Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEmanuelly Luciano Alterado mais de 9 anos atrás
1
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
Débora Sebriam Centro Educacional Pioneiro Julho/2011
2
Objetivos da Oficina Compreender o conceito, as possibilidades, a potencialidade do uso de blogs na educação. Criar um blog e descobrir suas funcionalidades.
3
Bloco 1 O que é um blog? Onde posso criar um blog?
Quais são as características de um blog? Quais os tipos de blogs? O que os blogs possibilitam?
4
O que é um blog? É um site da web que permite atualização rápida a partir da publicação de posts. Em geral, são organizados de forma cronológica inversa. Pode ser escrito por um ou vários autores.
5
Onde posso criar um blog?
6
Características de um blog
Grátis ou de baixo custo, Facilidade de uso (interface amigável), Não é necessário entender de programação, Tematização (categorias e tags)
7
Características de um blog
Permite acesso e publicação de qualquer lugar com acesso a internet, Participação através de posts e comentários, Inserção de links, imagens e vídeos, Integração de outras ferramentas web 2.0,
8
Características de um blog
Autoria individual ou compartilhada, RSS (distribuição), Estatística (FeedBurner).
9
Tipos de Blogs na Educação
Blog do Professor BLOG professor+ aluno Blog do Aluno
10
Possibilidades Educativas
Pensar Escrever Compartilhar Participar
11
Possibilidades Educativas
Pode ser usado como apoio as aulas desenvolvidas em classe, Pode ser usado como ferramenta final para o desenvolvimento de um trabalho/disciplina/projeto/etc, Fomenta o debate,
12
Possibilidades Educativas
Construção Colaborativa, Recomendações e sugestões por professores e alunos, Construção da identidade como autor, Apoio a Educação a Distância.
13
Bloco 2 Exemplos de blogs de professores Exemplos de blogs de alunos
Exemplos de blogs de professor-aluno Buscar blogs de sua disciplina na internet e fazer uma reflexão sobre ele
14
Blog do Professor
15
Blog do Professor
16
Possibilidades Contar sobre um projeto,
Espaço para divulgar material complementar a sua aula, Canal direto de comunicação com os alunos, Lição de casa, Uma extensão da sala de aula física,
17
Blog do Professor/Aluno
Prof. Teresa 6º anos
18
Blog Professor - Aluno Cada grupo teve seu espaço definido para desenvolver o trabalho, Foram disponibilizadas referências prévias para o início da pesquisa (internet e livros), Alunos usaram textos, imagens e vídeos, Orientação sobre as fontes de informações e respeito ao direito autoral,
19
Blog Professor - Aluno Professora acompanhou tudo em tempo real dando feedback aos alunos em sala de aula e pelo campo comentário do blog, Foi realizada uma auto-avaliação online do trabalho através da ferramenta formulário do Google Docs.
20
Blog do Aluno Prof. Izilda – 6º anos História Coletiva
21
Blog do Aluno Prof. Izilda – 6º anos História Coletiva
Participação dos Pais c/ ajuda dos alunos
22
Blog do Aluno
23
Atividade Prática Encontre um blog e sua disciplina e/ou assunto de interesse e faça uma reflexão sobre ele. O que te inspirou no blog? O que você faria igual? O que você faria diferente?
24
Bloco 3 Criando um blog no Blogger
Configurações básicas, design e widgets interessantes Escolher o tema do blog de acordo com sua disciplina Escrever uma postagem de boas-vindas explicando o objetivo do seu blog
35
Atividade Prática Escreva uma postagem de boas-vindas explicando o objetivo do seu blog!
36
Bloco 4 - Atividade Prática
Postar a primeira mensagem referente a sua disciplina Pesquisa de imagens e/ou vídeos para o post Postar uma orientação de atividade a ser realizada pelos seus alunos Visitar o blog dos demais colegas e postar um comentário
37
Inspirações Gomes, M.J. (2005). Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. Actas do VII Simpósio Internacional de Informática Educativa, Leiria, Portugal. Disponível em: < >. Acesso em: 15 jun Machado, J.L.A. (2008). Escolhendo a pílula vermelha: Blogs na formação de professores. (Tese de Doutorado), São Paulo, SP. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Disponível em: < Acesso em: 15 jun 2011. Alonso, N. Web social educativa 2.0: aplicación didática de los blogs. Disponível em: < Acesso em: 15 jun 2011. Lara, T. Uso educativo de los blogs. Disponível em: < educativo-de-los-blogs . Acesso em: 15 jun 2011. Vidal, I. Los blogs como soporte didáctico para el desarrolo de contenidos curriculares em el aula. Disponível em: < Acesso em: 15 jun 2011.
38
Débora Sebriam deborasebriam. wordpress. com deborasebriam@gmail
Débora Sebriam deborasebriam.wordpress.com twitter.com/deborasebriam
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.