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Mediante ao elevado número de jovens e adultos sem escolarização e entendendo a importância de atingir esse público que teve o direito a escolarização.

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Apresentação em tema: "Mediante ao elevado número de jovens e adultos sem escolarização e entendendo a importância de atingir esse público que teve o direito a escolarização."— Transcrição da apresentação:

1 Mediante ao elevado número de jovens e adultos sem escolarização e entendendo a importância de atingir esse público que teve o direito a escolarização negado, por motivos diversos, o PROEJA FIC assume como missão a elevação da escolaridade e formação profissional, propondo alternativas que mudem essa triste realidade. Este estudo se desenvolveu em torno da problematização: Qual a importância da parceria entre o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), a Secretaria Municipal de Educação da Serra e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Valéria Maria Miranda, localizadas no município de Serra para consolidar o PROEJA FIC? Assim sendo, a pesquisa tem como objetivo investigar, segundo a percepção de alunos/as e educadores/as a importância de se fortalecer a referida parceria, identificando os benefícios do programa para desenvolvimento e continuidade do mesmo da/na modalidade EJA/ PROEJA. A pesquisa assume uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório/descritivo, realizada a partir da análise de documentos oficiais, artigos e livros sobre a EJA e o PROEJA FIC. Para coletar os dados foram utilizadas duas técnicas assim distribuídas: a) aplicação de questionários para os professores das duas Unidades de Ensino (UE): IFES E EMEF Profª Valéria Mª Miranda, e para a gestora do programa no IFES e b) realização de grupo focal com os alunos. O Grupo Focal nos permite conforme Gatti (2005), A emergência de multiplicidades de pontos de vista e processos emocionais ancorados na experiência cotidiana dos participantes, além da obtenção de quantidade substancial de material em um curto período de tempo e a captação de significados, que é favorecida por meio da interação entre os participantes. Buscou-se responder às questões de investigação a partir do ponto de vista desses sujeitos que participam da parceria estabelecida entre o IFES, a Secretaria Municipal de Educação da Serra e a EMEF Profª Valéria Maria Miranda, no PROEJA FIC. Em seus relatos os professores deixam explícita a visão positiva com relação ao PROEJA FIC: Possibilita uma qualificação profissional, além de proporcionar crescimento intelectual nos alunos. (Professor N) Proporciona ao aluno uma nova visão de educação e cria uma perspectiva de trabalho diferenciada. (Professor E) Sempre acreditei nas parcerias, são somatórias de forças e possibilidades, assim há mais oportunidades sendo oferecidas. (Professor J) No tocante à aprendizagem, os professores afirmaram notar mudanças nas atitudes e relacionam tais atitudes à participação no programa: Eles têm conseguido desenvolver melhor as atividades. Ficaram mais espertos. (Professor N) Os alunos que participam do PROEJA FIC, adquiriram um compromisso maior com os estudos, conseguiram entender a necessidade da dedicação pessoal como investimento em uma vida melhor. ( Professor E) Os profissionais consideram importante a parceria e estabelecem relação entre a oportunidade de oferta e acesso à escolarização de qualidade para as camadas populares. Ocorreram avanços motivadores apesar das resistências, como relata a pedagoga A: os professores vivenciaram e vivenciam a construção de um currículo, a troca de experiências dos professores do município com os professores do IFES,e a escola saiu da sua zona de conforto... ocorreu um movimento nos setores do IFES para atender esse perfil de aluno. sim. pois todos tem direito a uma boa educação. Quanto aos professores, a participação no PROEJA FIC, tem proporcionado uma visão e postura diferenciada, reconhecendo a importância social do projeto: Todos tem direito a uma boa educação. (Professor OC) Para mim é muito importante sim, pois gosto de atuar no ensino profissionalizante básico. Penso que uma das funções da escola, do IFES, é atender uma demanda que usualmente não tem acesso ao ensino federal: justamente as camadas mais desfavorecidas. (Professor IE) De acordo com as percepções levantadas através do ponto de vista dos alunos e professores foi possível constatar que o PROEJA FIC tem sido uma experiência positiva na EMEF Profª Valéria Maria Miranda, possibilitando elevação de escolaridade com mais qualidade na educação desses jovens e adultos. Também vem conferindo aos participantes dessa parceria novas possibilidades, através de direcionamento profissional e para vida. Portanto, iniciativas como essa do PROEJA FIC, precisam ser ampliadas para que se alcance um número maior de alunos participantes da EJA, uma vez que esse tem representado um momento ímpar de crescimento para os alunos e professores. À Deus, a família, aos professores e aos colegas da pós e aos e demais colegas em especial a Andréa e a Támie, que com seus conhecimentos, e parcerias contribuíram de forma direta e indireta, tornando mais esse sonho realizado, meu muito obrigada. BRASIL. MEC/SETEC/PROEJA. Documento Base. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com uma Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos: Formação Continuada e Inicial / Ensino Fundamental. Brasília: SETEC/MEC, 2007. Disponível em: portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf2/proeja_fundamental_ok.pdf. Acesso em: 27 abr. 2011. GATTI, Bernadete Angelina. Grupo focal nas pesquisas em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber Livro, 2005. A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA NO PROEJA FIC ENTRE A REDE FEDERAL E A MUNICIPAL NA ESCOLA PROFESSORA VALÉRIA MARIA MIRANDA Os alunos deixam expresso em suas falas a oportunidade de realizar um curso gratuitamente e adquirir uma qualificação profissional diferenciada daquelas que exercem: É uma oportunidade para as pessoas que não tem condições de pagar um curso. (si) É uma oportunidade de fazer curso em uma escola reconhecida, e conseguir um emprego melhor (ad) Revelam a boa impressão que tiveram da estrutura do IFES e de todos os profissionais: [...] incrível, bem limpinho, organizado, os professores muito educados, eu me senti importante, só pelo fato de fazer um curso no IFES [..] um silêncio... você não vê ninguém no corredor, ninguém gritando (SI). o que me chamou muito a atenção foi a recepção, muito boa. Recebem a gente com carinho, recebe cada um pelo nome [...] (AF) Relatam também os avanços e as novas aprendizagens e a autonomia adquiridas na realização de atividades escolares e cotidianas: [...] completando o curso vou ter condições de pelo início que estou tendo lá, pegar qualquer serviço lá fora, e aí vai me ajudar demais, porque trabalho na área de construção civil. É um aprendizado geral, por exemplo, em uma loja de computador, saber fazer uma compra, exigir a nota fiscal e verifica todos os itens da parte interna do computador. (AF) Não compramos mais gato por lebre. [...] ficou melhor para pesquisarmos, trabalhos daqui mesmo da escola. Contribui por que não podemos ficar faltando, então a gente não perde aula. Quem não vai ao curso não tem aquela responsabilidade de vim todos os dias, e a gente tem. (C) Influência porque estamos fazendo um curso em uma das melhores escolas. Desenvolvi mais em Matemática para mim a Matemática era um Ó, também aprendi a imprimir minhas contas que vem pelo meu e-mail, enviar mensagem pros colegas da sala de aula.(Ad) Os resultados obtidos foram analisados e discutidos a partir dos questionários dos professores e dos depoimentos obtidos no grupo focal realizado com os alunos.


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