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Métodos Quantitativos e Economia Internacional

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Apresentação em tema: "Métodos Quantitativos e Economia Internacional"— Transcrição da apresentação:

1 Métodos Quantitativos e Economia Internacional
“Market -Share” Constante

2 Referências bibliográficas
LEAMER,E.E. & R.M. STERN. Quantitative International Economics. Chicago, Aldine Publishing Company. 1970 Rocha, L. E. V e Mendonça, T. G. de; Desempenho das exportações de soja em grão: uma análise de constant market share. Rocha, L. E. V e Mendonça, T. G. de; Desempenho das exportações brasileiras de óleo de soja: uma análise de constant market share. STALDER, S. H. G. M. Análise da participação do Brasil no mercado internacional do açúcar. Piracicaba, p. Dissertação (Mestrado) – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”/ Universidade de São Paulo, 1997 Chang, M.

3 Objetivo da Aula Introduzir a prática da análise empregando o procedimento de Market Share Constante (MSC). Comumente, essa é aplicada como um indicador do desempenho das exportações de um país.

4 Propósito do Procedimento
A abordagem de Market Share Constante consitui-se em um método de decomposição, aplicado para analisar as exportações de um determinado bem (B) realizadas por um determinado país (X). O MSC permite avaliar a importância relativa de fatores que podem estar determinando que o país seja bem sucedido (ou não) em crescer tão rapidamente quanto a média mundial.

5 O procedimento relaciona 3 efeitos:
1. EFEITO CRESCIMENTO DE MERCADO: Capta a importância relativa de um aumento geral no volume comercializado no mercado (global) do Bem B para explicar o comportamento exportador do País X, entre dois períodos de tempo. Quanto mais expressivo o crescimento do mercado, maior a importância relativa assumida por este fator. 2. EFEITO COMPOSIÇÃO DO MERCADO IMPORTADOR: Expressa a importância relativa da composição do mercado importador para onde o país X direciona suas exportações do bem B, considerando também uma comparação entre dois períodos de tempo. Quanto mais dinâmica a demanda relativa desses importadores, tanto maior a importância relativa deste fator.

6 Cálculo envolvida na obtenção do "Efeito 2"
(EFEITO 2) = TAXA DE VARIAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DO EXPORTADOR X NO MERCADO DE B, CALCULADA COMO A DIFERENÇA ENTRE: 2.1. TAXA OBSERVADA DE VARIAÇÃO NA IMPORTAÇÃO POR CADA PAÍS ENTRE 2 PERÍODOS – 2.2.TAXA ESPERADA, ASSUMINDO QUE A PARTICIPAÇÃO DE CADA IMPORTADOR NÃO SE ALTERA DE UM PERÍODO A OUTRO – OU SEJA, ASSUMINDO QUE ESTES MANTÊM UMA PARTICIPAÇÃO CONSTANTE NO MERCADO DE B ENTRE DOIS PERÍODOS DE TEMPO

7 3. EFEITO COMPETITIVIDADE
COMO CALCULAR ESTE EFEITO COMPETITIVIDADE (OU EFEITO 3)? EFEITO 3 = TAXA DE VARIAÇÃO TOTAL – TAXA EFEITO 1 – TAXA EFEITO 2 Lembrando que: (EFEITO 1) = TAXA DE CRESCIMENTO DO MERCADO MUNDIAL (EFEITO 2) = TAXA DE VARIAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DO EXPORTADOR X NO MERCADO DE B,

8 FORMA GERAL TAXA DE VARIAÇÃO TOTAL DAS EXPORTAÇÕES DE B PELO PAÍS X (2.1) = TAXA EFEITO 1 (CRESCIMENTO DO TAMANHO DO MERCADO DE B) + TAXA EFEITO 2(=2.1.Taxa Observada – 2.2. Taxa Esperada sob participação cte) + TAXA EFEITO 3 (C0MPETITIVIDADE)

9 Representação Esquemática do Procedimento de Market Share Constante
Efeito Variação na Participação do País exportador X no mercado mundial de B Efeito 1 Crescimento do mercado mundial do bem B Desempenho da Exportação do País X no mercado Mundial de B = + Efeito 2 Composição do Mercado Importador Efeito 3 Competitividade

