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ESTUDO DE CASO – PADARIA TAQUARAL

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Apresentação em tema: "ESTUDO DE CASO – PADARIA TAQUARAL"— Transcrição da apresentação:

1 ESTUDO DE CASO – PADARIA TAQUARAL
MASP METODOLOGIA DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS ESTUDO DE CASO – PADARIA TAQUARAL

2 O MASP na Padaria Taquaral
Após participar de um curso de Qualidade oferecido pela Federação das Panificadoras, Renato, proprietário da Padaria Lisboa, resolveu introduzir alguns conceitos de melhoria contínua em seu estabelecimento. A princípio, seu objetivo é eliminar vários problemas da padaria através do uso de uma técnica estruturada, o MASP.

3 Ficha técnica - Padaria Taquaral
Nome fantasia: Padaria TAQUARAL 24 hs Horário de funcionamento: Segunda à sábado das 0 às 24 hs Proprietário: Renato Lisboa Localização: Av. Portugal, Campinas/SP Ramo de atividade: Fabricação e venda de pães, pizzas, confeitos, salgados, lanches, leite, bebidas, etc.. Quadro de funcionários: 3 padeiros, 9 balconistas, 3 caixas e 1 gerente

4 Ficha Técnica - Padaria Taquaral
Principais fornecedores: Manutenção: POLIMEQ Ltda Limpeza: CLEAN HOUSE Ltda Segurança: PATRIMAIS S/A Farinha: Moinhos Coimbra S/A Bebidas: Distribuidora de Bebidas Vasco da Gama Produtos para Panificação: Porto & Filhos produtos alimentícios Produtos frigoríficos: Frigocamp

5 Escolha do Produto Inicialmente, Renato utilizou as informações de faturamento e gastos da Padaria Taquaral durante o mês de abril de 2000 para escolher o problema a ser atacado. Após analisar os resultados da tabela abaixo, defina qual produto deve ser priorizado pelo programa de melhoria contínua. Tarefa 1

6 Seleção do Problema Renato resolveu observar as principais perdas com pães que a padaria teve durante o mês de abril. Para isso, usou um formulário para coletar os dados obtendo os seguintes resultados:

7 Seleção do Problema Tarefa 2
Utilizando alguma das ferramentas, analise os dados e identifique qual problema deve ser atacado.

8 1 . Formação da Equipe Tarefa 3
Para o primeiro trabalho do PROGRAMA de QUALIDADE da PADARIA TAQUARAL (PQPT), defina como deverá ser composta a equipe que trabalhará na análise do problema escolhido. Formação da Equipe Entendimento e descrição do problema Ação de Contenção Levantamento e Seleção de Causas Definição e Implementação de Ações Corretivas Análise dos Resultados Identificação de Problemas Latentes e padronização Reconhecimento e Aprendizado

9 2. Entendimento e Descrição do Problema
Para melhor entender o problema selecionado, a equipe resolveu compilar os seguintes dados: I - Peso médio diário dos pães*, ao longo do mês. Para tanto os seguintes valores foram considerados (a padaria não funciona aos domingos)

10 2. Entendimento e Descrição do Problema
II - Distribuição do peso dos pães* ao redor da média. Os 100 dados abaixo foram coletados aleatoriamente durante uma semana de produção * Peso do pão assado

11 2. Entendimento e Descrição do Problema

12 2. Entendimento e Descrição do Problema
Tarefa 4 Utilize algumas das ferramentas para analisar os dados da tabela I e II obtendo conclusões que contribuam para a descrição do problema. Descreva o problema constatado em uma frase de claro entendimento por todos. Formação da Equipe Entendimento e descrição do problema Ação de Contenção Levantamento e Seleção de Causas Definição e Implementação de Ações Corretivas Análise dos Resultados Identificação de Problemas Latentes e padronização Reconhecimento e Aprendizado

13 3. Ações de Contenção Tarefa 5
Baseado no entendimento e compreensão do problema a equipe deve estabelecer ações de contenção para evitar novas multas e possíveis reclamações dos consumidores. Formação da Equipe Entendimento e descrição do problema Ação de Contenção Levantamento e Seleção de Causas Definição e Implementação de Ações Corretivas Análise dos Resultados Identificação de Problemas Latentes e Padronização Reconhecimento e Aprendizado

14 4 . Levantamento e Seleção das Causas
Tarefa 6 A lista abaixo mostra algumas possíveis causas identificadas pela equipe. Levante novas causas potenciais e identifique as causas-raiz potenciais utilizando alguma ferramenta. Formação da Equipe Entendimento e descrição do problema Ação de Contenção Levantamento e Seleção de Causas Definição e Implementação de Ações Corretivas Análise dos Resultados Identificação de Problemas Latentes e Padronização Reconhecimento e Aprendizado Distração Balança descalibrada Pressa Corte manual Separação irregular da massa Percepção visual Fermento vencido Corte errado Temperatura insuficiente Falta de controle da matéria prima Temperatura excessiva Checagem inadequada do forno Perda de temperatura

15 4 . Levantamento e Seleção das Causas
Supondo que a temperatura excessiva do forno e o corte manual foram consideradas as causas primárias, a equipe da padaria, seguindo as etapas do MASP, resolveu conduzir testes para confirmar estas causas como causas potenciais. Para tanto, a equipe I) Produziu 5 fornadas com temperaturas pré-determinadas e pães crus com pesos controlados (120 gs). Para cada fornada foram coletados aleatoriamente 5 valores de peso dos pães, conforme mostrados na tabela abaixo.

