A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equipe de ciências da SME: Henrique Gomes Kelly Aguiar Santina Bordini

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equipe de ciências da SME: Henrique Gomes Kelly Aguiar Santina Bordini"— Transcrição da apresentação:

1 OFICINAS DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO E. F.
Equipe de ciências da SME: Henrique Gomes Kelly Aguiar Santina Bordini Thais Vaine BLOG:

2 preservação ambiental e
Tema do 4º Encontro Ambiente fatores abióticos, preservação ambiental e impactos antrópicos Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

3 Conteúdos 1º ano Identificação de fatores bióticos e abióticos do meio próximo ao estudante. Aspectos positivos e negativos da ação humana que provoca transformações no ambiente. Noções de preservação do ambiente próximo do estudante: separação de materiais recicláveis e não recicláveis. Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

4 1º ano Conteúdo Identificação de fatores bióticos e abióticos do meio próximo ao estudante. ATIVIDADE: Classificação de componentes em bióticos e abióticos utilizando jogo de cartelas. Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

5 1º ano Conteúdo Aspectos positivos e negativos da ação humana que provoca transformações no ambiente. ATIVIDADE: Classificação em ambiente transformado ou não-transformado. Classificação da transformação (positiva/negativa) Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

6 Atividades – Consumo Sustentável – Manual de Educação IDEC
1º ano Conteúdo Noções de preservação do ambiente próximo do estudante: separação de materiais recicláveis e não recicláveis. ATIVIDADE: Atividades – Consumo Sustentável – Manual de Educação IDEC Publicidade, consumo e meio ambiente p. 136 – guia didático (142). Adaptação: Análise de encartes de mercado, revistas, jornais. Não vivo sem Posso viver sem Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

7 A maioria dos anúncios para crianças e jovens aparece em que momento?
1º ano Existe publicidade para mulheres e para homens? Para crianças e para adultos? A maioria dos anúncios para crianças e jovens aparece em que momento? Como a publicidade quer que uma pessoa se sinta? Que tipo de produto é dirigido a crianças? A jovens? E a adultos? Como a publicidade influencia nossas escolhas no momento da compra? Você se lembra do último anúncio que viu? O que é consumo consciente? Não vivo sem Posso viver sem Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

8 Conteúdos 2º ano Sol como fonte de luz e calor para a vida na Terra.
Ambiente aquático e terrestre. Ação transformadora do ser humano e a preservação dos diferentes ambientes brasileiros. Materiais que o ser humano lança no ambiente: lixo e dejetos, poluentes do ar, da água e do solo. Ambiente urbano (características e as transformações provocadas pelo ser humano) Consumo sustentável, separação de materiais recicláveis e não recicláveis (orgânicos, lâmpadas, isopor, fraldas descartáveis e absorventes, pilhas e baterias). Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

9 2º ano Conteúdo Ambiente aquático e terrestre. ATIVIDADES: Jogo: animais e ambientes aquático e terrestre com imagens de revistas (paisagem e seres vivos). Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

10 Problematizar o conteúdo com a música: Depende de nós, do Ivan Lins
2º ano Conteúdo Ação transformadora do ser humano e a preservação dos diferentes ambientes brasileiros. ATIVIDADES: Problematizar o conteúdo com a música: Depende de nós, do Ivan Lins Depende de nós Quem já foi ou ainda é criança Que acredita ou tem esperança Quem faz tudo pra um mundo melhor Que o circo esteja armado Que o palhaço esteja engraçado Que o riso esteja no ar Sem que a gente precise sonhar Que os ventos cantem nos galhos Que as folhas bebam orvalhos Que o sol descortine mais as manhãs Se este mundo ainda tem jeito Apesar do que o homem tem feito Se a vida sobreviverá Link: Adaptado de: Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

11 Assistir o vídeo: De onde vem o plástico? – TV Cultura (Kika)
2º ano Conteúdo Materiais que o ser humano lança no ambiente: lixo e dejetos, poluentes do ar, da água e do solo. Consumo sustentável, separação de materiais recicláveis e não recicláveis (orgânicos, lâmpadas, isopor, fraldas descartáveis e absorventes, pilhas e baterias). ATIVIDADES: Assistir o vídeo: De onde vem o plástico? – TV Cultura (Kika) VÍDEO KIKA: Adaptado de: Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

12 2º ano Conteúdo Consumo sustentável, separação de materiais recicláveis e não recicláveis (orgânicos, lâmpadas, isopor, fraldas descartáveis e absorventes, pilhas e baterias). ATIVIDADES: Caderno de atividades do Instituto Estre Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

13 Jogo online da Escola Games sobre coleta seletiva.
2º ano Conteúdo Consumo sustentável, separação de materiais recicláveis e não recicláveis (orgânicos, lâmpadas, isopor, fraldas descartáveis e absorventes, pilhas e baterias). ATIVIDADES: Jogo online da Escola Games sobre coleta seletiva. Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

14 Sugestões de sequências didáticas
Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

15 Conteúdos 3º ano Biodiversidade nos ecossistemas terrestres e biomas brasileiros (cerrado, floresta amazônica, floresta atlântica, caatinga, campos sulinos, biomas costeiros e pantanal). Condições necessárias para a germinação das sementes e crescimento das plantas. Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

16 Práticas predatórias e a extinção de espécies de plantas e animais.
3º ano Conteúdo Biodiversidade nos ecossistemas terrestres e biomas brasileiros (cerrado, floresta amazônica, floresta atlântica, caatinga, campos sulinos, biomas costeiros e pantanal). Práticas predatórias e a extinção de espécies de plantas e animais. ATIVIDADE: Jogo de tabuleiro Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

17

18 3º ano Conteúdo Biomas brasileiros ATIVIDADE: Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

19 3º ano Conteúdo Condições necessárias para a germinação das sementes e crescimento das plantas. ATIVIDADE Experimento: germinação de sementes e desenvolvimento da planta. Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

20 Análise dos resultados
Sem luz e sem água (1) Com luz e sem água (2) Com luz e com água (3) AREIA PEDRA TERRA 3º ano Conteúdo Condições necessárias para a germinação das sementes e crescimento das plantas. Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.


Carregar ppt "Equipe de ciências da SME: Henrique Gomes Kelly Aguiar Santina Bordini"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google