10 Exemplo: 1. Considerar que o mercado exportador do país X pode ser representado considerando 4 países importadores de um mesmo produto B : Países I, II, III e IV (no exemplo, a soma da participação no total exportado por X é igual a 100%; no entanto, geralmente considera-se satisfatório um total superior a 50% de representatividade em trabalhos aplicados) (obs: Alternativamente, poderia ser utilizado para avaliar 4 produtos diferentes exportados pelo país sendo analisado) 2. Considerar dois (ou mais) períodos de tempo – aconselha-se uma média de 3 anos antes e depois de uma mudança relevante (exemplo: crise de 2008)

11 Efeito 1 – Calcular o Crescimento do Mercado do bem X, composto pelo comércio total realizado pelos 4 países importadores (I,II,III e IV) Crescimento Mercado Mundial do Bem Cresc Importação por país Mantendo Export mercado Mercado Tx. Cresc. Mudança MSC2 Efeito IMP 1985 1995 Var: 95/ 85 Import por país Var:95/85 MSC1 Compet Ano Base (5)/(4) =(4)*1,29 =(5)-(7) =(3)*(4) =(5)-(9) '(9)- (7) (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10) (11) I 20.000 22.000 500 1.000 100% 645 355 550 450 -95 II 40.000 48.000 100 0% 129 -29 120 -20 -9 III 80.000 200 250 25% 258 -8 260 -10 2 IV 60.000 84.000 280 40% 22 Total 29% 1.630 63% 1.290 340 1.210 420 -80 T=0 T=1

12 Efeito 2.1 – Calcular o Crescimento da Importação de cada país (I,II,III e IV) de B, adquirida do país X Crescimento Mercado Mundial do Bem Cresc Importação por país Mantendo Export mercado Mercado Tx. Cresc. Mudança MSC2 Efeito IMP 1985 1995 Var:95/ 85 Import por país Var:95/85 MSC1 Compet Ano Base (5)/(4) =(4)*1,29 =(5)-(7) =(3)*(4) =(5)-(9) '(9)- (7) (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10) (11) I 20.000 22.000 500 1.000 100% 645 355 550 450 -95 II 40.000 48.000 100 0% 129 -29 120 -20 -9 III 80.000 200 250 25% 258 -8 260 -10 2 IV 60.000 84.000 280 40% 22 Total 29% 1.630 63% 1.290 340 1.210 420 -80 T=0 T=1 T=0 T=1

13 Market Share Constante
Crescimento Exportação do País no mercado mundial de um determinado bem 630[(5)-(4)] (100%) Variação assumindo Participação Cte 340[(8)] (54%) Crescimento do mercado total 290[(7)] (46%) = + Composição Mercado Importador 420[(10)] (67%) Competitividade -80[(11)] (-13%)

14 Crescimento Mercados Importadores do País A assumindo cte taxa de crescimento do mercado global 29% sobre Coluna 4 (t=0)  Crescimento   Mercado Mundial Cresc Importação por país Mantém Export mercado Mercado Tx. Cresc. Mudança MSC2 Efeito ou 1985 1995 Var:95/ 85 Import por país Var:95/85 MSC1 Compet IMP Ano Base (5)/(4) =(4)*1,29 =(5)-(7) =(3)*(4) =(5)-(9) '(9)- (7) (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10) (11) I* 20.000 22.000 500 1.000 100% 645 355 550 450 -95 II 40.000 48.000 100 0% 129 -29 120 -20 -9 III 80.000 200 250 25% 258 -8 260 -10 2 IV 60.000 84.000 280 40% 22 Total 29% 1.630 63% 1.290 340 1.210 420 -80 Crescimento do Mercado Mundial (29% da Coluna 3) é aplicado à importação em cada um dos 4 importadores – (Coluna 4), resultando na Coluna 7