16 4 . Levantamento e Seleção das Causas
Tarefa 7 Use o Diagrama de Dispersão para verificar se a temperatura do forno tem correlação com o peso final do pão.

17 4. Levantamento e Seleção das Causas
II) Coletou aleatoriamente, durante a produção de uma semana, 50 valores de peso do pão cortado (pão cru), conforme tabela abaixo: Tarefa 8 Elabore um histograma para analisar a variação (dispersão) do peso do pão cortado em torno de um valor médio e verificar a influência no peso final do pão.

18 5. Definição e Implementação das Ações Corretivas
Formação da Equipe Entendimento e descrição do problema Ação de Contenção Levantamento e Seleção de Causas Definição e Implementação de Ações Corretivas Análise dos Resultados Identificação de Problemas Latentes e Padronização Reconhecimento e Aprendizado Tarefa 9 Após continuar com os testes para comprovação das causas, a equipe concluiu que a variação da temperatura do forno é a causa primária a ser atacada. Para isso, deve ser definido um Plano de Ação

19 O MASP na Padaria Taquaral
Formação da Equipe Entendimento e descrição do problema Ação de Contenção Levantamento e Seleção de Causas Definição e Implementação de Ações Corretivas Análise dos Resultados Identificação de Problemas Latentes e Padronização Reconhecimento e Aprendizado ANÁLISE DOS RESULTADOS Gráfico de Tendências Histograma Pareto Verificação da variação do peso médio diário dos pães e eliminação das pendências existentes anteriormente Verificação da distribuição dos pesos individuais do pão para comprovação da diminuição: A da dispersão do processo Comprovação das situações anteriores a atual referente à ocorrência das perdas estudadas FERRAMENTAS UTILIZADAS POR QUÊ

20 O MASP na Padaria Taquaral
ANÁLISE DOS RESULTADOS

21 O MASP na Padaria Taquaral
ANÁLISE DOS RESULTADOS 92 96 100 104 108 PESO (g) 5 10 15 20 25 30 FREQÜÊNCIA 95g 105g

22 O MASP na Padaria Taquaral
ANÁLISE DOS RESULTADOS Perdas

23 O MASP na Padaria Taquaral
IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS LATENTES E PADRONIZAÇÃO Formação da Equipe Entendimento e descrição do problema Ação de Contenção Levantamento e Seleção de Causas Definição e Implementação de Ações Corretivas Análise dos Resultados Identificação de Problemas Latentes e Padronização Reconhecimento e Aprendizado Brainstorming 5W1H Levantamento dos problemas latentes a implementação das ações corretivas FERRAMENTA UTILIZADA POR QUÊ ? Padronização dos procedimentos

24 O MASP na Padaria Taquaral
IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS LATENTES E PADRONIZAÇÃO PROBLEMAS LATENTES - Falha no sistema automatizado de controle de temperatura do forno - Quebra do novo forno - Falhas de operação Ações Preventivas Quem Quando Estabelecer programa de treinamento periódico sobre os procedimentos operacionais Estabelecer sistemática de monitoramento de peso do pão crú, após o corte, para todos os tipos de pães imediatamente Introduzir sistema de calibração de instrumentos de medição de temperatura Estabelecer Plano de manutenção Preventiva para os fornos Gerente / Polimeq Após introdução do sistema automatizado / aquisição do novo forno Gerente

25 O MASP na Padaria Taquaral
Formação da Equipe Entendimento e descrição do problema Ação de Contenção Levantamento e Seleção de Causas Definição e Implementação de Ações Corretivas Análise dos Resultados Identificação de Problemas Latentes e Padronização Reconhecimento e Aprendizado RECONHECIMENTO E APRENDIZADO Brainstorming Levantamento do ponto positivo e negativo do processo de solução do problema FERRAMENTAS UTILIZADAS POR QUÊ

26 O MASP na Padaria Taquaral
RECONHECIMENTO E APRENDIZADO PONTOS POSITIVOS PONTOS NEGATIVOS Os objetivos e metas estabelecidos foram plenamente atingidos Houve participação ativa de todos os membros da equipe Foram levantados problemas potenciais, sendo estabelecidas ações de prevenção para evitá-los Formação de um grupo interfuncional, permitindo o aprendizado da Metodologia de análise e solução de problemas por parte de diferentes profissionais Dificuldade de conciliar as agendas dos membros da equipe Desconhecimento das ferramentas por algumas pessoas do grupo, dificultando a sua utilização Dificuldade no entendimento e descrição do problema pois os componentes da equipe não conheciam cada uma das etapas do processo em profundidade Atitudes autoritárias de algumas pessoas procurando impor seus pontos de vista


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