobre Controle Interno. Engloba: Responsabilidade Obediência Competência Compromisso ético Postura dos Administradores e Colaboradores

25 Responsabilidade / Competência
Qualidade de quem é responsável Responsável Aquele que tem a noção exata da responsabilidade, respondendo pelos próprios atos e dos seus subordinados Competência Capacidade, aptidão, habilidade, idoneidade, isenção

26 Obediência Obediência Ato ou efeito de obedecer Obedecer
Sujeitar-se, submeter-se ao que está estabelecido para ser cumprido e/ou executado

27 Ética / Postura Compromisso ético
Obrigação de cumprir as premissas éticas estabelecidas Ética Vincula-se ao julgamento do que é certo ou errado segundo determinados comportamentos, no tempo e no espaço Postura Atitude, modo de proceder, de agir, de se comportar

28 Auditoria Interna Como avalia o Ambiente de Controle
Inquéritos e observações nos trabalhos de campo Pesquisa, com o apoio de RH, para medir o “sentimento” dos funcionários com relação aos aspectos subjetivos do Controle Interno Tratamento estatístico para identificar as oportunidades de melhoria e indicar ações de RH

29 Fiscalizações da SUSEP
Principais Incidências Falta de disseminação de cultura de controle Desconhecimento do Programa de Controles Internos, quando existente Ausência de manuais de procedimentos consistentes e atualizados Falta de clareza quanto ao Planejamento Estratégico Inexistência de setor de Gestão de Riscos

30 Mensagem final Um edifício e todo seu conteúdo é suportado por um alicerce não visível e quase sempre esquecido. O controle interno é o suporte dos resultados positivos e a garantia do retorno dos investimentos. Um edifício não se sustenta sem um alicerce e uma empresa não sobrevive sem controle interno. Um bom alicerce se faz com cálculos corretos, material de qualidade, mão de obra qualificada e testes eficientes. Um bom controle interno se faz com plano estratégico, gestão de riscos, atividades de controle, comunicação fluida, conscientização de todos e uma auditoria pró-ativa. Pode-se estar inconsciente do alicerce; do controle interno, jamais.


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