15 Crescimento do Mercado
Crescimento do   Mercado Cresc Importação por país Mantém Export Produto mercado Tx. Cresc. Mudança MSC2 Efeito ou 1985 1995 Var:95/ 85 Import por país Var:95/85 MSC1 Compet IMP Ano Base (5)/(4)  (5)/(4) =(4)*1,29 =(5)-(7) =(3)*(4) =(5)-(9) '(9)- (7) (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10) (11) I* 20.000 22.000 500 1.000 100% 645 355 550 450 -95 II 40.000 48.000 100 0% 129 -29 120 -20 -9 III 80.000 200 250 25% 258 -8 260 -10 2 IV 60.000 84.000 280 40% 22 Total 29% 1.630 63% 1.290 340 1.210 420 -80 Variação = Quanto foi a import por país (5) - Quanto seria com participação Constante = Crescimento do Mercado total (7) (5 - 7) Cresc. Export. Cresc. Mercado =

16 Market Share Constante
Crescimento Exportação do País no mercado mundial de um determinado bem 630[(5)-(4)] (100%) Variação assumindo Participação Cte 340[(8)] (54%) Crescimento do mercado total 290[(7)] (46%) = + Composição Mercado Importador 420[(10)] (67%) Competitividade -80[(11)] (-13%)

17 Crescimento esperado com base no crescimento do mercado importador
Cresc Importação Mantém Export Produto Mercado mercado por país Tx. Cresc. Mudança MSC2 Efeito ou 1985 1995 Var:95/ 85 Import por país Var:95/85 MSC1 Compo-sição Compet IMP Ano Base (5)/(4)  (5)/(4) =(4)*1,29 =(5)-(7) =(3)*(4) =(5)-(9) '(9)- (7) (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10) (11) I* 20.000 22.000 10% 500 1.000 100% 645 355 550 450 -95 II 40.000 48.000 20% 100 0% 129 -29 120 -20 -9 III 80.000 30% 200 250 25% 258 -8 260 -10 2 IV 60.000 84.000 40% 280 22 Total 1.630 63% 1.290 340 S = 1.210 420 -80 Cresc. Export. Efeito composição = Cresc. Mercado +

18 Market Share Constante
Crescimento Exportação do País no mercado mundial de um determinado bem 630[(5)-(4)] (100%) Variação assumindo Participação Cte 340[(8)] (54%) Crescimento do mercado total 290[(7)] (46%) = + Composição Mercado Importador 420[(10)] (67%) Competitividade -80[(11)] (-13%)

19 EFEITO COMPETITIVIDADE
Cresc Impor-tação Mantém Export Produto Mercado mercado por país Tx. Cresc. Mudança MSC2 Efeito ou 1985 1995 Var:95/ 85 Import por país Var:95/85 MSC1 import Compet IMP Ano Base (5)/(4)  (5)/(4) =(4)*1,29 =(5)-(7) =(3)*(4) =(5)-(9) =(9)- (7) (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10) (11) I* 20.000 22.000 10% 500 1000 100% 645 355 550 450 -95 II 40.000 48.000 20% 100 0% 129 -29 120 -20 -9 III 80.000 30% 200 250 25% 258 -8 260 -10 2 IV 60.000 84.000 40% 280 22 Total 29% 1.000 1.630 63% 1.290 340 1.210 420 -80 (-) (+) Crescimento Export. Crescimento Mercado = + Composição + Competitidade

20 Market Share Constante
Crescimento Exportação do País no mercado mundial de um determinado bem 630[(5)-(4)] (100%) Variação assumindo Participação Cte 340[(8)] (54%) Crescimento do mercado total 290[(7)] (46%) = + Composição Mercado Importador 420[(10)] (67%) Competitividade -80[(11)] (-13%)

21 Interpretação do exemplo apresentado
Os mercados importadores II e III estão em declínio (abaixo da média) relativamente ao mercado mundial. Mantém a participação constante no mercado IV Dobra a participação no mercado I A alta taxa de crescimento de exportação para o mercado I (100%) mais que compensou a estrutura de exportação desfavorável do país A para os países importadores II e III.

