A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTERANGINDO OS SÍMBOLOS MATEMÁTICOS EM BRAILLE PROFESSORA:MARIA ALDETE DE SOUZA ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTERANGINDO OS SÍMBOLOS MATEMÁTICOS EM BRAILLE PROFESSORA:MARIA ALDETE DE SOUZA ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA."— Transcrição da apresentação:

1 INTERANGINDO OS SÍMBOLOS MATEMÁTICOS EM BRAILLE PROFESSORA:MARIA ALDETE DE SOUZA ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA EXECUTIVA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO SOCIAL NÚCLEO TECNOLÓGICO EDUCACIONAL SANTARÉM -PARÁ NOVEMBRO-2007

2

3

4 JUSTIFICATIVA Fala-se muito em inclusão, mas esta só acontecerá de fato, se nós educadores socializarmos os métodos utilizados nas diversas necessidades educacionais especiais. Este trabalho focaliza a Área de deficiência visual, portanto o MÉTODO BRAILLE. No momento temos o propósito de oferecer espaço para reflexão e aquisição de conhecimentos relacionados a temática.

5 CLIENTELA ALUNOS DAS 1ª SÉRIES DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ONÉSIMA PEREIRA DE BARROS E COMUNIDADE INTERESSADA NO ASSUNTO.

6 META Média de 20 alunos(04 alunos por turma)

7 OBJETIVO GERAL OPORTUNIZAR OS EDUCANDOS E A COMUNIDADE EM GERAL O CONHECIMENTO ACERCA DO MÉTODO BRAILLE E EM ESPECÍFICO OS SÍMBOLOS MATEMÁTICOS NESTE SISTEMA.

8 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Conhecer o sistema Braille; Utilizar a Plataforma Linux para Apresentações de Trabalhos; Apropriar-se dos símbolos Matemáticos em Braille; Interagir com educandos portadores de necessidades especiais na área visual.

9 METODOLOGIA Confeccionar cartazes com o alfabeto braille; Escrever frases em braille e transcrevê-las em tinta; Confeccionar cartazes com os números em braille e outros símbolos matemáticos;

10 Produzir jogos educativos com os símbolos matemáticos; Mostrar a Plataforma Linux aos educandos; Utilizar o correio eletrônico como forma de comunicação através de envio e recebimento de mensagens, divulgando seus trabalhos;,

11 DESENVOLVIMENTO A importância do Braille na vida dos cegos 1. O ensino dos cegos foi iniciado no século XVIII por Valentin Haüy (1745-1822) em Paris,mas a educação só atingiu níveis satisfatórios depois do aparecimento do Braille - processo de leitura e escrita por meio de pontos em relevo hoje adaptado no mundo inteiro, inventado pelo jovem cego francês Louis Braille (1809-1852), de quem tomou o nome.

12 Louis Braille nasceu na pequena aldeia francesa de Coupvray, no dia 4 de Janeiro de 1809. O pai, homem de certo prestigio na região, era seleiro ou correeiro. Aos três anos, quando brincava na oficina de trabalho do pai, ao tentar perfurar um pedaço de couro com uma sovela, aproximou-a do rosto, acabando por ferir o olho esquerdo. A infecção produzida pelo acidente expandiu-se e atingiu o outro olho. O menino ficou completamente cego. LOUIS BRAILLE

13 CELA BRAILLE Tratava-se de um método de comunicação tátil que usava pontos em relevo dispostos num retângulo com seis pontos de altura por dois de largura

14 ALFABETO BRAILLE

15 NÚMEROS EM BRAILLE

16 LETRAS ACENTUADAS

17 AGORA É SUA VEZ, TENTE TRANSCREVER dica: está em espanhol

18 CRONOGRAMA

19 AVALIAÇÃO Dar-se de forma processual. Observamos o interesse da turma nas atividades desenvolvidas (as teóricas e produção das tabelas em alto relevo), freqüência e as consideramos parte do processo, culminando com a socialização na Feira do Conhecimento em Dezembro.

20 LEMBRA DA FRASE EM ESPANHOL? EM PORTUGUÊS SERIA... OS VERDADEIROS OLHOS ESTÃO NO CORAÇÃO. autor desconhecido

21 Especialista em Educação Matemática Escola Onésima (Ensino Comum) Madre Imaculada (Sala de Recursos) Professora Aldete


Carregar ppt "INTERANGINDO OS SÍMBOLOS MATEMÁTICOS EM BRAILLE PROFESSORA:MARIA ALDETE DE SOUZA ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google