22 Análise MSC

23 em Grão: uma análise de market share constante.
Fonte: Rocha, L. E. & Mendonça, T. G.. Desempenho das Exportações de Soja em Grão: uma análise de market share constante.

24

25 LIMITAÇÕES Embasamento teórico - pouco desenvolvido.
Não é um procedimento que permite obter resultados robustos. Não permite verificar relação de competitividade direta entre exportadores que competem por um mesmo mercado.

26 Definição de Variáveis
Vi.:valor das exportações pelo país A da commodity i no Período 1; V’i. : valor das exportações pelo país A da commodity i no Período 2; V. j:valor do total de exportações pelo país A ao país j no Período 1; V’.j ( Período 2); Vij: valor das exportações da commodity i pelo país A ao país j, no Período 1.

27 r = aumento percentual das exportações totais mundiais do Período 1 ao Período 2.
ri = aumento percentual das exportações totais mundiais da commodity i, do Período 1 ao Período 2. rij = aumento percentual das exportações totais mundiais da commodity i ao país j, entre o Período 1 e o Período 2.

28 sendo que o mesmo se aplica para o Período 2.
Para o Período 1, tem-se: S j Vij = Vi. Soma do valor exportado pelo país A, de uma commodity i , para todos os j países; S i Vij = V.j Soma do valor da exportação de i bens pelo país A para o país j; sendo que o mesmo se aplica para o Período 2. Adicionalmente, o valor das exportações totais (i commodities para j países) do país A no Período 1 é dado por: S i S i V ij = S i V i. = S j V .j = V..

29 Primeiro nível de desagregação:
O nível 1 da análise divide o crescimento das exportações do País A em: - Porção associada ao crescimento mundial geral das exportações, e - Valor residual - interpretado como efeito competitividade do País A.

30 Atendendo aos requisitos especificados, tem-se:
As exportações totais de A devem aumentar em rV.. em função do crescimento do mercado mundial (a uma taxa r ); Toma-se a seguinte identidade: V’.. - V.. = ( V’.. - V..) e a seguir soma-se e subtrai-se rV.. à direita da identidade: V’.. - V.. = r V.. + ( V’.. - V.. - r V..)

31 Crescimento das exportações de A (entre os períodos:1 a 2) é em parte associada ao crescimento mundial das exportações : (r V..) e parte ao “efeito competitividade” do País A (do total de suas exportações subtrai quanto se deveu ao crescimento global), também obtido como um resíduo: V’.. - (V.. + r V.. ) = [V’.. - V.. (1 + r)] Portanto, tem-se: V’.. - V.. = (r V..) + [V’.. - V.. (1 + r)]

32 Procedimento Considerou-se que as exportações não são diferenciadas quanto ao tipo e região de destino; As exportações podem ser consideradas como “um único bem” destinado a “um único mercado”. Permite identificar principalmente se o país A mantém sua participação relativa no mercado.

33 Exemplos TAXA DE VARIAÇÃO TOTAL (40%)
= TAXA EFEITO 1 (CRESCIMENTO DO TAMANHO DO MERCADO DE B) (10%) + TAXA EFEITO 2 [2.1observada (60%) – 2.2 esperada sob participação cte (10%)] (50%) + TAXA EFEITO 3 (C0MPETITIVIDADE) (-20%) Conclusão: O crescimento dos mercados importadores foi o fator mais importante para explicar o crescimento total de 40% na exportação de B pelo país X. O crescimento do mercado global foi positivo, porém menos relevante, enquanto a competitividade parece ter prejudicado o desempenho.

34 FORMA GERAL EXEMPLOS: TAXA DE VARIAÇÃO TOTAL (50%)
= TAXA EFEITO 1 (CRESCIMENTO DO TAMANHO DO MERCADO DE B) (10%) + TAXA EFEITO 2(=2.1observada – 2.2 esperada sob participação cte) (10%) + TAXA EFEITO 3 (C0MPETITIVIDADE) (30%) Conclusão: O crescimento da competitividade foi o fator mais importante para explicar o crescimento total de 50% na participação do país X no mercado de B. O crescimento do mercado global foi positivo e igual ao do mercado importador.


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